Tem interesse em trabalhar na área da comunicação? Então, provavelmente você já pode ter pensado qual é o melhor curso entre as habilitações existentes: Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda?
A confusão acontece porque as duas carreiras têm como objetivo divulgar e tornar populares novas ideias. Porém, a maneira de alcançar esse alvo é completamente diferente.
Neste post, vamos explicar as diferenças entre Relações Públicas ou Publicidade. Continue conosco para descobrir qual das profissões tem mais afinidade com o seu perfil.
Quais as diferenças principais entre Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda?
À primeira vista, as graduações, tanto em Relações Públicas quanto em Publicidade, parecem bem semelhantes. Uma rápida pesquisa na internet, inclusive, pode até mesmo confundir os desavisados.
Se você está considerando prestar o vestibular para uma dessas duas carreiras, é importante saber que existe uma grande diferença entre Relações Públicas e Publicidade, como veremos a seguir.
Relações Públicas: o que é
A atividade de Relações Públicas é uma das mais estratégicas da área da comunicação. Requer muito planejamento e domínio da comunicação interpessoal para que seja bem desenvolvida.
Relações Públicas: o que faz
O trabalho do RP consiste em mediar a relação entre as empresas/entidades e seus diferentes públicos. Quanto maior o número de envolvidos, maior a complexidade do diálogo a ser construído.
Relações Públicas: onde trabalhar
Todas as atividades ligadas à comunicação – Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing – tem um campo bastante grande de atuação. No caso específico do RP, há uma parcela considerável de vagas ligadas a:
- consultorias em projetos de responsabilidade social;
- organização de eventos;
- assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa tem como objetivo atuar como ponte entre as organizações e os veículos jornalísticos. Para tanto, vale-se de contatos e comunicados à imprensa.
Como não se trata de um espaço pago, já que o profissional não possui pleno controle do que e como a história será publicada. O material, em geral, pode ser divulgado apenas uma vez e é produzido por um jornalista de redação.
Por isso, para se dar bem nesta área, o estudante deve ter:
- habilidade de negociação;
- capacidade de ouvir;
- boa comunicação;
- objetividade;
- clareza.
O que é Relações Públicas no Marketing?
Você já parou para pensar o que é o RP no Marketing? Enquanto o relações públicas tem como foco principal do seu trabalho ações estratégicas, o profissional graduado em Marketing busca formas diferentes de promover e vender os serviços ou produtos.
Longe de serem sinônimas, as duas profissões têm campos de atuação bastante diferentes, mas que se complementam. Ou seja, uma precisa da outra.
Sem um planejamento estratégico de qualidade, as ações do Marketing acabam sendo realizadas em vão. Por outro lado, uma parte estratégica bem estruturada precisa de um profissional com foco em vendas.
Relações Públicas ou Relações Internacionais: existe diferença entre elas?
É comum muitas pessoas questionarem qual a diferença entre Relações Públicas e Relações Internacionais. Apesar de terem nomes parecidos, essas áreas têm focos de trabalho totalmente distintos.
Enquanto a primeira é voltada à área da comunicação, na qual o profissional vai atuar diretamente com empresas públicas e privadas, a segunda tem ligação com as Ciências Políticas e Sociais.
Publicidade e Propaganda
A graduação em Publicidade é voltada para a formação de profissionais que saibam integrar marketing e vendas. De todas as áreas da comunicação, é a que tem viés mais comercial.
O trabalho do publicitário é desenvolver campanhas para aumentar o engajamento com produtos ou serviços. Portanto, é necessário ter muita criatividade para se destacar entre os demais concorrentes.
Ao contrário do que acontece na assessoria de imprensa, o publicitário atua comprando mídia. Ou seja, pode escolher o espaço de veiculação dos seus anúncios e a frequência com que eles serão exibidos.
Um bom publicitário é:
- interessado por cultura, arte e comportamento humano;
- aberto a mudanças;
- estrategista;
- dinâmico;
- inovador.
Caso você identifique duas ou mais habilidades listadas acima no seu perfil, você pode estar no caminho certo. Provavelmente, a Publicidade irá lhe dar mais prazer no futuro profissional.
Publicidade, Relações Públicas ou Jornalismo: qual área mais combina comigo?
Como você já conseguiu perceber, enquanto o profissional de Relações Públicas aprende a trabalhar com planejamento estratégico, o publicitário faz parte do time de marketing e vendas. Nesse caso, esse profissional está ligado, inclusive, à criação de artes usadas na comunicação.
Mas e o jornalista? O Jornalismo também é um dos ramos da grande área de Comunicação Social. O seu trabalho está ligado, basicamente, à apuração, investigação e redação de informações de caráter público.
