A Tecnologia da Informação está em alta!
Indispensável para o desenvolvimento de qualquer empresa do século 21, essa é a área de trabalho responsável pelo setor de comunicação e armazenamento de dados digitais.
Com a informatização global dos processos corporativos e a necessidade por segurança e eficiência, a busca por profissionais especializados na área não para de crescer.
Se você quer fazer carreira em TI, esse post é a sua cara!
Continue a leitura e descubra as principais áreas de atuação do setor.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação
A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos pilares do setor de Tecnologia da Informação.
Isso porque, na era digital, a demanda por serviços que envolvem criação de softwares, plataformas e sistemas cada vez mais tecnológicos não para de crescer.
Por isso, para quem quer fazer carreira em TI, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é indispensável.
A graduação oferece aos alunos as ferramentas necessárias para atender as necessidades do mercado atual, onde tecnologia e eficiência estão na crista da onda.
O que faz um analista de sistemas
Como falamos anteriormente, o analista de Sistemas é um dos principais profissionais da área de Tecnologia da Informação.
Quer saber o que faz esse profissional? Siga a leitura e descubra!
Gerenciamento de informações
Figura indispensável às empresas que lidam com tecnologia, o analista de sistemas é quem garante o bom funcionamento das redes internas e externas de comunicação e armazenamento.
Ele é responsável por desenvolver, planejar, gerenciar e administrar sistemas de informação capazes de atender as necessidades de cada empresa.
Redes de conexão, sistemas personalizados, programas, softwares, manutenção de hardware e bancos de dados.
Tudo isso é responsabilidade do Analista de Sistemas.
Eficiência e segurança
A função do analista de sistemas é criar formas seguras e eficientes de processar informações. Isso para garantir o bom funcionamento das redes digitais internas e externas de uma empresa.
Otimizar serviços, implementar novas tecnologias e solucionar problemas de conexão entre computadores, usuários, programas e equipamentos.
Essas são algumas das atividades profissionais do analista de sistemas. Para atuar de forma efetiva, deve conhecer a fundo as necessidades do cliente e as ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado atual.
Principais áreas de atuação em TI
A Tecnologia da Informação está em alta no mercado e oferece diferentes possibilidades de atuação profissional.
Quer saber quais são elas? Siga com a gente e descubra as principais áreas de atuação em TI.
1. Segurança da Informação
Essa é uma das principais áreas do setor de Tecnologia da Informação.
Aqui o profissional é responsável por garantir a segurança de toda a rede corporativa.
Isso significa criar sistemas de prevenção e proteção de dados e informações. Monitorar redes para detectar possíveis violações e desenvolver estratégias para reverter e recuperar dados em caso de ataques.
Nesse setor o profissional deve ter pensamento estratégico e muito conhecimento sobre protocolos de segurança, monitoramento e configuração de redes.
2. Administração de banco de dados
Com o crescimento do fluxo de dados gerados pela sociedade e captados pelas empresas, a demanda por profissionais especializados na área é cada dia maior.
Os profissionais que se dedicam à administração de banco de dados são responsáveis por interpretar e organizar as informações dos clientes.
Eles alimentam, monitoram, atualizam, analisam e gerenciam os dados utilizados pela corporação.
3. Desenvolvimento de softwares
O desenvolvimento de softwares personalizados também é uma das principais áreas de atuação dos profissionais de TI.
De forma simplificada, o software é um programa computacional que reúne informações sobre como um dispositivo deve funcionar. Pode ser um editor de textos, um programa de envio de mensagem, armazenamento, aplicativo para celular ou planilha eletrônica.
A partir de uma sequência lógica de dados, o software é capaz de executar tarefas específicas, de acordo com as necessidades de cada usuário.
Por isso, cabe ao analista planejar e desenvolver programas customizados para atender as necessidades e objetivos da empresa. Utilizando métodos e técnicas adequadas a cada situação.
4. Administração de redes
A administração de redes de computadores é outra área de atuação em alta entre os profissionais de TI.
Aqui o profissional é responsável por toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma empresa. Desde o desenvolvimento de softwares à instalação e manutenção dos sistemas operacionais.
Nesse cargo também cabe ao profissional zelar pela segurança das redes internas. Instalar programas específicos de proteção e armazenamento de dados. Além de configurar, parametrizar e solucionar problemas.
5. Suporte
Aliado ao trabalho de desenvolvimento de sistemas também está o de suporte aos usuários.
Nesse caso, o profissional oferece assistência técnica e treinamento para manutenção e atualização de programas. Desenvolvimento de manuais técnicos sobre o funcionamento de sistemas e ajustes às novas necessidades da corporação.
Quem trabalha no setor de suporte está sempre pronto para acudir os usuários. Tirar dúvidas e solucionar problemas relacionados às redes de informação.
6. Gerenciamento
Essa é uma das áreas mais desejadas pelos profissionais de TI.
O cargo de gerente demanda um conhecimento profundo sobre as necessidades e o histórico da empresa e por isso, na maioria das vezes, é conquistado com tempo e experiência.
De forma geral, o gerente é quem administra as equipes de desenvolvimento de sistemas.
Ele tem uma visão global de todo o processo de informação de uma empresa. É responsável por diagnosticar problemas relacionados aos sistemas computacionais e propor soluções para tornar os processos mais seguros e eficientes.
Tecnologia da Informação: prepare-se para um mercado promissor
Agora que você já conhece as principais áreas de atuação do setor de Tecnologia da Informação ficou mais fácil planejar a sua carreira profissional.
Continue com a gente e saiba mais sobre o assunto!
Quer se dar bem na área de Tecnologia da Informação? Leia o post e saiba tudo sobre a carreira em Análise de Sistemas.