Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
“Afinal, é melhor fazer faculdade ou curso técnico?” Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que terminam o ensino médio e querem dar continuidade ao aprendizado.
No entanto, não existe uma única resposta para essa pergunta, uma vez que tudo depende dos objetivos que você tem para a sua carreira. Cursar uma faculdade, no entanto, pode abrir mais caminhos profissionais.
Para você saber o que avaliar ao escolher entre faculdade ou curso técnico, leia os tópicos abaixo e saiba mais sobre as modalidades.
Qual é a diferença entre curso técnico e faculdade?
Curso técnico ou faculdade: o que escolher? Para sair desse dilema, convém você saber mais sobre essas modalidades de ensino. Vamos lá?
O que é faculdade?
A faculdade é uma modalidade de curso superior. É bem comum usarem essa palavra, mas na verdade as instituições de ensino superior são divididas em faculdades, centros universitários e universidades. A FECAP, por exemplo, é um centro universitário, com mais infraestrutura e cursos do que uma faculdade.
Para realizá-la, você precisa ter concluído o ensino médio e prestar o vestibular, usando a nota do Enem ou seguindo outro formato proposto pela instituição.
As faculdades (leia-se ensino superior) funcionam de três formas:
Bacharelado
São cursos que formam profissionais com conhecimentos profundos e generalistas em determinada área.
Licenciatura
São voltadas para quem quer trabalhar na área da educação, atuando como professor em escolas de ensino fundamental e/ou médio.
Tecnólogo
É um curso de menor duração, que forma profissionais para atuarem em campos mais específicos de uma grande área.
Como funciona a faculdade?
As faculdades têm duração entre dois e seis anos, dependendo do curso escolhido. Nos cursos, são estudadas disciplinas que fazem com que o estudante tenha conhecimentos aprofundados em determinada área.
Além disso, durante a faculdade, também são realizados estudos e pesquisas científicas, bem como estágios, para colocar as teorias em prática.
O que é curso técnico?
Os cursos técnicos são formações de curta duração e que preparam os profissionais para que atuem em atividades mais práticas e pouco estratégicas.
Para fazer um curso técnico, basta ter o ensino fundamental. Por isso, estudantes do ensino médio podem realizar a formação ao mesmo tempo em que ainda frequentam as aulas da escola tradicional.
Como funciona o curso técnico?
Os cursos técnicos têm duração que variam entre 18 e 24 meses. Eles trabalham disciplinas com conteúdos específicos da área escolhida e têm bastante foco nas atividades práticas.
Para ingressar em um curso desse tipo, basta fazer a inscrição na instituição desejada, sem que seja necessário prestar vestibular.
É melhor fazer faculdade ou curso técnico?
Depende! Os cursos técnicos são uma boa oportunidade para quem pensa em trabalhar em uma função mais operacional e ter uma formação rápida. A faculdade, por sua vez, proporciona salários mais altos e melhores oportunidades de trabalho.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, quem tem um diploma de graduação ganha mais que o dobro de um trabalhos com ensino médio.
Além disso, a faculdade permite que você continue os estudos após a conclusão do curso. Ou seja, você poderá fazer pós-graduações a nível de especialização, mestrado e doutorado.
Conheça os cursos de graduação da FECAP
A FECAP oferece diversas opções de cursos de graduação de excelente qualidade. Entenda, a seguir, quais são eles:
Administração
No curso de Administração, você será preparado para assumir posições de liderança, com visão estratégica em finanças, marketing, contabilidade, operações logísticas, entre outras áreas.
Isso, naturalmente, fará com que você também esteja preparado para empreender e tocar o seu próprio negócio.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de atuar em projetos de transformação digital, desenvolvimento web, aplicativos mobile, internet das coisas, inteligência artificial, segurança da informação etc.
O profissional também pode trabalhar na concepção, análise, projeto, gestão e implementação de sistemas de software e manutenção de sistemas de informação.
Ciência da Computação
O profissional de Ciência da Computação é responsável por desenvolver projetos com foco em tecnologia de qualquer natureza, junto a equipes multidisciplinares.
Fazendo a graduação na área, você poderá implantar sistemas e gerenciar a infraestrutura computacional de organizações públicas e privadas.
Ciências Contábeis
O contador é o responsável pelo controle de receitas, despesas e investimentos, e pelo cumprimento de obrigações fiscais nas empresas.
Ao cursar Ciências Contábeis, você estará pronto para atuar nessa área, que sempre demanda bons profissionais de mercado.
Ciências Econômicas
O profissional que se forma em Ciências Econômicas pode atuar como economista em empresas de diversos segmentos.
Ao fazer esse curso, adquire-se a capacidade de entender por completo as estratégias e planejamentos das atividades empresariais tornando-se, assim, mais apto para fazer projeções realistas.
Publicidade e Propaganda
O publicitário é um profissional com forte perfil dinâmico, comunicativo, estratégico e criativo para participar de todas as etapas que envolvem a promoção de marcas, produtos e serviços.
Na faculdade de Publicidade e Propaganda, adquirem-se conhecimentos em marketing, gestão e visão da comunicação integrada.
Relações Internacionais
Na faculdade de Relações Internacionais, o aluno recebe capacidades de diplomacia e intermediação de conflitos.
Além disso, ganha conhecimento de mercado e aptidão para assumir posições de liderança, gerenciando equipes e realizando planejamentos estratégicos.
Relações Públicas
O relações-públicas é o responsável pela gestão de imagem e da comunicação das empresas.
Para isso, planeja a comunicação institucional e as estratégias de relacionamento com públicos internos e externos das organizações. As formas como isso é realizado são estudadas na faculdade de Relações Públicas.
Secretariado Executivo
Na faculdade de Secretariado Executivo estudam-se assuntos de assessoria empresarial, organização de agenda de executivos, planejamento e execução de eventos.
Além disso, o aluno tem aulas que proporcionam o embasamento em três línguas: português, inglês e espanhol.
Vantagens de estudar na FECAP
Estudar na FECAP é bastante vantajoso! Confira alguns dos principais benefícios que você terá ao cursar faculdade em nossa instituição:
- segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), somos o Melhor Centro Universitário do Estado de São Paulo;
- contamos com professores de alto nível, todos mestres ou doutores;
- oferecemos o programa International Office, uma mentoria educacional para cursos no exterior;
- a Biblioteca FECAP conta com mais de 60 mil exemplares no acervo;
- realizamos investimento aplicado em infraestrutura, como laboratórios, estúdios e sala de estudo;
- organizamos eventos acadêmicos;
- incentivamos organizações estudantis;
- prestamos auxílio à iniciação científica;
- oferecemos opções de bolsas e parcelamentos;
- nosso ingresso é facilitado.
Já decidiu se vai fazer faculdade ou curso técnico? Caso tenha escolhido o curso superior, não deixe de saber mais sobre as graduações da FECAP. Acesse o nosso site e confira!