Esse profissional pode trabalhar em diferentes veículos de comunicação, desde os mais tradicionais aos digitais, como rádio, televisão, redação de jornal, internet e mídias sociais.
Relações Públicas ou Publicidade? FECAP responde 9 dúvidas sobre as profissões
Escolher um curso de graduação entre tantos disponíveis é uma tarefa desafiadora. Uma conversa com um psicólogo ou coach de carreira e a realização de um teste vocacional podem ajudar a tomar essa decisão.
Mas sabe o que realmente vai fazer com que você bata o martelo em uma das áreas? A informação. Quanto mais você souber, mais certeza terá de que é isso mesmo que você quer estudar.
Quando o assunto é a profissão de Relações Públicas ou Publicidade, muitas são as dúvidas que passam pela cabeça dos estudantes:
- Quem trabalha com Relações Públicas faz o quê?
- Que cabe à área de Relações Públicas? E a Publicidade?
- Quais áreas mais bem pagas?
Calma! A informação é importante, mas você precisa ter acesso a dados corretos e confiáveis. A seguir, o time da FECAP responde às principais dúvidas sobre as duas profissões. Segue o fio:
1. Quanto ganha um profissional de Relações Públicas?
O salário na área de Relações Públicas varia de acordo com o tempo de atuação do profissional, o tamanho da empresa onde trabalha e as atividades que desempenha no dia a dia.
De acordo com o site Guia da Carreira, o salário médio mensal deste profissional gira em torno de R$3.400. RPs com mais tempo de carreira podem receber R$7 mil ou mais.
2. Qual área de Relações Públicas dá mais dinheiro?
Ainda conforme o Guia da Carreira, os profissionais de Relações Públicas que trabalham com relacionamento com clientes e gestão de pessoas são os que recebem as remunerações mais altas. Nesse caso, os valores variam de R$8 mil a R$19 mil mensais.
3. Qual é o salário de um publicitário?
O publicitário, segundo o site Salário, tem uma remuneração média mensal de R$3.544,60 para trabalhar 42 horas semanais.
4. Por que escolher Relações Públicas?
Diversos fatores fazem com que a profissão de Relações Públicas seja uma das mais buscadas na área da comunicação. Este trabalho pode ser o ideal se você:
- deseja uma profissão onde o impacto do seu trabalho possa ser sentido;
- gosta de estar sempre aprendendo;
- é interessado em contar histórias;
- é apaixonado por comunicação;
- não gosta de tédio;
- é criativo.
5. Como trabalhar com Relações Públicas?
Para trabalhar na área de Relações Públicas você deve concluir o curso de graduação na área. O mesmo também acontece para Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
6. Como chama quem faz Relações Públicas?
O profissional formado e que trabalha com Relações Públicas geralmente costuma ser conhecido por duas letras, RP.
7. Quanto tempo dura o curso de Relações Públicas? E o de Publicidade e Propaganda?
Ambos os cursos têm duração de 4 anos (8 semestres). Na FECAP, o bacharelado em Relações Públicas está disponível na modalidade presencial, nos turnos manhã e noite, no campus Liberdade, em São Paulo, capital.
A FECAP também disponibiliza aos estudantes a graduação em Publicidade e Propaganda. As aulas são presenciais, nos turnos manhã e noite, também no campus Liberdade.
8. Qual a melhor faculdade de Relações Públicas?
A melhor faculdade de Relações Públicas é aquela que oferece ensino de qualidade e vantagens aos alunos. A FECAP aparece em 2º lugar nas indicações do site Quero Bolsa. De acordo com o portal, 93% dos estudantes recomendam a instituição.
9. Quais são as profissões do futuro?
A Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo – está entre as profissões do futuro. Afinal, todas as empresas precisam de profissionais ligados ao planejamento estratégico, mídia, criação de artes e desenvolvimento de artigos.
Se você gosta de se comunicar e quer estar pronto para o futuro, pode escolher entre Relações Públicas e Publicidade para trilhar a sua carreira.
Raio-X das Relações Públicas: conheça melhor a sua profissão do futuro!
Entender as diferenças entre Relações Públicas ou Publicidade é muito importante para tomar uma decisão mais acertada.
Informe-se muito sobre a profissão pretendida. Converse com pessoas que já trabalham na área e pesquise sobre o mercado de trabalho. Assim você evita ser surpreendido.
Para continuar a tirar suas dúvidas sobre Relações Públicas ou Publicidade, baixe o Raio-X das Relações Públicas e conheça tudo sobre a área: características, mercado de trabalho, habilidades necessárias ao profissional e muito mais!