Blog Post

Mercado de trabalho em TI: 12 oportunidades de carreira
Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Presencial

Mercado de trabalho em TI: 12 oportunidades de carreira 

O mercado de trabalho em TI é um dos setores mais promissores quando se trata de oportunidades de carreira. 

A demanda é alta com o avanço constante da tecnologia e a crescente necessidade das empresas de contar com profissionais que entendam de soluções digitais. 

Seja desenvolvendo softwares inovadores, gerenciando redes e sistemas ou explorando o mundo da segurança cibernética, as possibilidades de carreira na área de TI são vastas e bastante diversificadas.

Ao longo das próximas linhas, você vai conhecer 12 oportunidades de carreira no mercado de trabalho em TI e como a qualificação profissional aumenta consideravelmente as chances de remuneração. 

Prepare-se para descobrir um universo de possibilidades de carreira na era digital!

12 oportunidades de carreira no mercado de trabalho em TI

Trabalhar com a Tecnologia da Informação é o sonho de muitos profissionais. E ele pode se tornar realidade de diferentes maneiras. Afinal, o mercado de TI está cheio de opções para quem se forma nesta área. 

Se você quer saber como anda o mercado de trabalho em TI, continue conosco e conheça algumas opções que esperam por você depois da formatura:

1. Desenvolvedor de software

O desenvolvedor de software é responsável por projetar, desenvolver e testar programas de computador, aplicativos e sistemas.

2. Analista de segurança da informação

Encarregado de proteger os sistemas e redes das empresas contra ameaças cibernéticas, este profissional de TI é responsável por identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança.

3. Administrador de banco de dados

O profissional é incumbido de gerenciar e manter os bancos de dados de uma empresa, garantindo a integridade, a segurança e a disponibilidade das informações.

4. Especialista em redes e infraestrutura

Encarregado de projetar, implementar e manter a infraestrutura de rede de uma organização, o profissional formado em TI garante a conectividade e o desempenho adequado dos sistemas.

5. Arquiteto de soluções

Responsável por projetar e desenvolver soluções tecnológicas para atender às necessidades específicas da empresa.

6. Analista de dados

O profissional é encarregado de analisar e interpretar grandes volumes de dados para obter insights e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

7. Especialista em Inteligência Artificial

O especialista em Inteligência Artificial (IA) é responsável por desenvolver e implementar soluções básicas em IA, como chatbots e análise preditiva.

8. Gerente de projetos de TI

Encarregado de planejar, coordenar e supervisionar projetos de TI, este profissional garante que as obrigações sejam concluídas dentro do prazo, do orçamento e dos requisitos estabelecidos.

9. Consultor de TI

O consultor de TI oferece orientações e recomendações especializadas em Tecnologia da Informação para auxiliar as empresas a melhorar seus processos e alcançar seus objetivos.

10. Especialista em e-commerce

Esta pessoa geralmente é encarregada de desenvolver e gerenciar plataformas de negociações eletrônicas, garantindo uma experiência de compra online eficiente e segura.

11. Engenheiro de software

Responsável por projetar, desenvolver e implementar softwares de alta qualidade, seguindo as melhores práticas de engenharia do mercado atual.

12. Especialista em cloud computing

O especialista em cloud computing é encarregado de projetar, implementar e gerenciar soluções básicas em nuvem, permitindo que as empresas aproveitem os benefícios da escalabilidade, flexibilidade e segurança.

Qualificação profissional na área de TI aumenta chances de melhor remuneração

Embora muitas pessoas gostem e afirmem aprender melhor de forma autodidata, cursar o ensino superior na área de TI é altamente recomendado para quem deseja obter uma boa colocação na área.

Mas, por que fazer uma graduação na área de TI? A grande maioria das empresas e organizações, tanto públicas quanto privadas, valorizam o conhecimento que é obtido nos bancos acadêmicos, dando preferência para profissionais que tenham este tipo de vivência. 

Atualmente é possível aprender de diferentes maneiras — videoaulas, canais dedicados no YouTube e apostilas. Contudo, nada substitui o conhecimento adquirido durante os anos de faculdade. Somente ele dará a você a qualificação necessária para concorrer às melhores vagas e obter boas remunerações.

Pergunta de milhões: como está o mercado de trabalho em TI?

O mercado em TI está aquecido e promissor. A demanda por profissionais está em constante crescimento devido à informatização de praticamente todos os setores da economia.

De acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais de TI até 2024 para atender a essa demanda.

3 opções para quem deseja começar um curso na área de TI

Agora que você já sabe como funciona o mercado de trabalho em TI, conheça 3 formas diferentes de qualificação em nível superior na área. Você pode escolher aquela que mais combina com você:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP tem 2 anos de duração com aulas à noite no campus Liberdade, em São Paulo.

O curso é voltado para profissionais que desejam atuar em:

  • Projetos de transformação digital;
  • Desenvolvimento web;
  • Aplicativos mobile;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Segurança da informação;
  • Concepção, análise, projeto, gestão e implementação de sistemas de software;
  • Manutenção de sistemas de informação.

2. Ciência da Computação

Durante o bacharelado em Ciência da Computação da FECAP os profissionais aprendem sobre avaliação, especificação, modelagem e desenvolvimento de ferramentas, métodos, sistemas computacionais e tecnológicos. 

Depois de formado, o profissional está apto a atender as demandas no desenvolvimento de softwares de qualquer natureza. O curso tem duração de 4 anos e as aulas são ministradas pela manhã e noite no campus Liberdade.

3. Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FECAP tem 4 anos de duração com aulas nos turnos manhã e noite no campus Liberdade.

O curso é voltado para profissionais que desejam aprender soluções e desenvolver habilidades baseadas em dados e IA, implementar sistemas inteligentes, realizar pesquisas e resolver problemas complexos no setor.

Ciência da Computação: descubra como é o curso da FECAP

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de trabalho em TI, continue conosco para conhecer um pouco mais sobre o bacharelado em Ciência da Computação da FECAP. Para isso, baixe gratuitamente o e-book que preparamos com exclusividade!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Os campos marcados são obrigatórios *