O curso de Ciências da Computação oferece inúmeras oportunidades para quem gosta de tecnologia e de Ciências Exatas. Afinal, as especializações ligadas a áreas tecnológicas podem ser consideradas as profissões do futuro.

Se você se interessa pelo assunto, esse pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Isso porque a demanda no setor é crescente. Gostou da ideia? Então venha com a gente e conheça 4 áreas da Ciência da Computação agora mesmo.

Lista de profissoes do futuro para investir

O que faz um cientista da computação?

Se você pesquisou sobre as profissões do futuro, certamente encontrou as áreas da Ciência da Computação entre elas.

Em linhas gerais, um cientista da computação é um especialista em desenvolvimento de software. Sua formação é voltada para a criação de programas e sistemas, assim como para a solução de problemas por meio de análise e criação de algoritmos.

Objetivos da carreira em Ciência da Computação

Com isso em mente é fácil entender que um profissional formado na área é capacitado para realizar o planejamento, implementação e gestão de softwares e sistemas. 

O principal objetivo desse profissional é encontrar soluções computacionais para problemas dos usuários, das empresas e de eventuais complicações nos próprios sistemas.

Entenda as principais habilidades do cientista da computação

Tudo isso significa que o cientista da computação consegue criar desde as ferramentas mais simples para uso doméstico até sistemas complexos em grandes empresas.

Para tanto, é necessário ter visão estratégica e global, ter facilidade para atuar em equipe e em Ciências Exatas, como lógica, pensamento computacional e matemática.

Em quais áreas os profissionais de Ciência da Computação podem atuar?

Quem deseja trabalhar com Ciência da Computação vai encontrar muitas possibilidades para atuar. Isso porque a cada dia que passa o mundo se torna mais tecnológico e as demandas do mercado aumentam.

Como é possível perceber, são muitas as possibilidades de trabalho para um bacharel em Ciência da Computação. Confira a seguir algumas das mais conhecidas.

1. Cientista de Dados

Hoje em dia os dados são considerados o novo petróleo. A partir das informações certas é possível mapear o comportamento de clientes, direcionar ações e garantir resultados mais assertivos com menos esforço.

Os profissionais que atuam nessa área trabalham reunindo e tratando uma grande quantidade de dados que, com o devido tratamento, transformam-se em informações relevantes para negócios e as mais diversas instituições. Eles usam algoritmos de modo a agrupar os dados certos e gerar relatórios claros para empresas e demais contratantes.

Seus talentos são aplicados usando a tecnologia para encontrar tendências, comportamentos recorrentes e apresentar soluções. Por isso, quem trabalha na área tem uma função extremamente estratégica.

2. Desenvolvedor de softwares e aplicativos

Os programadores e os desenvolvedores de software, são os profissionais que criam programas e sistemas. Podem ser plataformas, aplicativos e diversos outros softwares. 

Esses programas são pensados para automatizar processos e garantir uma melhora contínua em organizações diversas. Esses profissionais aprimoram e desenvolvem softwares operacionais e sistemas específicos dentro das corporações.

Contudo, sistemas, programas e aplicativos podem ser feitos por encomenda de acordo com as necessidades do cliente. Neste contexto, podemos incluir até os games.

3. Desenvolvedor em ambiente web

Hoje em dia praticamente todo mundo está conectado à internet de alguma forma. Por isso, um desenvolvedor web é um profissional bastante valorizado. Em regra, ele cria páginas e plataformas para ambientes virtuais. Mas pode abranger um grande leque de atividades.

Essas tarefas abrangem design, layout e inúmeros outros elementos que tornam um website mais funcional. Mas também podem estar relacionadas ao gerenciamento do banco de dados, da conectividade e do mapeamento do fluxo de informações.

4. Analista de sistemas

Essa é a área da Ciência da Computação responsável por unir as necessidades das empresas com os recursos de tecnologia da informação. Os profissionais atuam junto aos inúmeros sistemas para que eles atendam às especificações das empresas e as necessidades que vão surgindo diariamente.

Os analistas têm uma função bastante estratégica e atuam em conjunto com executivos, gestores e líderes. Após as necessidades serem destacadas, eles deverão se unir às equipes técnicas para criar as ferramentas e os recursos necessários para atender à demanda.

Quais as possibilidades de atuação para um Cientista da Computação?

Existem muitas possibilidades de trabalho para um bacharel em Ciência da Computação em diferentes segmentos, que podem ser:

  • empresas privadas;
  • escolas;
  • editoras;
  • entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
  • bancos;
  • agências de marketing;
  • assessorias;
  • hospitais;
  • órgãos públicos;
  • grandes empresas de tecnologia.

Além de atuar como programador, o cientista da computação também pode desenvolver projetos em ambiente acadêmico, criar e gerenciar redes de computadores e atuar com segurança da informação, análise de sistemas, suporte técnico e outras.

Qual a melhor área da Ciência da Computação?

Com o uso cada vez mais expressivo dos dados pessoais e dos recursos tecnológicos, os profissionais ligados à segurança da informação vêm sendo muito demandados.

Um exemplo disso é a lei n. 13.709/18, conhecida como LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados trata, dentre outros aspectos, da proteção aos dados de pessoas físicas contra vazamentos e outros tratamentos indevidos.

Dessa forma, o aumento de fraudes e invasões também está ampliando o mercado para esses profissionais. Bancos, instituições financeiras, plataformas de marketplace e inúmeros outros tipos de empresas precisam se proteger contra esses ataques.

Como trabalhar com Ciência da Computação?

Para se tornar um profissional da área da Ciência da Computação é necessário realizar um curso de graduação. A faculdade costuma ser concluída em 4 anos e é composta por matérias práticas e teóricas. O formando terá o título de bacharel, ao final da formação.

Ter um bom currículo é muito importante para aumentar suas chances de contratação nos primeiros anos de formado. Assim, opte por uma faculdade de qualidade e que tenha foco no mercado de trabalho. 

Além disso, prepare-se bastante e aposte em cursos livres para se manter sempre por dentro das novidades.

Como é possível perceber, todas as áreas da Ciência da Computação estão em expansão de forma progressiva. Por isso, se você deseja seguir uma carreira ligada à tecnologia, essa é uma ótima opção. Basta encontrar uma faculdade de qualidade como a FECAP e se dedicar aos seus estudos. 

Gostou das dicas? Então, confira nosso checklist com os 5 fatores para considerar na hora de escolher uma faculdade.