A Inteligência Artificial é um tema de destaque na mídia desde algum tempo. Fala-se muito sobre o desenvolvimento das soluções de IA e como elas estão afetando a sociedade em diferentes cenários.
Muitos se perguntam se ela não vai comprometer o emprego de alguns profissionais, se não vai tomar o lugar deles, o que seria visto como um grande problema.
Por outro lado, é indiscutível a importância da IA para o mundo, considerando os diferentes benefícios que ela proporciona.
A seguir, descubra exemplos de Inteligência Artificial. Saiba mais também sobre os impactos que essa tecnologia está causando e vai causar no mercado de trabalho.
O que é Inteligência Artificial?
A IA é uma tecnologia que simula a inteligência dos seres humanos e, dessa forma, tem autonomia para tomar decisões e solucionar problemas que envolvem a lógica.
A ideia de uma máquina pensante apareceu em 1950, com o criptógrafo e matemático Alan Turing. Desde então, a ideia vem se desenvolvendo continuamente.
Atualmente, a IA marca presença em nossa rotina. Por exemplo, em assistentes de voz (Alexia, Siri), algoritmos de redes sociais e reconhecimento facial.
É um recurso bastante requisitado como fonte de informações e criador de imagens. Na Medicina, a IA se converteu em uma grande aliada no que se refere a diagnósticos e até a procedimentos cirúrgicos.
Quais são os tipos de Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é classificada conforme a capacidade de aprendizagem e execução de tarefas, bem como conforme a funcionalidade que desenvolve.
Vamos analisar quais são os tipos de IA de acordo com cada aspecto:
Tipos de IA segundo sua capacidade
De acordo com sua capacidade, a Inteligência Artificial se divide em três tipos: limitada, geral e superinteligência. Confira mais informações sobre cada um delas:
- Inteligência Artificial Limitada ou Estreita (ANI): IA com capacidade de desenvolver uma tarefa específica, para a qual foi destinada;
- Inteligência Artificial Geral (AGI): IA com capacidade de aprender e desenvolver qualquer atividade que as pessoas desenvolvem;
- Superinteligência Artificial (ASI): simula, completamente, as funções do cérebro humano, sendo o mais avançado modelo de Inteligência Artificial.
Tipos de IA segundo sua funcionalidade
Conforme a funcionalidade, a Inteligência Artificial é classificada em quatro tipos: máquinas reativas, memória limitada, teoria da mente e autoconsciente:
- máquinas reativas: funcionam baseadas em uma reação a determinado cenário, e não em atividades pré-programadas ou pela memória (é a forma mais antiga de Inteligência Artificial, com limitação elevada);
- memória limitada: a IA funciona pela avaliação de comportamentos anteriores que ficaram registrados em sua memória (baseando-se nisso, a tecnologia toma decisões e efetua tarefas);
- teoria da mente: em fase de desenvolvimento, a IA identifica e compreende as diversas emoções, os sentimentos e os pensamentos que acontecem no cérebro do ser humano, aprimorando as interações definidas pela IA;
- autoconsciente: ainda está no campo da hipótese, ela desenvolve emoções e pensamentos próprios, sem a necessidade de comandos ou pré-programação.
Quais exemplos de Inteligência Artificial existem?
Para você ficar ainda mais atualizado sobre essa tecnologia, vamos elencar aqui 10 exemplos de Inteligência Artificial. Certamente, você conhece, pelo menos, alguns deles:
1. Assistentes de voz
Os assistentes de voz marcam presença em smartphones e em certos dispositivos (caixas de som inteligentes, por exemplo, também chamadas de smart speakers).
Esses assistentes reconhecem e efetuam comandos realizados por voz: fazer ligações, fornecer informações, programar alarmes, realizar pesquisas online, tocar músicas, acender lâmpadas e outros.
Os assistentes de voz mais conhecidos são a Siri (Apple), a Alexa (Amazon) e o Google Assistente (integrado ao Android).
2. Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é usado para confirmar a identidade de um usuário que acessa seus próprios dispositivos (celulares, tablets) ou aplicativos financeiros (bancos virtuais, entre outros).
De modo geral, é uma medida que vem sendo aprimorada para ser adotada amplamente nos sistemas de segurança pública.
3. Redes sociais
Também vale a pena falar, entre os exemplos de Inteligência Artificial, nas redes sociais. Os conteúdos usados diariamente se apresentam de forma similar para todos os usuários. É o caso do Facebook, do Instagram, do Twitter.
Neles, há um algoritmo que avalia padrões de atividades e personaliza qual será o tipo de postagem que vai ser exibida para cada pessoa, conforme seus interesses pessoais.
