Morar em um grande centro urbano como a capital paulista pode abrir inúmeras oportunidades para a sua carreira. Estudar em São Paulo é uma das alternativas para quem está em busca de crescimento profissional e pessoal.

A cidade mais populosa do país possui diversos atrativos para quem quer se aventurar por ela. A capital nunca para possui diversos serviços 24 horas e acolhe todos que se planejam para encarar uma nova vida.

Se por um lado mudar de cidade pode parecer assustador, por outro, desafiar-se a passar por essa transformação pode tirar você da zona de conforto e render uma imensa bagagem de aprendizado.

Neste artigo, vamos compartilhar um pouco da experiência de estudar em São Paulo. Listamos 7 benefícios de cursar uma graduação na capital. Continue lendo para descobrir quais são.

Como é viver e estudar em São Paulo?

Se você está em dúvida sobre os benefícios de viver em uma cidade como a capital paulista, você chegou ao lugar certo.

O objetivo deste artigo é desmistificar a imagem negativa de São Paulo. Esqueça de uma vez por todas a visão deturpada de que este local é uma selva de pedra com pessoas solitárias. O município é muito mais do que isso.

A grande diversidade de moradores e habitantes da cidade resulta em um perfil único: estamos em um lugar que consegue respeitar a individualidade de cada um como poucos.

1) São Paulo é a cidade que tem tudo

Já é de se esperar que, com tanta gente morando no mesmo local, haja uma grande diversidade de ofertas de serviços, produtos e experiências em São Paulo. Há opções para todos os gostos e bolsos e até mesmo segmentação por nichos.

A cada esquina a cidade se revela em sua diversidade. Pense em algo que deseja encontrar e faça uma busca rápida pelo Google. Com certeza, você descobrirá aonde achar isso.

Trata-se da maior metrópole brasileira e, por isso, do local onde os maiores eventos acontecem. Seja qual for o seu estilo ou o seu objetivo, você será bem acolhido aqui. Há inúmeras possibilidades em todas as áreas.

2) Mercado de trabalho aquecido

A cidade é conhecida por atrair profissionais de todo país por possuir um dos mercados de trabalho mais amplos. Isso acontece porque ela sedia as maiores empresas do Brasil e inúmeras representações de multinacionais.

Mesmo em um momento de crise, as contratações na cidade não param. Quem opta por buscar emprego em São Paulo normalmente está em busca de melhores remunerações e maiores desafios profissionais. Há espaço para candidatos qualificados em diferentes setores e campos de atuação.

Diariamente surgem novas oportunidades de emprego e estágio pelas empresas da cidade. Estudar em São Paulo pode ser uma boa alternativa para quem deseja conhecer essas possibilidades e se qualificar antes de começar a atuar profissionalmente.

3) Melhor transporte público do país

A capital paulista vai muito além do estereótipo de grandes engarrafamentos de carros por suas marginais. O que poucos desconhecem sobre ela é que ela possui o melhor transporte público do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities.

O título foi conquistado devido à grande integração entre os meios de transporte, à vasta malha de ciclovias, à grande cobertura de serviços de transporte tais como Uber e Cabify, à rede de metrô e ao fato da cidade ter três rodoviárias e dois aeroportos.

Se por um lado ter seu próprio carro em São Paulo tem um custo de manutenção alto, por outro, há opções variadas para quem recorre ao transporte público. Cada vez mais pessoas têm aproveitado as outras modalidades de transporte para se locomoverem com mais agilidade e ter mais qualidade de vida.

Basta andar pelas ruas das áreas mais movimentadas para se deparar com pessoas explorando veículos alternativos. E o melhor: é possível ir mais longe gastando pouco conectando dois métodos como, por exemplo, bicicleta e metrô.

7 benefícios de estudar em São Paulo

4) Networking e rede de relacionamentos

Se existe algum lugar no mundo capaz de expandir suas rede de relacionamentos pessoais e profissionais este lugar é São Paulo. Seja qual for o seu campo de atuação, prepare-se para conhecer muitas pessoas diferentes e criar novos contatos.

