Você já ouviu falar sobre o trabalho de uma agência de Relações Públicas? Esse tipo de serviço é bem estratégico e está cada vez mais em alta no mercado.

Boa parte dos universitários que se formam em Relações Públicas acabam tendo algum tipo de experiência neste setor. Por isso, vamos dedicar esse post para explicar melhor do que ele se trata.

Acompanhe até o final para saber mais sobre o assunto.

Qual o trabalho de uma agência de Relações Públicas?

Durante muitos anos, as agências de Relações Públicas foram conhecidas como assessoria de imprensa. Isso porque o trabalho dessas empresas era gerar mídia espontânea para os seus clientes em veículos de comunicação tradicionais. 

Porém, com a mudança do comportamento das pessoas causada pela internet, os profissionais tiveram que reinventar a forma de trabalho

As ações estratégicas passaram a ser direcionadas também para redes sociais e portais de notícias. Uma das formas de fazer isso é promover parcerias com influenciadores digitais que façam sentido para o negócio.

Assim, é fácil entender o trabalho de uma agência de Relações Públicas. Ele se tornou ainda mais estratégico e relevante do que antes.

Quem trabalha em uma empresa como essa tem como desafios:

  • mapear quais são os públicos-alvo da marca em questão;
  • identificar quais os pontos fortes e fracos da empresa;
  • planejar ações para que gerir a reputação da marca;
  • gerenciar possíveis crises;
  • engajar os públicos em torno do produto ou do serviço;
  • gerar informações relevantes para a sociedade para criar uma boa relação com veículos de imprensa em geral.

ACESSAR MATERIAL

Como funciona o trabalho?

O trabalho de uma agência de Relações Públicas passa por diversas etapas para chegar ao resultado esperado.

Entenda quais são elas:

Diagnóstico

Funciona como um raio X da empresa revelando todos os seus diferenciais e as suas fragilidades.

O papel do Relações Públicas nessa etapa é mergulhar a fundo no entendimento do problema. Para isso, pode usar ferramentas como pesquisas, entrevistas e grupos focais para levantar os dados que precisa.

Este é o momento de investigação das reais causas e consequências do problema apontado.

Entenda como é o trabalho de uma agência de Relações Públicas

Planejamento

Com os dados em mão, é hora de começar a pensar em alternativas para resolver o problema. 

O planejamento é composto por um conjunto de ações que visam alcançar o resultado final. Cada uma delas deve ter um prazo e um objetivo claro para que seja mensurável ao término.

Esta é uma fase muito estratégica que deve ser pensada com cuidado e técnica.

Execução

Depois de definir o plano tático, é hora de começar a executar o planejamento. Isso permitirá que o processo desenhado seja validado na prática.

Várias técnicas podem ser empregadas para alcançar as metas estabelecidas. Conheça alguns exemplos:

  • press-releases para a imprensa;
  • encontros de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais;
  • promoção de eventos;
  • distribuição de press kits;
  • criação de material gráfico;
  • novo posicionamento digital.

Mensuração de resultado

Como é o trabalho de uma agência de Relações Públicas

Sem medir resultado é impossível saber se o seu planejamento foi efetivo ou não. Portanto, essa é uma das partes mais importantes de todo o processo de trabalho da agência de Relações Públicas.

Como as atividades deste ramo muitas vezes parecem intangíveis, a avaliação dos resultados permite materializar o que foi alcançado.

Uma das técnicas mais empregadas para medir resultado é calcular o Retorno sobre Investimento (ROI).

O que posso esperar de uma agência de RP?

Já que estamos falando sobre resultado, é hora de deixar claro o que clientes e colaboradores podem esperar.

Em se tratando dos clientes, vale esclarecer que o trabalho de Relações Públicas dá resultado em médio e longo prazo. 

Tratam-se de atividades com foco em branding e construção de reputação, ou seja, ativos intangíveis. Quem começa a investir nesse tipo de serviço desde o começo da empresa tem mais resistência a fases turbulentas.

Já se o assunto são os colaboradores, pode-se esperar muito aprendizado e possibilidade de crescimento. 

A maior parte das agências costuma ter ambiente bem dinâmico, o que faz com que elas sejam verdadeiras escolas práticas. 

Como você pode perceber, uma agência de Relações Públicas tem papel estratégico e complementar às ações de marketing.

Trabalhos bem feitos podem levar as marcas a um novo patamar de negócio, estando mais imune às crises.

E aí? Quer descobrir tudo sobre Relações Públicas? Clique neste link e saiba mais.

QUERO SER EMPREENDEDOR!