Os empreendedores de sucesso estão se multiplicando pelo mundo! E não é à toa. 

O mercado de trabalho atual, cada vez mais dinâmico e instável, tem se mostrado um terreno fértil para quem quer ter o próprio negócio. 

O empreendedorismo abre portas para colocar aquelas boas ideias em prática. Uma grande chance para agir fora da caixa, com criatividade, coragem e irreverência.

Continue a leitura e conheça 6 empreendimentos de sucesso para você se inspirar.

Crise causada pela pandemia aumenta o número de profissionais com negócio próprio no país

Com a crise causada pela pandemia, ter o próprio negócio se tornou uma alternativa de trabalho para muita gente. 

O número de empreendedores cresceu no Brasil e hoje já somam mais de 52 bilhões de profissionais. É o que aponta o levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor, o maior estudo unificado de atividade empreendedora no mundo.

Mais do que alternativa de geração de renda: autonomia, criatividade e engajamento social

O empreendedorismo é uma forma de geração de renda autônoma e por isso tem atraído tantos profissionais pelo mundo. Principalmente aqueles que precisam se reinventar ou se virar sozinhos em plena pandemia.

Esse nicho de mercado oferece a possibilidade de gerir o próprio negócio. Atuar a partir da própria força de trabalho, sem precisar, necessariamente, de agentes externos.

Mas não para por aí…

O empreendedorismo abre portas para a construção de uma carreira autêntica e livre. Dá a possibilidade de colocar aquele projeto dos sonhos em prática e oferecer algo que seja realmente útil para a sociedade.

Empreendedores de sucesso: confira 10 nomes de peso no mundo dos negócios

Como você pode perceber, ter o próprio negócio pode ser um caminho promissor e os empreendedores de sucesso estão aí para comprovar.  

Confira a  lista que preparamos para você com 10 grandes nomes do empreendedorismo mundial. Veja a seguir!

  1. Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza
  2. Cristina Boner, da Globalweb
  3. Reed Hastings, da Netflix
  4. Marc Randolph, da Netflix
  5. Jeff Bezos, da Amazon
  6. Silvio Santos, do SBT
  7. Bill Gates, da Microsoft
  8. Steve Jobs, da Apple
  9. Larry Page, do Google
  10. Walt Disney, da Disney

6 cases de empreendedores de sucesso para se inspirar

Para se dar bem no mundo do empreendedorismo é preciso pensar “fora da caixa”. 

Arriscar novos caminhos e colocar em prática aquela ideia aparentemente louca ou mirabolante. Basta analisar os cases de sucesso para perceber que irreverência e criatividade são palavras de ordem.

Continue a leitura e confira 6 cases de empreendimentos de sucesso selecionados da lista anterior para você se inspirar.

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das redes de comércio mais importantes do Brasil.

Fundada em 1957 por Luiza Helena Trajano, que também é membro do Conselho Consultivo da FECAP, a empresa foi pioneira na criação das lojas virtuais. Além de facilitar as compras com a opção online, as plataformas simplificaram a comunicação com a empresa, aproximando o público e os funcionários.

O empreendimento ganhou notoriedade pelo mundo graças a sua inovação, modernidade e proximidade com consumidores e servidores.

2. Globalweb

A Globalweb é referência mundial no ramo de Tecnologia da Informação.

Fundada em 2010 por Cristina Boner, a primeira revendedora do Windows no Brasil, a empresa é parceira exclusiva da plataforma Data Center “CoreSite”.

Cristina Boner é uma empreendedora visionária reconhecida e que serve de inspiração para muitos profissionais.

3. Daminhacor

Daminhacor é um empreendimento inovador dedicado ao público negro.

Criado em 2018 por Maurício Delfino e Michele Eduardo, a iniciativa surgiu da identificação de uma necessidade até então não atendida: produtos voltados para cabelos crespos, afro e black. Mais especificamente toucas de natação, maquiagens, entre outros.

A partir daí, foi criada Daminhacor, um sucesso de mercado. O empreendimento expandiu e hoje já conta com linhas de maquiagem e outros produtos exclusivos para o público negro.

4. Amazon

A Amazon foi criada em 1995 por um norte-americano visionário chamado Jeff Bezos.

Com o rápido crescimento do número de internautas nos EUA, o empreendedor identificou uma mina de ouro ainda não explorada: uma livraria virtual.

Bezos abandonou seu trabalho de executivo em um banco de investimentos de Wall Street e criou o e-commerce de livros Amazon. Atualmente, o site conta com mais de um milhão de títulos disponíveis, serviço 24 horas e diferentes opções de entrega. E não se restringe apenas ao comércio de livros: hoje, o site vende uma infinidade de produtos.

5. iTunes

O iTunes é a maior plataforma de venda de músicas online dos EUA.

Seu idealizador é ninguém menos do que Steve Jobs, CEO da Apple, outro grande visionário do mundo do empreendedorismo.

No fim dos anos 1990, os grandes selos da indústria fonográfica enfrentavam a batalha contra os downloads gratuitos de música que cresciam na internet. Foi aí que Steve Jobs viu uma oportunidade de revolucionar o mercado: vender músicas por 0,99 centavos de dólar. 

Seu feito garantiu uma forma de satisfazer a vontade do público de baixar músicas online, sem deixar de pagar pelo trabalho das produtoras.

6. Google

O Google, maior site de buscas na internet, foi criado pelo empreendedor norte-americano Larry Page. Desde pequeno, ele sonhava em fundar a sua própria companhia e quando cresceu resolveu levar o plano a sério.

Fruto de uma visão estratégica de seus gestores, a gigante tecnológica Google revolucionou a forma de pesquisa virtual e alcançou um sucesso surpreendente.

Com a aquisição de empresas de hardware e software, e a criação de subprodutos como o site de vídeos autorais YouTube, o serviço de e-mail Gmail e o sistema operacional Android, o Google se tornou uma das maiores potências do mercado virtual.

A importância da qualificação profissional para se tornar um empreendedor de sucesso

Apesar de o empreendedorismo ser uma forma autônoma de trabalho, não significa que ela não exija qualificação. Muito pelo contrário.

Para gerir o próprio negócio e conseguir exercer as diferentes funções e papéis que um empreendimento demanda, é preciso ter conhecimento dobrado.

Muitas vezes o empreendedor é quem cuida da administração, das vendas e da logística, por exemplo. Por isso, além de jogo de cintura, é preciso ter o know-how necessário.

Invista em cursos e amplie seus conhecimentos e habilidades

Para adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso, o primeiro passo é investir em qualificação.

Atualmente existem uma série de cursos do ensino superior e oficinas de formação para empreendedores. Eles oferecem experiências valiosas, além de contatos e ferramentas que ampliam os horizontes do profissional e aumentam as chances de se dar bem no mercado.

Coloque seus projetos em prática e se torne um empreendedor de sucesso

Gostou do texto?

Com esses diferentes cases de empreendedores de sucesso para se inspirar ficou ainda mais fácil investir no seu próprio negócio.

Lembre-se que irreverência e criatividade são palavras de ordem para quem quer se dar bem no mercado. Fique atento às tendências, pense fora da caixa, coloque suas ideias em prática e confie nos seus instintos.

Aproveite para saber mais sobre o assunto: descubra agora mesmo qual tipo de empreendedor você é!