Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Está pensando em fazer um dos cursos da área de Comunicação? Pois saiba, então, que essa área é mais ampla do que parece.
Há pelo menos quatro graduações mais buscadas nesse ramo: Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Produção Multimídia.
Cada um deles tem suas particularidades. Por isso, nesse post vamos explicar um pouco delas.
Acompanhe para descobrir qual curso tem mais a ver com você.
Cursos na área de Comunicação
Os cursos de Comunicação fazem parte da área do conhecimento de Ciências Humanas.
São ideais para pessoas que:
- são comunicativas;
- têm facilidade de se relacionar com outras pessoas;
- se interessam em estudar o comportamento humano e as causas sociais;
- gostam de ler, afinal, boa parte das disciplinas é teórica;
- têm facilidade de escrever;
- se interessam por cultura de maneira geral;
- têm afinidade com conteúdos de História, Geografia e Português.
Há opções de tecnólogos e de graduação. Esse último tipo costuma ser mais procurado pelos estudantes, pois é mais abrangente.
Normalmente, os cursos superiores têm duração de quatro anos. A conclusão está condicionada a aprovação nas matérias e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
Os estágios profissionais não costumam ser obrigatórios, mas são recomendados para desenvolvimento pessoal.
Entenda um pouco mais sobre os 4 cursos mais comuns:
Jornalismo
A graduação em Jornalismo é uma das mais antigas da área da Comunicação.
É ideal para quem deseja trabalhar em veículos de comunicação, como rádio, jornais e TV. Além disso, capacita o profissional para atuar na produção de conteúdo.
Essa carreira passou por muitas transformações nos últimos anos. Os meios de comunicação tradicionais perderam sua força e abriram espaço para os canais digitais.
O novo jornalista está apto a:
- produzir conteúdo para redes sociais;
- atuar no marketing;
- trabalhar em veículos de comunicação;
- atuar em assessoria de comunicação integrada;
- atualizar conteúdo em canais online.
Relações Públicas
O curso de Relações Públicas é o mais estratégico entre os quatro citados. É recomendado para quem deseja trabalhar desenvolvendo táticas de comunicação para marcas.
Como o nome já adianta, essa é uma área que requer aproximação e relacionamento com diversos públicos.
O relações públicas é o profissional responsável por:
- desenvolver ações de comunicação interna;
- mapear os públicos da empresa e se relacionar com eles;
- produzir conteúdo para canais digitais;
- atuar em assessorias de imprensa;
- coordenar ações de assessoria de comunicação;
- gerir os demais profissionais de comunicação em projetos de comunicação integrada.
Essa é a atividade ideal para quem interesse em trabalhar na área de gestão da comunicação.
Há diversas vagas voltadas para liderança. Isso acontece porque todos os cursos esse é o mais estratégico e ligado à gestão das empresas.
Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda é voltado, principalmente, para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
O objetivo do publicitário é desenvolver ações que divulguem e vendam novos produtos e serviços. Seu trabalho é atrair a atenção dos consumidores gerando mais fidelidade à marca.
O publicitário pode:
- trabalhar em agências de Publicidade e Propaganda;
- coordenar departamentos de marketing;
- desenvolver campanhas educativas;
- atuar em setores de publicidade de veículos de comunicação;
- trabalhar com venda de mídia online e offline;
- criar ações de conscientização sobre causas de interesse social.
Para ter sucesso nessa carreira, é preciso ser criativo e estar sempre antenado ao que acontece no mundo.
De todas as quatro áreas, essa é que exige mais inovação e dinamismo para crescer profissionalmente.
Produção multimídia
O curso de Produção Multimídia é relativamente novo quando comparado aos demais.
Como o próprio nome adianta, capacita o recém-formado para produzir conteúdo em formatos multimídia. Boa parte das disciplinas está voltada para os canais digitais.
O profissional desta área pode:
- desenvolver projetos culturais com apoio de recursos multimídia;
- atuar na produção e gravação de conteúdos para TV;
- trabalhar com conteúdos de áudio em rádio e produtoras independentes;
- desenvolver projetos digitais em diferentes formatos;
- captar recursos para viabilizar novas ideias;
- dar apoio a campanhas publicitárias e de relações públicas.
Esse é um campo em expansão, uma vez que há programas de incentivo à cultura governamentais e empresariais. Essas iniciativas têm injetado mais recursos para produções independentes.
Qual é o ideal para mim?
Depois desse breve resumo sobre os cursos na área de Comunicação, você pode estar se perguntando qual combina com você.
Se essa resposta não vem imediatamente à sua cabeça, não se preocupe. Escolher uma profissão é uma decisão que requer tempo e planejamento.
Analise com cuidado pontos como:
- oportunidades do mercado de trabalho;
- faixa salarial média;
- potencial de crescimento da área;
- rotina de tarefas.
Se mesmo diante dessa lista de itens, você não se der por convencido ainda há alternativas. Procure um teste vocacional para descobrir quais profissões têm mais proximidade com o seu perfil.
Está curioso para saber mais as carreiras de Comunicação? Clique neste link e descubra as diferenças entre Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.