O contador é um profissional multifuncional. Figura mais do que necessária para o bom andamento de qualquer empresa, projeto ou negócio. Ele é quem registra a instituição e consegue o alvará para o começo das atividades. Controla, projeta e regula as movimentações financeiras. Trabalha em auditoria, perícia, ensino e fiscalização.

São muitas as opções de atuação no mercado de trabalho. E se você está cogitando a área, este post foi feito 100% para você. Confira o texto e descubra todos os detalhes sobre a rotina dos estudantes de Ciências Contábeis e suas possibilidades profissionais.

Perfil do aluno

O estudante que deseja seguir o curso de ciências contábeis, além de ter intimidade com os números, precisa saber analisá-los e interpretá-los. No futuro, ele terá que criar ações estratégicas para o desenvolvimento financeiro dos seus clientes, por isso, é bom que tenha familiaridade com o assunto desde já.

Ele deve ser organizado, ético, dinâmico e ter uma certa facilidade com as tecnologias. Elas serão ferramentas muito úteis e que podem facilitar os trabalhos quando estiverem atuando no mercado.

Outras três características importantes para quem deseja seguir o caminho da contabilidade é o foco, a responsabilidade e a atenção. Afinal de contas, lidar com dinheiro alheio é coisa séria e exige cuidado dobrado.

A disposição atuar em espaços diferentes, a capacidade de trabalhar em equipe e em alguns casos, sob pressão, também são qualidades fundamentais para o aluno de ciências contábeis.

curso-de-ciências-contábeis

O que o aluno irá estudar?

Com duração média de 4 anos, o curso de ciências contábeis se dedica aos estudos do cenário econômico e financeiro, tanto nacional como  internacional. Seus alunos são habilitados a gerir e processar essas informações, além de criar soluções estratégicas de planejamento, visando a eficiência e produtividade das organizações.

No geral, no primeiro ano do curso são ofertadas disciplinas básicas, como sociologia, português, economia, direito e administração. Em seguida, as aulas são dedicadas à formação técnica e gerencial dos alunos, com disciplinas de teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito, planejamento tributário, auditoria e perícia.

Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

Quais são as possibilidades de atuação?

O profissional graduado em ciências contábeis tem inúmeras possibilidades de exercício no mercado. Ele pode ser autônomo ou empregado com carteira assinada, podendo trabalhar em escritórios e departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo os bancos.

O contador pode atuar na área de auditoria, fiscalizando o serviço de outros profissionais do ramo para garantir que nada saia do controle da empresa. Também é possível trabalhar na área de controle, sendo responsáveis pela pesquisa, exame e análise de provas em processos judiciais. Na contabilidade ambiental, o contador faz o controle de planejamento de investimentos para execução de projetos de redução de lixo e emissão de poluentes, por exemplo.

A contabilidade gerencial e o ensino também são possibilidades promissoras de atuação para aqueles que desejam fazer carreira em ciências contábeis.

Qual é a média salarial?

Os salários dos contadores variam muito. Tudo depende do tempo de trabalho, o local e a função exercida por cada profissional.

No geral, estima-se que a média salarial varia de 3.500,00 a 8.000,00 em empresas pequenas. E de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 em empresas grandes.

Como é o mercado de trabalho?

Para os profissionais de ciências contábeis, o mercado de trabalho parece estar sempre em alta. Como a gestão financeira é uma necessidade de praticamente todas as instituições, são muitas as possibilidades e oportunidades de emprego por todo o país.

Atualmente, devido à necessidade de controlar e planejar de forma segura os fluxos financeiros, as áreas de consultoria, auditoria, fiscal e controladoria são as mais demandas no mercado. No entanto, também é possível atuar em outros áreas, como o setor público, instituições de ensino e até mesmo como profissional autônomo.

A necessidade de envio de informações digitais para a Receita Federal, também faz com que a procura pelos contadores não pare de crescer.

De acordo com as informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil existem 348 mil contadores registrados em 61 mil empresas de contabilidade. Apesar da quantidade de profissionais no mercado, a demanda por esses serviços aumentou muito nos últimos anos, fazendo com que os contadores disponíveis não consigam suprir as necessidades das empresas, gerando um déficit de profissionais no setor.

Mas o aumento da demanda não é a única justificativa para o déficit. Para atuar no mercado, além de um diploma de um curso reconhecido pelo Ministério da Educação, o contador precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Para isso, o profissional precisa ter cursado a modalidade bacharelado. A formação técnica não é reconhecida pelo conselho.

Pronto! Com todas essas informações sobre o curso de ciências contábeis fica ainda mais fácil escolher qual caminho seguir. Com o mercado de trabalho em alta e as inúmeras possibilidades de atuação, a carreira de contador se mostra uma excelente profissão para os amantes dos números.

Quer saber mais sobre o assunto? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais informações sobre o curso de Ciências Contábeis.