O curso de Ciências Econômicas pode assustar à primeira vista, mas ele é muito mais do que números e contas.
O dia a dia do economista é mais agitado do que você possa imaginar. Mesmo dentro do escritório, é possível sentir a adrenalina correndo nas veias a cada nova mudança do cenário.
Se você está curioso para entender melhor sobre essa carreira, chegou ao lugar certo. Ao final deste post, você vai entender se possui perfil para segui-la.
Acompanhe para responder a essa pergunta. Vamos lá!
O perfil do economista
Sabe aquela imagem do economista da bolsa que tanto aparece nos filmes hollywoodianos? Ela é apenas uma parte dessa área.
A atuação desse profissional vai muito além do acompanhamento da movimentação das ações. Quem se forma neste curso poderá trabalhar em:
- fundos de investimento, analisando oportunidades de aplicar dinheiro em outras empresas;
- instituições bancárias, em muito mais cargos do que você possa imaginar;
- consultorias, prestando assistência a clientes de diferentes segmentos;
- perícias, emitindo laudos para auditorias e processos judiciais;
- organizações não-governamentais, mapeando riscos e cenários econômicos;
- sala de aula, ensinando o que sabe e promovendo projetos de pesquisa;
- empresas multinacionais, lidando com operações de comércio exterior;
- atividades ligadas ao meio ambiente, identificando como as marcas podem reduzir o seu impacto ambiental;
- em órgãos de arbitragem –– entidades responsáveis por resolver conflitos entre agentes diferentes, como empresas concorrentes, por exemplo;
- analisando o impacto das fusões e aquisições para o mercado.
Ufa! Apostamos que você nem imaginava uma lista tão grande de atividades, não é mesmo!? Tanta possibilidade de atuação exige que o estudante de Ciências Econômicas seja dinâmico e interessado em estudar sempre.
Esqueça essa graduação se você é daqueles que prefere as informações mastigadas na internet a se aprofundar nas discussões. A Economia é um fenômeno vivo, ou seja, está sempre em constante evolução. Além disso, está diretamente relacionada às oscilações políticas e sociais do mundo inteiro.
Isso exigirá que você esteja sempre buscando informação por conta própria e estudando muito para ser capaz de interpretá-la. Para se dar bem nesta área, o aluno deve:
- gostar de números;
- ler muito e ser capaz de interpretar textos complexos;
- escrever bem –– muitas atividades demandam registros das análises realizadas;
- se interessar pelo mercado financeiro, afinal, estamos falando de dinheiro no fim das contas.
O que esperar do curso de Ciências Econômicas
Se você chegou até aqui, provavelmente, está gostando do que leu e quer saber sobre a faculdade de Ciências Econômicas. Esse curso tem duração de 4 a 5 anos, de acordo com a faculdade.
Ao contrário do que alguns imaginam, as aulas não são voltadas apenas para a Matemática, mas sim tem forte ligação com temas ligados à Geografia e História.
Em dúvidas entre Ciências Exatas e Ciências Humanas? Esse pode ser o curso perfeito para você, então!
Para exemplificar isso na prática, listamos 3 exemplos de matérias que você também vai ter ao longo do curso:
História Econômica Mundial
Como já é possível prever, essa disciplina ensina como a economia foi mudando com as decisões históricas. É um retrato do passado para entendermos o contexto do presente.
Contabilidade
Um bom economista deve saber os princípios básicos da contabilidade para que suas ações não causem nenhum problema. Essa matéria é dedicada a passar os conceitos básicos sobre o assunto.
Análise de investimentos
Entender como aplicar melhor o seu dinheiro é o objetivo dessa matéria. A análise de investimentos otimiza a aplicação de recursos e permite acompanhar os resultados mais de perto.
Direito e Legislação
Conhecer alguns princípios de Direito é fundamental para que o economista não infrinja as leis. Essa matéria dá uma noção básica da Constituição Federal e tange pontos que podem fazer parte da rotina de trabalho desse profissional.
Mitos e verdades
Dê uma olhada nas sugestões do Google quando o assunto é Ciências Econômicas. Você perceberá que esse curso é rodeado de fake news. Há muitos mitos e algumas verdades que merecem destaque. Saiba separá-los para fazer sua própria avaliação:
“Preciso ser ninja em Matemática?”
Não, mas isso não vai isentar você de dominar os cálculos básicos da matemática. O curso não é só número, mas ainda sim exige que o aluno tenha boas habilidades com eles..
“Ciências Econômica é um curso de Exatas”
Mito! Contrariando todo senso popular, o curso, na verdade, é de Ciências Humanas. É isso mesmo que você leu! Como a Economia tem interferência direta de fatores políticos e sociais, essa área não possui respostas precisas.
Pelo contrário, há uma série de incertezas com as quais o economista tem que lidar diariamente.
“Ciências Econômicas e Economia são coisas diferentes”
Ao pé da letra, sim! Em suas pesquisas na internet, provavelmente, você encontrou vídeos e posts que usam esses dois termos como sinônimos.
Isso acontece porque o curso de Ciências Econômicas acabou ficando popularmente conhecido como Economia. Contudo, quando estamos falando sobre os conceitos teóricos em si, eles são diferentes de fato.
O termo Ciências Econômicas faz referência ao estudo das oscilações da economia nacional e mundial e seus impactos sociais. Já a palavra economia é mais usada para descrever a relação entre o dinheiro e as movimentações financeiras.
Viu como as ideias são bem diferentes na prática?
“É difícil encontrar emprego após a faculdade”
Mito! O mercado para quem se forma em Ciências Econômicas é diferente de tudo o que você já viu.
Como a economia é um fenômeno importante para a sociedade como um todo, o economista tem boa empregabilidade. O mesmo acontece, inclusive, em cenários de crise.
Como dissemos anteriormente, o profissional pode atuar em inúmeras áreas. Quanto mais ele estudar e se qualificar, maior a chance de sair empregado após a formatura.
Ciências Econômicas: seu match profissional?
Neste post, apresentamos algumas questões práticas sobre o curso de Ciências Econômicas.
Detalhamos alguns pontos que podem gerar mais dúvidas em quem está pensando em prestar vestibular nesta área.
A pergunta que não quer calar a essa altura é: a carreira do economista deu match com os seus interesses?
Se a resposta for sim, você pode continuar se informando mais sobre o curso. Leia este post sobre a grade curricular de Ciências Econômicas. Acesse e descubra tudo.