Escolher uma profissão é uma tarefa desafiadora. Por isso, quanto mais você souber sobre a graduação que deseja cursar melhor.

Se você deseja saber tudo sobre Publicidade e Propaganda, está no lugar certo. Neste post, vamos fazer um panorama sobre essa área de trabalho e o que você precisa para se dar bem.

Continue lendo para descobrir tudo sobre a carreira.

Tudo sobre publicidade e propaganda

Para compreender esse campo de trabalho, em primeiro lugar é necessário saber do que se trata.

Os conceitos de publicidade e propaganda já fazem parte do nosso dia a dia. Apesar disso, poucas pessoas sabem diferenciar as duas estratégias. É comum, inclusive, que as palavras sejam consideradas sinônimos.

Como você já deve imaginar, tratam-se de estratégias diferentes, mas complementares.

A propaganda consiste em táticas criadas para divulgar ideias sem fins comerciais. Um exemplo muito fácil de entender é a propaganda eleitoral. Neste caso, vende-se uma filosofia política e não um produto em si.

Já a publicidade é a vertente destinada a propagação de novos produtos e serviços. As técnicas publicitárias vão desde a distribuição de panfletos a criação de anúncios online.

Qualquer estratégia criada a fim de aumentar as vendas pode ser chamada de publicidade.

Ambos conceitos caminham juntos e abrem inúmeras possibilidades para quem quer se aventurar nessa profissão.

Como é o curso?

A graduação em Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado. Ou seja, prepara o formando para atuar no mercado de trabalho logo após a formatura.

O curso tem quatro anos de duração. Faz parte da área de Ciências Humanas, portanto, inclui o estudo do comportamento social.

A grade curricular é ampla e inclui disciplinas técnicas e gerais, que servem como base para a capacitação do publicitário.

O objetivo é formar profissionais com conhecimento multidisciplinar. Ou seja, capazes de exercer diferentes papéis como marketing, gestão e direcionamento estratégico.

Trata-se de uma área de estudo que engloba muitos conceitos de gestão comercial e de vendas. Aliás, quanto maior a integração entre os setores de publicidade e de marketing, melhores serão os resultados do negócio.

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Quais matérias vou estudar?

Como já adiantamos, uma boa parcela das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda está ligada ao comportamento humano.

Entender quais são os hábitos do consumidor e porquê ele toma determinadas decisões é um grande desafio desse profissional.

Portanto, a grade curricular contempla matérias que ajudem a ter noção sobre aspectos humanos e éticos ligados à carreira.

Além disso, inclui conteúdos específicos, essenciais para o dia a dia do publicitário. Alguns exemplos disso são:

  • Marketing;
  • Criação publicitária;
  • Fotografia publicitária;
  • Marketing digital;
  • Pesquisa de mercado;
  • Redação publicitária;
  • Comunicação Integrada;
  • Planejamento de Negócios em Comunicação;
  • Produção audiovisual;
  • Planejamento e gestão de eventos.

Vale lembrar que cada faculdade adota um nome para as disciplinas. Porém, a matriz central do curso é a mesma em qualquer local.

O que vou aprender no curso?

Já deu para ter um spoiler de como a graduação de Publicidade e Propaganda é voltada para o mercado, certo!?

As disciplinas específicas são aplicadas para que o universitário seja capaz de desenvolver uma campanha do início ao fim. Desde a etapa inicial, de pesquisa de mercado e levantamento de ideias, até a produção das peças publicitárias em si.

Ao longo da graduação, você aprenderá conceitos de gestão de negócios e de comunicação. Eles serão usados como base para qualquer ação desenvolvida no dia a dia da carreira do publicitário.

Uma vertente que tem ganhado cada vez mais espaço na grade de Publicidade e Propaganda são as estratégias digitais.

É impossível falar sobre consumo hoje em dia sem pensar em venda pela internet, seja por e-commerce ou redes sociais. 

Logo, o futuro profissional aprenderá tudo sobre Publicidade e Propaganda online para desenvolver ações e mensurar resultados. 

O que é preciso para se formar?

Para ter o tão sonhado diploma em mãos, o universitário precisa ser aprovado em todas as disciplinas. Além disso, deve desenvolver um projeto de pesquisa nos dois últimos semestres do curso. 

O descumprimento de qualquer dos dois pontos pode adiar a formatura por mais um semestre no mínimo. 

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Perfil do estudante

Quando se fala em Publicidade e Propaganda, é muito comum associar o perfil do estudante à criatividade. Ela faz parte sim dos requisitos da área, porém, não é a única habilidade requerida.

Além dela, é preciso ter:

  • empatia;
  • dinamismo;
  • boa comunicação;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • capacidade de análise de dados;
  • visão estratégica;
  • flexibilidade;
  • curiosidade;
  • interesse pelo novo

Quais caminhos posso trilhar?

À essa altura, você já deve ter notado que a carreira em Publicidade e Propaganda é muito rica em possibilidades.

Por isso, mesmo que você não se considere a pessoa mais criativa do mundo, é possível encontrar uma vaga.

Basicamente há quatro grandes áreas a seguir:

Redação publicitária

Dominar o português é fundamental para quem deseja trabalhar como publicitário. O conhecimento da língua será aplicado na criação de textos para as campanhas.

O redator publicitário pode escrever conteúdos, por exemplo, para:

  • anúncios em redes sociais;
  • chamadas de rádio;
  • propagandas para televisão;
  • outdoors;
  • blogposts.

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Criação

Esse é o campo mais conhecido da profissão. Está ligado às atividade de desenvolvimento de peças publicitárias.

Exige conhecimento de ferramentas gráficas, criatividade e estar antenado às tendências de design.

É possível ainda tornar-se diretor de arte, sendo responsável pelo controle de qualidade do trabalho finalizado.

Marketing

Marketing e Publicidade e Propaganda sempre caminharam juntos. Trata-se de uma área em constante ascensão, uma vez que é essencial para a sobrevivência das empresas.

O papel do marketing é cuidar das estratégias de venda de produtos e serviços, gerando mais lucro para o negócio.

Entre suas várias subáreas, a que mais se destaca atualmente é o marketing digital. Saber lidar com o consumidor pela internet é um grande desafio do campo de atuação.

Contato com o cliente

O contato com o consumidor final é fundamental para o sucesso das ações de marketing. Por isso, o publicitário pode atuar diretamente no levantamento de dados sobre o comportamento dos clientes.

Para isso, pode usar tecnologias avançadas como o Business Inteligence e a Big Data. 

Dicas para se dar bem na faculdade e na carreira

Agora que você já sabe tudo sobre Publicidade e Propaganda, é hora de tirar seu sonho do papel.

Tenha em mente que quanto antes você começar a graduação, mais cedo se formará. Informe-se sobre as instituições de ensino que oferecem essa área e avalie a sua qualidade. 

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