A Tecnologia da Informação é um setor dinâmico que se tornou altamente estratégico na maioria das empresas. Por isso, o profissional de TI é muito procurado e disputado pelas organizações.

Mas, é fundamental que o profissional se aperfeiçoe em sua área, combinando experiência com conhecimentos, mantendo-se sempre atualizado.

Neste artigo, vamos mostrar como ser profissional de TI, como se estrutura a carreira em TI e outros pontos relevantes sobre o tema. Leia e amplie seus conhecimentos!

Profissional de TI: o que é?

Profissional de TI é aquele que se dedica aos sistemas de gestão de dados e aos recursos necessários para os manter e analisar, como computadores, softwares e outros.

Vejamos o que faz um profissional de TI. O papel dele é responsabilizar-se pela totalidade de dados das fontes internas de uma empresa e fazer compilação em sites, softwares ou bancos de dados.

É quem gerencia os sistemas de computação e dá suporte à logística de trabalho de toda a organização. As operações são realizadas por meio de uma combinação de equipamentos, como:

  • hardwares: computadores, smartphones, notebooks, tablets, equipamentos de rede e outros;
  • software: aplicativos, sistemas operacionais, antivírus, protocolos de comunicação, soluções de ERP e outras.

Quais são as oportunidades de carreira na área de TI?

A carreira de TI oferece chances em diferentes áreas. Vamos apresentar as melhores oportunidades de trabalho para o profissional de TI:

Desenvolvedor de software

Há uma elevada demanda por desenvolvedores de software. Essa procura é intensificada pela crescente necessidade de alcançar produtos inteligentes e pela contínua digitalização.

O desenvolvedor de software deve ser bastante criativo para desenvolver programas, aplicativos, sistemas e outras soluções com as mais diferentes finalidades e para os mais diferentes tipos de indústria.

É um campo abrangente que envolve muitas oportunidades para os que são capacitados em programação, engenharia ou ciência da computação e engenharia de software. O desenvolvedor pode trabalhar em áreas como:

  • farmacêutica;
  • comercial;
  • científica;
  • industrial;
  • médica;
  • militar;
  • outras.

A depender das responsabilidades do cargo, do projeto em curso e do tamanho da empresa, o profissional de TI pode assumir um trabalho mais específico: revisão de código, controle de qualidade, processo de software, e por aí vai.

Outra possibilidade é assumir uma função mais ampla, em que vai supervisionar todos os pontos relativos ao funcionamento do software. As habilidades necessárias para desempenhar essa função são:

  • linguagens de programação e noções de arquitetura e engenharia de software;
  • mentalidade para orientar resultados;
  • capacidade de resolver problemas;
  • raciocínio lógico.

Desenvolvedor web

A profissão de desenvolvedor web também apresenta demanda elevada por causa do crescimento exponencial da rede de computadores. O trabalho do desenvolvedor pode abranger desde o visual até questões técnicas e a arquitetura de websites.

Nesse sentido, há três tipos de especialistas em desenvolvimento web:

  • arquiteto web: atua na criação técnica dos sites, devendo assim ter domínio sobre programação e outros conceitos referentes à Tecnologia da Informação;
  • web design: cria o layout e a experiência da página;
  • webmaster: realiza a manutenção técnica do site.

Especialista em segurança da informação

As empresas dependem muito dos dados coletados e armazenados. Consequentemente, aumentam os cuidados com a segurança das informações relevantes.

A quantidade notável de dados, as diferentes formas de comunicação e a fragilidade das redes contribuem para que essas ameaças impliquem um perigo efetivo para a segurança dos negócios.

Dessa maneira, o trabalho dos especialistas em segurança da informação (profissionais de engenharia, analistas) torna-se cada vez mais valioso para garantir a proteção dos bancos de dados, das redes e dos sistemas de computação.

O perfil de especialista em segurança da informação mais requisitado é o de profissional de TI com conhecimentos sólidos em segurança de sistemas e redes, que tem flexibilidade em se adaptar às mudanças, boas competências de liderança e interpessoais, habilidades de análise, comunicação e resolução de conflitos.

Analista de Business Intelligence

O analista de Business Intelligence atua com tecnologia de banco de dados e ferramentas analíticas de coleta, compilação, análise, monitoramento, organização e comunicação de dados.