4. Aplicativos de rotas
A evolução dos meios de comunicação implicou em novas tecnologias que contribuem para que os passageiros usufruam uma experiência melhor.
Nesse sentido, alguns aplicativos adotaram a IA em seus processos: Google Maps, Uber e Waze. O Google Maps conta com um dos mais avançados recursos com aplicação de Inteligência Artificial, como a previsão de chegada ao destino.
Por causa disso, muitos aplicativos de mobilidade fazem uso do Google Maps para apresentar resultados de deslocamento dos passageiros em tempo real.
5. Mecanismos de buscas
Como mecanismo de buscas, o Google é um dos melhores exemplos de Inteligência Artificial.
A IA associada aos buscadores permite que os resultados apareçam mais rapidamente. Ela permite ainda a identificação de sinônimos, palavras homófonas, assuntos relacionados e assim por diante.
Dessa maneira, quanto mais os usuários acessam o mecanismo de busca, mais ele aprende sobre as intenções de busca e o comportamento dos usuários, o que contribui para a IA implementar melhorias no sistema.
Há alguns anos, o Google dispõe de elementos de Inteligência Artificial para aperfeiçoar a classificação dos sites.
Mais recentemente, o navegador passou a utilizar a IA para recomendar determinadas partes de um vídeo baseando-se na consulta do usuário. O Google recomenda, automaticamente, perguntas e respostas que sejam do interesse da pessoa, bem como sugestões de pesquisa inteligente sobre os resultados apresentados.
6. Plataformas de streaming
As plataformas de streaming usam a IA para oferecer indicações relevantes para os assinantes.
Assim, a IA recomenda catálogos personalizados que ajudam a manter os clientes, ou seja, é uma ferramenta valiosa para a fidelização. É assim que fazem as famosas plataformas Deezer, Spotify e Netflix.
Esses sistemas analisam o que o cliente viu e aprovou. Com os dados fornecidos pelo usuário e, depois, com o banco de dados da própria plataforma, a IA oferece recomendações que satisfazem as expectativas do assinante.
7. Teclados inteligentes
Há também, como exemplos de Inteligência Artificial, os teclados inteligentes. Fazem uso do Aprendizado de Máquina nos algoritmos para detectar erros de linguagem e fazer sugestões de correção de textos.
Assim, podem ser implementados em aplicativos de texto para, no decorrer do tempo, familiarizar-se com a comunicação dos usuários.
Desse modo, eles se transformaram em um guia no estilo de escrita do usuário, fazendo a previsão de emojis e palavras. Isso fez com que as mensagens por texto se tornassem mais eficientes e rápidas.
8. Videogames
Em relação aos videogames, a Inteligência Artificial vem se destacando bastante. Ela proporciona experiências mais realistas e interessantes. Em conjunto com a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, a IA proporciona bons resultados.
Hoje, qualquer game apresenta algum tipo de elemento de Inteligência Artificial. Em alguns, o jogador inicia o jogo contra alguns bots com IA. Somente depois, ele passa a jogar com competidores reais.
9. Chat GPT
Um dos mais recentes exemplos de Inteligência Artificial é o Chat GPT, que se transformou em uma fonte de consulta muito solicitada por pessoas de todas as idades e de todos os níveis de estudo.
Diferente de outra importante fonte de informações, a Wikipédia (que recebe informações dos próprios usuários), o Chat GPT é um algoritmo baseado em IA.
Essa tecnologia inovadora surgiu no laboratório norte-americano de pesquisas em IA, o OpenAI, sediado em São Francisco.
Provavelmente, você deve estar se perguntando: e por que Chat GPT? E aqui vai a explicação: GPT significa Generative Pre-Trained Transformer, algo como “Transformador Pré-Treinado Generativo). Transformer é o nome da rede neural que forma a base do GPT.
O algoritmo do Chat GPT foi desenvolvido baseando-se em Machine Learning e redes neurais, com foco em diálogos virtuais. Com o tempo, a proposta é que ele aperfeiçoe os recursos e a experiência oferecidos por assistentes virtuais (Google Assistente, Alexa).
A interface do Chat GPT é simples de usar, acessível de fazer uma pergunta e receber uma resposta detalhada. O recurso está entre as inteligências artificiais mais famosas do momento.
10. IA na criação de imagens
Outra recente inovação da IA é a sua atuação na criação de imagens. Já existem diferentes ferramentas que realizam esse procedimento.