Começar uma nova vida em uma nova cidade implica desapegar um pouco de familiares e amigos. Se os almoços de domingo podem parecer um pouco mais solitários no começo, em pouco tempo você estará rodeado por pessoas que, assim como você, viviam em diferentes partes do país.

No âmbito acadêmico e profissional, prepare-se para conhecer as maiores referências da sua área. A presença de grandes investidores na cidade permite que diversos pesquisadores trabalhem por aqui, promovendo a inovação e o desenvolvimento de novos projetos.

Além disso, o grande número de eventos que a capital paulista sedia permite que o estudante amplie seu networking profissional. A agenda corporativa da cidade é efervescente e oferece muitas possibilidades para quem está disposto a ampliar sua rede de relacionamentos.  

5) As melhores instituições de ensino estão em SP

São Paulo concentra as mais renomadas instituições de ensino do país. Há diversas universidades, públicas e privadas, com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação e que são referências em pesquisa e desenvolvimento.

Existe uma grande preocupação das faculdades de estarem sempre atualizadas junto às novas demandas do mercado de trabalho. Não é à toa que muitos cursos de graduação e especialização começaram a ser ofertados primeiro por aqui.

A variedade de cursos é grande. É possível se capacitar para trabalhar em diferentes campos de atuação sem ter que mudar de cidade, como acontece com alunos que estudam no interior do país.

Antes de se matricular em qualquer faculdade na sua cidade, apenas para evitar a mudança, lembre-se que a instituição de ensino onde você estudará tem grande peso no seu currículo. Valorize o seu investimento de tempo e dinheiro agora e colha bons frutos no futuro.

6) Oferta cultural ampla

São Paulo tem programas para todos os estilos e bolsos. O cenário cultural desta cidade é um dos mais efervescentes do país e vai desde a vasta agenda de eventos como shows e peças de teatro até à grande diversidade gastronômica.

Quem passeia pelas ruas da capital paulista costuma se deparar com todos os tipos de possibilidades. Há bibliotecas, museus e centros culturais com entrada gratuita espalhadas por todas as regiões. Os acervos impressionam pela variedade e pela qualidade das obras.

A agitação continua à noite, quando as baladas e os restaurantes disputam a atenção dos moradores. A oferta de casas noturnas e bares é tão grande que há opções segmentadas para nichos e estilos diferentes.

Quando o assunto é cultura internacional, é bom lembrar que muitos espetáculos de grandes celebridades passam apenas pela capital paulista. Isso acontece porque o município tem as melhores casas de eventos do país e está habituada a ter um receptivo turístico mais profissional.

7) Muitas possibilidades para quem quer estudar

Se você deseja realmente se capacitar, morar em São Paulo pode dar um empurrão a mais para a sua carreira. Além da boa infraestrutura educacional, a capital possui diversos centros de pesquisa e bibliotecas municipais.

Para se ter uma ideia, a segunda maior biblioteca do país está na cidade. Aberta em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade é pública e possui um dos maiores acervos do Brasil. Além das suas prateleiras, é possível ainda explorar uma grande agenda de atividades.

Esqueça o notebook e a internet por alguns momentos e mergulhe no universo dos livros. Muitas obras ainda não estão disponibilizadas online e podem ser consultadas de graça nas bibliotecas públicas da cidade.

Os centros culturais abrigam acervos multimídias que são fundamentais para entender o passado e ajudar a desenvolver novas ideias no presente. Tire um dia para visitar esses locais e ampliar seus conhecimentos sobre assuntos gerais.

Como você pode perceber, motivos não faltam para estudar em São Paulo. Se você já está convencido da mudança, o próximo passo é se organizar financeiramente para ter tranquilidade nos primeiros meses por aqui. Com um pouco de planejamento e persistência, você viverá uma das melhores experiências da sua vida.

Gostou das dicas? Que tal estudar em São Paulo? Clique neste link e descubra como é possível conseguir uma bolsa de estudos em uma boa instituição de ensino.