Você pensa em fazer Faculdade de Gestão Financeira?

Se a resposta é sim, fique sabendo que essa é uma área super valorizada no mercado de trabalho. E vou te explicar o porquê. 

Em um sistema comandado pelo capital, sobrevive quem consegue manter as contas em dia. E para isso, nada melhor do que um profissional especializado no assunto.

O gestor financeiro √© justamente quem cuida da sa√ļde financeira das empresas. Ele garante o faturamento das contas e a sobreviv√™ncia da institui√ß√£o em momentos de crise.

Continue com a gente e saiba mais sobre o assunto. 

Faculdade de Gest√£o Financeira

A Faculdade de Gest√£o Financeira √© voltada para a forma√ß√£o de profissionais que desejam trabalhar com a sa√ļde financeira de empresas.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre o mercado financeiro global e suas estratégias de sobrevivência. O objetivo é contribuir para o faturamento das empresas através de um planejamento monetário inteligente e assertivo.

Com duração média de 2 anos, divididos em 4 semestres, o curso de graduação é oferecido na modalidade tecnólogo.

Grade curricular

O curso de Gestão Financeira oferece uma grade curricular completa e interdisciplinar. 

A formação conta com disciplinas das áreas de administração, contabilidade e matemática financeira.

Durante o curso, os alunos recebem todas as ferramentas necess√°rias para gerenciar o departamento financeiro de qualquer empresa.

Eles aprendem sobre capta√ß√£o e aplica√ß√£o de recursos, controle de or√ßamentos, manuten√ß√£o de estoques e fluxos de caixa. Desenvolvem capacidade anal√≠tica para identificar riscos, oportunidades e contribuir na tomada de decis√Ķes seguras.

Perfil do aluno

Para estudar Gest√£o Financeira √© preciso gostar de n√ļmeros. Essa √© uma condi√ß√£o b√°sica para quem deseja fazer carreira na √°rea.¬†

Além disso, é preciso ter uma boa capacidade analítica e ser um bom observador, para captar as oportunidades e armadilhas do entorno. 

Boa comunicação, organização, confiança e inteligência emocional também são características importantes para quem pretende ser um bom gestor financeiro.

4 motivos para se formar na Faculdade de Gest√£o Financeira

A carreira em Gest√£o Financeira est√° entre as mais promissoras do mercado.

Além de ser uma profissão super requisitada pelas empresas de todo o país, ela oferece possibilidades de emprego em diferentes setores de atuação.

Continue a leitura e descubra 4 motivos para trabalhar com Gest√£o Financeira.

1. Curso de curta duração

O curso de Gestão Financeira é oferecido na modalidade tecnológica. E, por isso, tem como característica ser um curso de curta duração. 

Os cursos nessa modalidade tem o foco na profissionalização dos estudantes e na inserção imediata no mercado de trabalho.

Em 2 anos de estudos, os alunos aprendem tudo o que precisam para atuar com excelência. Uma grande oportunidade para quem não tem tempo de se dedicar a uma formação mais longa.

2. Formação complementar

E por falar em falta de tempo, essa também pode ser uma ótima formação complementar para quem já tem uma carreira consolidada.

Os conhecimentos adquiridos no curso s√£o super √ļteis para qualquer indiv√≠duo que lide com dinheiro.¬†

E justamente por ser uma qualificação mais rápida, pode encaixar na agenda de qualquer um. Até dos mais ocupados.

3. Mercado de trabalho

Toda empresa que quer se dar bem no mercado precisa de uma boa gest√£o financeira. Independentemente do porte e segmento: p√ļblica, privada, grande, m√©dia ou pequena.¬†¬†

√Č por isso que o mercado de trabalho est√° em alta para o setor, com ofertas de emprego para diferentes gostos e perfis.

Os profissionais de Gest√£o Financeira ajudam as organiza√ß√Ķes a se estruturar financeiramente. Reduzindo custos, fazendo investimentos estrat√©gicos e mantendo as contas em dia.

4. Média salarial

De acordo com o Sine, o Site Nacional de Empregos, a média salarial do profissional de Gestão Financeira pode variar de 3 mil a 16 mil reais.

Essa grande diferen√ßa acontece pela variedade de cargos e institui√ß√Ķes em que o gestor financeiro pode atuar.

Os salários também podem oscilar de acordo com a experiência e qualificação de cada profissional.

Gestão Financeira: possibilidades de atuação no mercado

Como já falamos, independentemente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, todo mundo precisa de um bom planejamento financeiro. Ou de alguém que saiba fazê-lo.  

√Č por isso que n√£o faltam op√ß√Ķes de emprego para os profissionais de Gest√£o Financeira. As possibilidades de atua√ß√£o no mercado s√£o muitas.

Confira a seguir 5 áreas de trabalho possíveis em Gestão Financeira.

Consultor Financeiro  

O consultor financeiro é quem administra a vida financeira da empresa e traça estratégias para o seu crescimento.

O trabalho desse profissional envolve mapeamento e organiza√ß√£o de finan√ßas, levantamento de informa√ß√Ķes sobre fluxo de caixa, lucros e despesas.

Analista do Mercado Financeiro

O analista financeiro tem a fun√ß√£o de identificar as oportunidades de investimento. Al√©m de desenvolver a√ß√Ķes estrat√©gicas para a sua realiza√ß√£o e acompanh√°-las para garantir que tudo saia como planejado.

Os investimentos podem ser em bolsas de valores e a√ß√Ķes, por exemplo.

Auditor

O auditor √© o cara que cuida das quest√Ķes legais da empresa e garante que tudo esteja nos conformes e dentro da lei.

Principalmente no que diz respeito ao pagamento de impostos e cumprimento de normas.

Controlador

Como o próprio nome diz, o controlador é o profissional que faz o controle financeiro.

Ou seja, é quem avalia e monitora o cumprimento dos processos empresariais. Bem como seus riscos e possibilidades, sempre em busca de melhorias.

Gestor de negócios

Os profissionais de gest√£o de neg√≥cio se dedicam ao desenvolvimento de a√ß√Ķes estrat√©gicas voltadas para o crescimento das empresas.

Antenados, eles ficam de olho nas oportunidades, considerando o potencial de expansão dos negócios.

Faculdade de Gest√£o Financeira: construa uma carreira de sucesso

Agora você já sabe todos os motivos para fazer a Faculdade de Gestão Financeira. 

Além do mercado de trabalho estar em alta, com diferentes possibilidades e áreas de atuação, essa é uma formação valorizada pelas empresas de qualquer setor.

Por isso, não faltam chances para fazer carreira na área. 

Lembre-se que essa é uma formação de curta duração. Uma grande oportunidade para quem tem a vida corrida e não encontra tempo para uma qualificação mais longa. 

Gostou do texto? Descubra como se tornar um gestor de sucesso.