A comunicação corporativa é o coração de qualquer empresa.

Ela  é responsável pelo alinhamento entre a equipe e consequentemente, pela eficiência dos trabalhos.

Quer saber como colaborar para melhorar a comunicação corporativa de uma empresa? Siga a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Comunicação corporativa   

Comunicação corporativa é a comunicação interna de uma empresa. 

Ou seja, toda a troca de informações, úteis e estratégicas, que ocorre dentro do ambiente de trabalho entre chefes, funcionários ou colaboradores, de setores diferentes ou iguais.

É por meio da comunicação corporativa que as pessoas recebem os informes e avisos internos. Além de estratégias, metas e valores da empresa em questão.

Uma boa comunicação interna garante o alinhamento da equipe de trabalho e otimização dos processos, gerando mais organização e produtividade. Evita boatos, dúvidas, atrasos, mal entendidos e outros erros causados pela famosa falha de comunicação.

O papel do secretário executivo

É justamente por ser o elo de ligação entre diferentes setores que o secretário executivo exerce um papel fundamental na comunicação corporativa.

Responsável pela gestão da informação interna e externa de uma empresa e no desenvolvimento da sua imagem e cultura organizacional, o secretário atua em parceria com líderes, chefes e gestores.

Ele também é parceiro dos demais funcionários, intermediando a comunicação entre todas as instâncias.

A sua função é prezar para manter a harmonia do clima organizacional. Garantindo que a informação circule livremente e chegue até quem precisa de forma clara, eficiente e objetiva.

Comunicação corporativa – secretariado executivo

Dicas para uma comunicação corporativa eficiente

A comunicação corporativa pode ser feita por diferentes meios, formas e direções. 

Ela pode acontecer verticalmente, da chefia para os funcionários, ou horizontalmente, entre os líderes ou servidores, por exemplo.

Para que o Secretário Executivo possa contribuir positivamente nesse processo existem algumas ferramentas valiosas.

Continue a leitura e confira 7 dicas para uma comunicação corporativa eficiente.

  1. Conheça bem a sua empresa e os seus colaboradores

Para que a comunicação seja clara e eficiente é preciso que a informação seja compreendida por todos.

E para isso é importante conhecer os dois lados da moeda: quem fala e quem recebe.

Por isso, estude a fundo sobre a cultura, valor e objetivos da empresa. E também sobre o perfil, o histórico e a formação de seus funcionários. 

Essas informações são básicas para saber o que e como comunicar.

2. Escolha os canais certos de comunicação

Conhecendo o perfil da empresa e de seus funcionários fica mais fácil definir quais são os canais de comunicação mais eficientes.

Os mais usados são: e-mails, vídeos, murais, aplicativos, convenções, vídeos e eventos.

Por serem muitas opções, o importante é variar os meios. Assim você aumenta o alcance da mensagem já que atende a preferência do maior número de funcionários.

Tem gente que lê e-mail todos os dias e tem gente que fica de olho nos murais. Se não deu certo em um canal, certamente dará em outro. O importante é que a informação chegue a todos.

3. Comunicação clara e objetiva

Simplicidade, clareza e objetividade são os 3 pilares de uma comunicação eficiente.

Para isso, volte ao tópico número 1 e conheça o seu receptor: com que eu falo? 

Respondendo a essa pergunta é possível definir qual linguagem utilizar em cada comunicado.

Mas no geral, preze pelo simples e evite termos técnicos. Seja direto na informação para evitar mal entendidos.

4. Crie ações de relacionamento interno

Os eventos internos são sempre uma boa oportunidade para conhecer as pessoas que trabalham na empresa e estreitar os laços.

Pode ser uma happy hour, almoço ou evento temático.

Uma equipe que se relaciona bem, se comunica melhor e por isso trabalha de forma mais harmônica e eficiente. É um ciclo sem fim.

  1. Invista em redes sociais corporativas

A rede social corporativa é uma super tendência entre as empresas.

Além de ter uma grande aceitação por parte dos funcionários, já que tem um formato parecido com as redes sociais tradicionais, ela permite que todos colaborem.

Como é um espaço onde todos falam e são ouvidos, favorece a comunicação horizontal da empresa, aproximando setores e estreitando laços.

6. Preze pela transparência com a equipe de funcionários

Transparência e honestidade no relacionamento com a equipe é fundamental para uma comunicação interna realmente eficiente.

Mantenha os funcionários por dentro das novidades da empresa, sejam elas boas ou ruins. Faça com que eles sejam os primeiros a saber quando houver uma mudança. 

Dessa forma é possível conquistar a confiança e comprometimento de todos. A equipe se torna mais unida e receptiva aos comunicados e pedidos que virão no futuro.

7. Faça o curso de Secretariado Executivo

O curso de graduação em Secretariado Executivo é uma excelente ferramenta para quem deseja atuar na área de comunicação corporativa.

Além das técnicas de gestão e produção da comunicação interna e externa empresarial, os alunos aprendem sobre marketing, relações humanas, contabilidade e ética empresarial. 

A formação em Secretariado Executivo oferece uma grade curricular super diversa e interdisciplinar. 

Forma profissionais preparados para atender às principais demandas do universo corporativo.

Siga nossas dicas e faça uma comunicação corporativa eficiente

Gostou do texto?

Lembre-se que uma boa comunicação interna é fundamental para manter a positividade do clima organizacional e a produtividade dos trabalhos.

Você tem interesse na área de comunicação corporativa? Conheça o curso de Secretariado Executivo da FECAP.