O usuário deve descrever em detalhes como quer a imagem. A IA vai ler, interpretar e realizar o desenho. Entre os softwares que realizam esse trabalho, vamos destacar:
- Bing Image Creator;
- Adobe Firefly;
- Dreamlike.art;
- MidJourney;
- Chatsonic;
- Nightcafe;
- DALL-E 2;
- Starry AI;
- CanvaAI;
- Kiri.Art;
- Dream;
- DeepAI;
- Remini;
- Crayon.
Quais são os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho?
Finalmente, vamos falar um pouco a respeito do impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho.
José Dari Krein, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) e membro coordenador da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista, indica que a redução da jornada de trabalho e a melhoria dos salários precisam considerar, entre outros critérios, a ocupação do profissional.
Com o avanço da IA e as perspectivas de que muitas atividades deixariam de existir, substituídas por máquinas e algoritmos, é necessário ter atenção para criar atividades que sejam, de fato, importantes para a sociedade e para o Brasil, como preservação ambiental, assistência social e avanços tecnológicos.
Na sequência, vamos considerar alguns exemplos de Inteligência Artificial e seus impactos no mercado de trabalho:
Midjourney e o mercado de trabalho
O Midjourney, que transforma texto em imagem, pode gerar imagens interessantes com base em padrões que os usuários informam. De forma similar, o DALL-E também transforma textos em imagens.
Algumas pessoas podem supor que essas plataformas podem realmente substituir artistas plásticos e designers. É uma meia verdade.
A tendência é que os artistas plásticos e designers façam uso dessas ferramentas para produzir suas obras. Afinal de contas, ainda que sejam simples de usar, para tirar o melhor proveito delas, é necessário se aperfeiçoar, estudando e especializando-se no uso de todas elas.
Synthesia e o mercado de trabalho
O Synthesia transforma texto em vídeo e pode agilizar o desenvolvimento de cursos online narrados por avatares ou mesmo pela imagem da própria pessoa.
Vale lembrar, contudo, que não é algo muito simples organizar o conteúdo, deixando a comunicação mais eficaz. Além disso, não é tão fácil criar um bom avatar.
Enfim, para a produção de vídeos por meio de IA, profissionais especializados deverão se responsabilizar pela maioria do trabalho.
Chat GPT e o mercado de trabalho
O Chat GPT pode melhorar a produtividade em agências de marketing sugerindo publicações. Para isso, é necessário treiná-lo sobre as características de uma determinada cultura corporativa — o que requer especialização.
O uso do modelo por meio de APIs — Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) — não se mostra muito acessível, exigindo investimentos mais altos e promovendo discussões de segurança, conformidade e propriedade intelectual.
É possível, por exemplo, produzir um livro por meio do Chat GPT e publicar, posteriormente, na Amazon. Porém, é necessário dar orientações sobre o conteúdo, pedir ajustes, retirar parágrafos, sugerir abordagens diferentes e outros detalhes para não produzir uma obra de baixa qualidade.
Tome.app e o mercado de trabalho
O Tome.app cria apresentações com imagens e textos em apenas alguns segundos. Provavelmente, é preciso realizar algumas adequações, pois as imagens não são ainda de boa qualidade nem o editor é muito acessível.
Enfim, é necessário reunir recursos diferentes para conseguir uma boa apresentação, que tenha a mesma qualidade daquelas geradas por equipes qualificadas.
Robôs de cirurgia e o mercado de trabalho
Alguns robôs baseados em IA que auxiliam na área de saúde não dispensam a atuação do médico e de outros profissionais de Saúde. É o caso do Da Vinci Surgical System, que ajuda na realização de cirurgias complexas.
Dessa forma, o que fica evidente é que o importante para os profissionais é a especialização e a atualização em seus respectivos campos de trabalho.
Seja na Medicina, seja na Educação, seja no Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços, será necessário compreender como funcionam as ferramentas de IA de forma a extrair o máximo de suas potencialidades. Isso vai garantir emprego para muitos profissionais e até salários mais altos referentes à sua qualificação.
Os exemplos de Inteligência Artificial citados mostram que nem sempre o profissional perderá o emprego, mas sim que ele deverá se aperfeiçoar ou será remanejado para outra função.
Portanto, nada melhor que acessar uma faculdade e conquistar um curso superior, para aumentar seus conhecimentos e aprimorar sua carreira. Com novos conhecimentos, você garante o seu lugar no mercado de trabalho e uma remuneração atrativa. Como diz o provérbio: o conhecimento traz o poder!
Veja agora 8 profissões do futuro em que você já pode investir a partir de hoje. Antecipe-se ao futuro e saia na frente de seus concorrentes!