Se você já teve curiosidade em saber o que faz um Relações Públicas, chegou ao lugar certo.
Neste post, vamos apresentar as possibilidades de carreira da área e as habilidades exigidas. Fique atento para entender tudo e sanar suas dúvidas de uma vez por todas.
Acompanhe para saber mais!
O que faz um Relações Públicas?
O profissional de Relações Públicas, também conhecido como RP, é responsável por gerir a comunicação entre negócios e seus públicos. Colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes são alguns exemplos disso.
O papel do RP é mergulhar a fundo nas pesquisas sobre cada grupo para poder entender suas dores e necessidades. A partir disso, deve traçar estratégias assertivas para atingir os objetivos da organização.
Muitas vezes, essas táticas estão ligadas a construção da reputação de uma empresa ou de uma entidade sem fins lucrativos. Ou seja, à forma como as pessoas percebem uma marca.
Quanto maior a autoridade do negócio em questão, mais imune ele estará a oscilações de mercado e crises de imagem.
Áreas mais promissoras
Concluir a graduação em Relações Públicas abre diversas possibilidades para o universitário.
Este é um campo de atuação profissional muito vasto e com oportunidades que requerem muitas habilidades técnicas e comportamentais.
Cons das atividades que mais atraem recém-formados.
Organização de eventos
Foi-se o tempo em que uma festinha na empresa era uma simples comemoração improvisada no setor. Os eventos ganharam um caráter muito estratégico nas últimas décadas.
Seja qual for o motivo do encontro, é preciso ter um propósito bem claro. Isso permitirá mensurar os resultados após a sua conclusão.
O papel do Relações Públicas é mapear as características do público-alvo. A partir disso, ele busca alternativas para tornar o evento mais efetivo e atraente.
O foco aqui está em construir uma experiência diferenciada para os participantes para que os eventos sejam inesquecíveis. Por isso, cada detalhe é tão importante.
Assessoria de imprensa
Manter um relacionamento próximo entre uma marca e os meios de comunicação pode ser decisivo para o seu crescimento. A assessoria de imprensa é a maneira mais tradicional de fazer com que essa ideia saia do papel.
O assessor de imprensa deve identificar quais assuntos relacionados à marca são de interesse público. Isso servirá de base para construir suas estratégias a partir daí.
Para tanto, pode desenvolver técnicas como encontros de relacionamento e redação de press releases, por exemplo.
Essa é uma carreira que exige constante aproximação com jornalistas e influenciadores digitais. Para se dar bem na carreira, é preciso ser desinibido e focado no resultado esperado.
Assessoria de comunicação
A assessoria de comunicação é um processo mais amplo do que a assessoria de imprensa. Trata-se de uma área focada em atender as necessidades da marca como um todo – do relacionamento com clientes aos parceiros.
O assessor de comunicação é o profissional responsável por desenvolver um plano de comunicação estratégico para o negócio. Este documento deve conter as diretrizes da comunicação interna e externa para o próximo ano. Além disso, deve deixar claro o que é esperado como resultado.
Essa é uma área extremamente estratégica que exige que a pessoa seja dinâmica, criativa e tenha boa capacidade de análise.
Pesquisa de mercado
Empresas voltadas para resultado têm como princípio o levantamento de dados para a tomada de decisão. Isso só é possível graças à aplicação de pesquisas de mercado.
Esses levantamentos podem ter objetivos variados. Contudo, há uma coisa em comum: é preciso gerar respostas para as hipóteses levantadas por quem propôs a pesquisa.
Como o trabalho do Relações Públicas é bem estratégico, a profissão é perfeita para quem quer atuar nesta área.
O ramo de pesquisas tem crescido nos últimos anos e atraído mais RPs. Quem quer se especializar nesta área, tem grandes chances de sucesso.
Marketing
O trabalho estratégico do Relações Públicas é complementar à atuação do departamento de marketing.
Os times de marketing são focados em atrair mais clientes em potencial e gerar vendas, Já o de de RP quer ativação de valor. Ou seja, o propósito é que os públicos-alvo notem a relevância da marca para suas vidas.
Assim, é fácil perceber que a geração de autoridade, apesar de intangível, é capaz de contribuir para aumentar das vendas.
Relações Públicas e analistas de marketing deveriam pensar juntos as suas ações para que o trabalho realmente dê resultado.
Agora que você já sabe o que faz um Relações Públicas, está mais fácil decidir ou não pela profissão.
Encontrar a sua vocação pode ser um processo demorado, porém, é extremamente recompensador. Quem trabalha com o que realmente gosta tem mais chances de ser bem-sucedido e chegar a um estado de excelência.
Gostou das dicas e quer saber mais sobre a área? Descubra tudo sobre Relações Públicas clicando neste link.