Na hora de escolher qual profissão seguir, o salário é sempre um tema importante.

Para quem pretende fazer carreira em Relações Públicas, o cenário financeiro é um tanto quanto favorável, com salários de até 30 mil reais.

Por ser uma profissão cada vez mais valorizada no mercado, quem se forma na área conta com boas possibilidades de carreira e atuação. Com nichos de trabalho para todos os gostos e perfis.

Quer saber quanto ganha um Relações Públicas? Continue a leitura e descubra muito mais.

Entenda o mercado de trabalho para os profissionais de RP

Você sabe quanto ganha um Relações Públicas? Antes de responder essa pergunta, vamos contextualizar a situação.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Relações Públicas está cada vez mais aquecido.

Na era da comunicação, a necessidade de estabelecer um diálogo eficiente com o público (consumidores, fornecedores e funcionários) se mostra cada vez mais importante para manter a reputação e o sucesso dos negócios. 

Por isso, os profissionais de RP são cada vez mais valorizados e demandados no mercado.

Possibilidade de carreira em diferentes setores e nichos do mercado

Quem se forma em RP pode fazer carreira tanto no setor público quanto no privado. O profissional pode trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas, organizações ou agências de produção de eventos.

O Relações Públicas é bem vindo em todos os nichos de mercado. E por isso existem oportunidades para diferentes vocações e perfis profissionais.

Conheça 7 áreas de atuação para quem se forma em Relações Públicas

O RP é responsável por zelar pela imagem e reputação das empresas perante o público.

É justamente por cumprir um papel fundamental para qualquer negócio, que esses profissionais podem seguir caminhos diversos e escolher aquele com que mais se identifica.

Continue a leitura e conheça 7 áreas de atuação possíveis para quem se forma em 

Relações Públicas.

1. Eventos: promoção de marcas e serviços

O RP atua na criação, produção e execução de diferentes eventos estratégicos, voltados tanto para o público externo (consumidores) quanto para o público interno (funcionários).

Podem ser feiras, palestras, exposições ou cerimônias corporativas. O objetivo é aproximar os públicos da empresa, além de promover seus serviços e produtos.

2. Comunicação institucional: valores e políticas de organização

O profissional fica responsável pela produção e divulgação de conteúdo com foco nos valores e políticas de organização da empresa. Além de avisos e comunicados internos e externos.

A comunicação institucional pode ocorrer entre empresa e funcionários ou ser direcionada para consumidores, parceiros e fornecedores.

3. Relações governamentais: comunicação estratégica

Nesse caso, o RP elabora ações estratégicas de comunicação com e para instituições governamentais.

O objetivo é manter a imagem do governo e um bom relacionamento entre diferentes instâncias, sejam elas estaduais ou federais.

4. Cerimonial e protocolo: construção de imagem pública

O RP atua no desenvolvimento de orientações comportamentais para construção da imagem pública.

É ele quem faz a criação e o compartilhamento de protocolos de etiqueta para porta-vozes de organizações, empresários e outras figuras de destaque social.

5. Projetos institucionais: parcerias sociais

O profissional cria parcerias estratégias com projetos sociais e outras iniciativas.

Ele tem o foco em projetos que estejam alinhados aos objetivos e valores da empresa.

6. Assessoria de comunicação: porta-voz das empresas

Aqui o RP atua como assessor, responsável pela comunicação entre empresa e público externo, sejam consumidores, fornecedores ou parceiros. Essa área se dedica ao planejamento, produção e divulgação de conteúdos direcionados.

Os profissionais são considerados os porta-vozes da empresa perante o público. Podem atuar em assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e gestão de imagem.

7. Pesquisas de mercado: mapeamento de tendências

Esta é a área dedicada às pesquisas de mercado. O profissional deve ter o foco em comportamento dos consumidores, opinião pública e mapeamento de tendências e públicos em potencial. É um setor estratégico para direcionamento de ações de comunicação.

Afinal de contas, quanto ganha um Relações Públicas?

O salário é sempre um tema importante quando o assunto é a nossa carreira profissional.  

Para quem pretende se formar em Relações Públicas, o cenário financeiro parece favorável.

O salário do RP pode variar de acordo com a qualificação e experiência profissional

A média salarial do profissional formado em RP é de R$4.200,00.

Esse valor sempre pode variar de acordo com a experiência e a qualificação de cada profissional, além do porte da empresa em questão.

O salário inicial de um RP recém-formado, em uma empresa média, é de R$2.504,27. Em um patamar intermediário, o salário fica na faixa dos R$6.000,00 até R$8.000,00. No auge da carreira, o RP pode ganhar entre R$12.000,00 e R$30.000,00.

Diploma de graduação é sinônimo de sucesso: profissionais formados são mais valorizados e melhor remunerados

É fato: os profissionais de Relações Públicas com diploma de curso superior se destacam no mercado de trabalho. E não somente pelo título, mas principalmente pela qualificação.

Quem se forma no curso de graduação, adquire as ferramentas e conhecimentos necessários para atuar com excelência no mercado. Por serem mais qualificados para atender as demandas das empresas, esses profissionais conquistam posições de destaque e recebem salários mais altos.

Registro obrigatório: é preciso ser credenciado no Conselho Regional de Relações Públicas para atuar profissionalmente.

Para atuar profissionalmente como RP é preciso ter o registro no Conselho Regional de Relações Públicas. E para conseguir esse registro, é necessário apresentar o diploma de graduação.

Como você pode perceber, o curso superior é uma questão de necessidade para quem quer uma carreira de sucesso.

Carreira em RP: descubra quanto ganha um Relações Públicas e faça uma escolha de sucesso

Agora você já sabe quanto ganha um Relações Públicas. 

O mercado de RP está em constante crescimento e oferece diferentes possibilidades de atuação. Para quem quer construir uma carreira de sucesso na área, o cenário está favorável, principalmente para quem tem qualificação profissional. 

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