Tudo isso com a finalidade de acompanhar tendências e oferecer informações que contribuam para embasar as tomadas de decisões.

É uma área que vem crescendo com as transformações do mercado e com a necessidade, também crescente, de armazenar e processar dados pelas empresas.

Cientista de dados

Essa profissão é, provavelmente, a que apresenta uma demanda que mais cresce. É, portanto, uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com tecnologia. Por outro lado, é um campo bastante carente de profissionais com qualificação para avaliar dados e ajudar na tomada de decisões.

O profissional usa conhecimentos em estatística e modelagem para fazer uma análise e interpretação dos complexos dados oriundos de várias fontes com o intuito de produzir informações úteis para a empresa.

O cientista de dados precisa ter compreensão dos negócios, boas habilidades de comunicação, fundamentos profundos em estatística, matemática e ciências da computação.

Outro possível requisito é o domínio de linguagens de programação (Python, R e Java) e conhecimentos sobre redes neurais e aprendizagem da máquina.

Administrador de banco de dados

A demanda por profissionais de TI com aptidão para administrar os dados das empresas também aumenta atualmente. São os administradores de bancos de dados, conhecidos como DBA (Database Administrator).

É fundamental que o profissional de TI mantenha uma sólida base de dados, aperfeiçoada e completa para que sejam feitas consultas e análises de dados em grande quantidade (Big Data).

O administrador também gerencia, mantém, instala e monitora os dados empresariais, zelando por sua eficiência, integridade e acessibilidade.

Para assumir essa função, costuma-se exigir formação superior em Ciência da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Precisa também ter conhecimentos de linguagens de banco de dados (XQuery, SQL, LINQ e outros).

Analista de sistemas de computador

O analista de sistemas de computação responsabiliza-se pelo projeto, desenvolvimento e instalação de novos processos e novos sistemas computacionais. Ele procura ainda identificar maneiras de processar as informações.

O setor que mais requisita esse profissional de TI é a consultoria em Tecnologia da Informação. Outros setores que também demandam esse especialista são tecnologia móvel, computação na nuvem, varejo e saúde.

É preciso ser graduado em alguma área da tecnologia e computação ou fazer um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Desenvolvedor de aplicativos móveis

Com a popularização dos celulares, redes sociais e outros dispositivos inteligentes e móveis, a demanda pelo desenvolvedor de aplicativos móveis vem aumentando.

O profissional especializado em desenvolvimento de aplicativos móveis deve conhecer linguagens de programação, ferramentas e estruturas das plataformas móveis mais comuns, além de conhecer desenvolvimento web.

O desenvolvedor de aplicativos móveis pode atuar em diferentes áreas de produção de softwares, empresas de publicidade, comunicação e marketing, estúdios que desenvolvem videogames.

Esse especialista deve ter, geralmente, bom conhecimento em ciência da computação ou em outro curso correlato. Atualmente, existem cursos destinados exclusivamente ao desenvolvimento mobile.

Arquiteto de aplicações

O arquiteto de aplicações trabalha com projetos e desenvolvimento dos mais importantes componentes de aplicações tecnológicas (interface de usuário, firmware, middleware e infraestrutura).

Esse profissional tem profundo conhecimento em computação e nas competências técnicas pertinentes.

Também se espera que ele trabalhe em equipe, seja comunicativo, realize bom planejamento e apresente características de liderança e gestão.

Administrador de rede

O administrador de rede gerencia a rede da empresa juntamente com os recursos de computação integrados a ela direta ou indiretamente conforme os parâmetros do setor.

O profissional de TI também desenvolve soluções de administração de redes de dados e de servidores e em ambientes de bancos de dados, atendendo na base usuária e configurando a estrutura técnica.

É uma profissão recente em Tecnologia da Informação cuja procura aumenta porque cresce a demanda por soluções. Além disso, os negócios exigem muita disponibilidade de servidores e redes, já que existe um elevado fluxo de dados e muitos processos de trabalho.

A rotina requer que o administrador de rede tenha habilidades para resolver problemas técnicos, anos de experiência e potencial de comunicação para um planejamento, projeto e atualização de projetos de rede, nuvem e servidor, além de passar recomendações para melhorias do sistema e para ajudar os clientes.

