graduação em Administração é um curso superior com duração média de 4 anos. Vale dizer que o profissional que se forma nele se torna um bacharel em Administração e pode atuar em muitas áreas no mercado de trabalho.

Sua ampla área de atuação cresceu nos últimos anos, com cada vez mais brasileiros empreendendo. Preparamos este texto para mostrar para você tudo o que um bacharel em Administração pode fazer na prática. Boa leitura!

O que fazer para ser um bacharel em Administração?

Primeiramente, para ser um bacharel em Administração, você deve se inscrever em um curso superior da área. É preciso se assegurar de que o curso que você selecionou é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Na grade curricular de um bacharel em Administração, são abrangidas matérias dos mais variados campos. Por exemplo, matemática financeira, empreendedorismo e até disciplinas da área de ciências humanas como marketing, ética, entre outras.

É também na faculdade que o aluno vai passar pela fase do estágio obrigatório. Ela é essencial para que você saiba qual área pretende seguir dentro do mundo da Administração.

O que faz um bacharel em Administração?

Como dissemos, o campo de atuação de um bacharel em Administração é extremamente amplo. Assim como são diversas as matérias ensinadas no curso superior, são igualmente diversas as áreas de atuação para os profissionais formados.

Confira alguns dos principais segmentos em que um profissional da área pode seguir:

  • logística;
  • comércio;
  • comércio exterior;
  • marketing;
  • publicidade;
  • controladoria;
  • finanças;
  • produção;
  • planejamento;
  • controle de pessoal;
  • treinamento.

À medida que o profissional avança na área e pega cada vez mais experiência, é mais fácil acumular ou trocar de funções. Visto que é um mercado tão amplo, conseguir emprego é uma tarefa menos difícil ao profissional capacitado e proativo.

O curso para formar um bacharel em Administração é um dos mais amplos e versáteis. Portanto, é ideal para profissionais adaptáveis e que estejam sempre estudando e se atualizando. O profissional só fica estagnado se ele quiser.

Com o mercado de trabalho mudando cada vez mais rápido, é importante a atualização constante de quem não quer ficar de fora. E para os profissionais de Administração, essa é uma realidade mais palpável ainda.

Como está o mercado de trabalho para profissionais da área?

O curso de bacharelado em Administração é amplamente procurado e muito popular entre os estudantes que deixam o ensino médio. Exatamente pelo amplo leque de opções para se atuar após a formação e as oportunidades de crescimento.

No mercado de trabalho para os administradores, como já dissemos, há múltiplas áreas de atuação. E por conta das vastas oportunidades, não há um piso salarial único para a categoria.

A quantidade de vagas na área de Administração

Hoje, as vagas estão muito mais exigentes do que antigamente. Por conta dos impactos da crise financeira, é natural que as vagas exijam experiência ou talvez um segundo idioma.

Porém, a Administração está em tudo. As vagas não são escassas e os profissionais da área definitivamente não estão com problemas para arrumar emprego.

Todas as empresas precisam de um profissional da área. Seja para cuidar da logística das entregas, das finanças, das estratégias de marketing ou da gestão de pessoas.

Quais são as oportunidades de carreira para os formados na área?

Ao se tornar um bacharel em Administração, você terá o privilégio de escolher sua área de atuação. De acordo com suas habilidades, gostos pessoas e preferências, há diversas oportunidades para quem faz o curso.

Gestão de finanças

Uma das carreiras mais bem pagas é a área de gestão de finanças, na qual o administrador atua gerenciando e organizando o capital de uma empresa. É ele quem também faz o orçamento dos projetos.

Vendas

Outra área promissora é a de vendas. Nesta, o administrador atua juntamente aos clientes, tendo a visão dos negócios da empresa como um todo. É uma área similar à de finanças, porém com foco nos resultados ao invés do capital.

Logística

Na área de logística, o especialista cuida de todo planejamento, distribuição e armazenamento de produtos ou recursos para alguma atividade específica. Ele deve ter visão ampla e boas habilidades de organização.

Recursos humanos

Administrar pessoas também pode ser uma oportunidade de carreira para quem se forma na área. Diversos bacharéis em administração atuam nas áreas de Recursos Humanos ou de gestão de pessoas de empresas.

Empreendimento

O bacharel em administração pode, ainda, empreender, abrindo um negócio próprio. O sonho de muitos brasileiros, afinal, torna-se mais fácil de realizar para quem estuda Administração, por conta das disciplinas estudadas na graduação.

Qual a importância de fazer o curso superior na área?

Na hora de escolher uma carreira, é importante pesar a consequência das escolhas que você faz hoje. Se você pretende seguir na área, ter um bom curso superior o coloca na frente dos seus concorrentes no disputado mercado de trabalho.

Há uma pluralidade de assuntos que devem ser dominados por um bom bacharel da área. Por conta disso, ter um bom conhecimento dessas matérias é essencial para se colocar bem no mercado.

Um bom currículo e boas experiências são essenciais na hora de aumentar as suas chances de conseguir um trabalho e de obter melhor remuneração.

Um bacharel em Administração é um profissional versátil e plural. É uma boa opção realizar um curso superior na área, afinal você será aquela pessoa que as empresas precisarão, inclusive nos momentos de crise.

Gostou do nosso texto? Esperamos que tenha ajudado você a saber mais sobre quem é o bacharel em Administração. Se você quiser saber mais sobre como se diferenciar na carreira, convidamos você a saber mais sobre o curso com este e-book especial.