Se existe um mercado que está em alta no Brasil e no mundo, certamente é o de e-commerce. Cada vez mais as pessoas estão desenvolvendo o hábito de comprar online, tendo em vista a facilidade que isso proporciona.

Afinal, quem não gosta de receber os produtos que precisa no conforto e aconchego do lar? Além disso, a prática foi impulsionada durante a pandemia da Covid-19. 

Por conta do distanciamento social, muitas pessoas que nunca tinham comprado online, como aquelas com perfil mais conservador, adquiriram essa pr√°tica. Agora, elas seguem como clientes de e-commerce.

Quer saber mais sobre essa área e quais carreiras você pode seguir nesse segmento? Então, siga a leitura!

Motivos para trabalhar com e-commerce

N√£o faltam motivos para um profissional seguir carreira no campo do e-commerce. Veja alguns deles!

Novos h√°bitos de compra

A população está adquirindo novos hábitos de compra, conforme explicamos. Além das vendas online estarem crescendo, há uma tendência de cada vez mais as lojas serem híbridas, mesclando atividades físicas e digitais.

Dessa forma, o cliente pode ir a até uma loja física para ver os produtos de perto, por exemplo, mas fazer a compra pela internet. Os comércios híbridos servem como uma espécie de mostruário e essa é uma grande tendência para os próximos anos.

Falta de m√£o-de-obra qualificada

Embora o e-commerce esteja crescendo, h√° pouca m√£o-de-obra especializada no mercado. S√£o poucos os profissionais que sabem como atuar no segmento de forma correta.

Logo, aqueles que possuem uma boa formação acadêmica e buscam sempre se qualificar  como profissionais têm boas chances de se dar bem no mercado.

√Ārea em desenvolvimento constante

Engana-se quem pensa que o e-commerce se desenvolve apenas em sites pr√≥prios. Atualmente, o com√©rcio eletr√īnico pode ser feito multiplataforma, por meio de lojas criadas nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, as estratégias de vendas são diversas e podem ser exploradas em diferentes canais digitais mantidos pela empresa.

O e-commerce é uma área em constante desenvolvimento e ideal para quem gosta de estar sempre aprendendo coisas novas. 

6 profiss√Ķes que foram criadas na √°rea de e-commerce

Por conta do crescimento e populariza√ß√£o do e-commerce, o com√©rcio virtual tem se tornado cada vez mais complexo. V√°rias novas profiss√Ķes surgiram e voc√™ pode ter sucesso, caso se prepare bem para escolher alguma delas.

A seguir, apresentaremos algumas profiss√Ķes que foram criadas na √°rea de e-commerce e como se preparar para desempenh√°-las.

1. Diretor de e-commerce

O diretor de e-commerce é o profissional responsável pelo comércio virtual com um todo. Ele coordena o time, identifica as necessidades de cada área, faz a gestão comercial, define preços, entre outras atividades de gerência.

Para seguir essa carreira é preciso ter um perfil comercial e conhecer muito bem os conceitos de Administração. Essa, portanto, é uma boa faculdade a ser cursada para quem deseja atuar como um diretor de e-commerce.

2. Analista de marketing digital

O especialista em marketing digital tem a responsabilidade de planejar estratégias e acompanhar os resultados das campanhas do segmento.

√Č preciso que esse profissional tenha conhecimento em inbound marketing, marketing de conte√ļdo, redes sociais, entre outras estrat√©gias digitais.

Embora n√£o exista uma exig√™ncia espec√≠fica para atuar nesse segmento, geralmente o analista de marketing digital tem forma√ß√£o em Administra√ß√£o ou em √°reas da Comunica√ß√£o, como Publicidade e Propaganda e Rela√ß√Ķes P√ļblicas.

3. Desenvolvedor web

Sem d√ļvida, os e-commerces precisam ser muito bem desenvolvidos, para que proporcionem uma boa experi√™ncia de navega√ß√£o e compra para os clientes. Logo, √© conveniente contar com desenvolvedores web no time.

Esse profissional precisa ter conhecimentos em HTML, PHP, ASP, CSS e outras linguagens de programação. Geralmente, o desenvolvedor web tem formação em Design ou em áreas mais específicas da tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

4. Social media

O social media √© o profissional que desenvolve estrat√©gias de conte√ļdo, faz publica√ß√Ķes e se relaciona com os p√ļblicos via redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o TikTok, entre tantas outras.

Como o e-commerce  é uma atividade que ocorre nos meios digitais, ter forte presença nas redes sociais é de extrema necessidade, para que as pessoas conheçam o negócio e possam comprar dele.

A atua√ß√£o na √°rea de social media geralmente √© feita por profissionais graduados em √°reas como Rela√ß√Ķes P√ļblicas e Publicidade e Propaganda. Isso porque eles t√™m os conhecimentos necess√°rios para identificar os diferentes perfis de p√ļblico e desenvolver boas estrat√©gias, que proporcionem engajamento e convers√£o em vendas.

5. Coordenador de SAC

O Servi√ßo de Atendimento ao Consumidor (SAC) √© uma √°rea necess√°ria para os e-commerces, uma vez que √© necess√°rio disponibilizar diferentes canais para que os clientes tirem d√ļvidas ou fa√ßam reclama√ß√Ķes.

Além dos atendentes, que conversam com os clientes via telefone, chats online ou redes sociais, também é preciso ter um coordenador de SAC, que saiba orientar e liderar o time que desenvolve esse trabalho.

O coordenador de SAC pode ser uma pessoa formada em Administra√ß√£o, tendo em vista que esse profissional tem a expertise necess√°ria para coordenar times e realizar a√ß√Ķes de planejamento de setor.

6. Especialista em logística

A log√≠stica √© uma das √°reas mais importantes para um e-commerce. Isso porque √© ela que garante que os produtos cheguem em boas condi√ß√Ķes e dentro do prazo estipulado na casa do cliente.

O especialista em logística planeja e coordena o armazenamento dos produtos em armazéns e centros de distribuição. Além disso, também é o responsável por definir as melhores estratégias para fazer entregas, por meio de transporte terrestre, aéreo ou ferroviário, por exemplo.

Existem cursos espec√≠ficos para a √°rea de log√≠stica, como p√≥s-gradua√ß√Ķes para quem j√° √© formado em Administra√ß√£o ou segmentos correlatos.

Ser um profissional do e-commerce pode ser bastante promissor, se você se dedicar bastante para isso. Escolha a área em que deseja atuar, estude muito e siga sempre aprendendo coisas novas para colher resultados positivos.

Conseguir um estágio ou emprego na área é um bom passo para começar na carreira. Para que você tenha mais facilidade, oferecemos 7 modelos de currículo para dar um up na sua carreira. Confira agora mesmo!

Planner de orçamento financeiro