DevOps

Os profissionais de Desenvolvimento e Operações (DevOps) aprimoram o trabalho da equipe de desenvolvimento e da confiabilidade das operações. Isso permite a integração de todos os envolvidos, a padronização dos processos, agilizando os processos e oferecendo experiências melhores para a base usuária.

Há uma grande necessidade de entregar aplicações, serviços, produtos de software com agilidade. Também é necessário simplificar fluxos de trabalho, aumentando a produtividade.

Por isso, a profissão de DevOps está em alta atualmente!

É necessário que o profissional tenha bons conhecimentos de Tecnologia da Informação, de metodologias ágeis e de práticas de melhorias de processos.

Quais são as áreas de TI que mais contratam?

Dentre as áreas citadas, algumas naturalmente apresentam mais demanda que outras. Vale a pena identificar quais são elas.

O que contribuiu para um maior impulso em profissões de TI foi a pandemia e a imposição do isolamento social e a Lei Geral de Proteção de Dados, que aumentou a responsabilidade das empresas em relação à gestão dos dados de seus clientes.

As áreas mais procuradas e contratadas, com seus respectivos salários médios, são:

  • desenvolvedor de software: a base média do salário é de R$ 5.505,00 por mês;
  • desenvolvedor web: a base média do salário mensal é de R$ 2.334,00 para web designer e de R$ 3.001,00 para webmaster;
  • administrador de bancos de dados: a base média do salário mensal é de R$ 5.379,00;
  • analista de sistemas de computação: a base média do salário mensal é de R$ 4.038,00;
  • desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis: a base média do salário mensal é de R$ 6.499,00;
  • analista de segurança da informação: a base média do salário mensal é de R$ 6.770,82;
  • DevOps: o salário médio mensal é de R$ 7.091,00.

Lista de profissoes do futuro para investir

O que estudar para ser um profissional de TI?

Nesta parte, vamos falar sobre qual curso fazer para trabalhar com TI. Na verdade, existem dois cursos principais:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas confere o grau de tecnólogo ao fim de dois anos. A carga horária total do curso em horas-aula (50 minutos) é de 1.780 horas.

O curso se divide em quatro semestres. Entre as disciplinas, estão as seguintes:

  • Modelagem de Software e Arquitetura de Sistemas;
  • Testes e Qualidade de Software (DevOps);
  • Inteligência Artificial e Machine Learning;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Ciência de Dados e Big Data;
  • Design de Interface Digital;
  • Redes de Computadores;
  • Programação Mobile.

É um curso destinado a quem deseja desenvolver e implementar softwares, criar e desenvolver aplicativos mobile, integrar e desenvolver aplicações web, controlar a qualidade de softwares, gerenciar projetos e controlar a qualidade de softwares.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação confere o grau de bacharelado após os quatro anos de duração do curso. A carga horária total em horas-aula (50 minutos) é 3.800 horas.

Ao todo, são oito semestres. Entre as disciplinas de Ciência da Computação, estão as seguintes:

  • Computação Gráfica: Realidade Virtual e Realidade Aumentada;
  • Engenharia de Software e Arquitetura de Sistemas;
  • Sistemas Operacionais e Computação em Nuvem;
  • Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina;
  • Teoria da Computação e Linguagens Formais;
  • UX e Interação Humano-Computador;
  • ERP – Sistema Integrado de Gestão;
  • Inovação e Empreendedorismo.

O curso de Ciência da Computação é destinado a quem deseja se envolver em projetos de bancos de dados, programação orientada a objetivos e estrutura de dados, engenharia de softwares e arquitetura de sistemas e UX e interação humano-computador.

Agora, você sabe como ser profissional de TI. Conhece as habilidades necessárias e as principais profissões, aquelas que estão em alta e oferecem os melhores salários. Por isso, vale considerar fazer um dos dois cursos citados para atuar com mais confiabilidade no mercado.

É verdade que muitos profissionais podem ser autodidatas — isso é realmente positivo, revelando o esforço individual na busca por conhecimento.

Mas, para se qualificar em sua profissão, o ideal é fazer um curso e receber um diploma, pois assim suas oportunidades aumentarão como profissional de TI, bem como as possibilidades de receber uma remuneração maior.

Aproveite para conhecer mais a fundo a área de Análise de Sistemas, preenchendo o formulário e fazendo o download do material. Agarre todas as oportunidades de impulsionar sua carreira em TI!