Você está procurando pelo primeiro emprego?
A instabilidade do mercado de trabalho, somada a falta de experiência e uma concorrência aparentemente desleal, tiram o sono de muitos jovens recém-formados.
Esse parece um cenário desanimador para quem acabou de sair da faculdade, mas nada de pânico! Mesmo com pouca ou nenhuma experiência, é super possível encontrar uma boa oportunidade de trabalho.
Atualmente, existem diversas habilidades e competências muito valorizadas no mercado. E que podem chamar a atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego.
Continue com a gente e saiba como se destacar no mercado de trabalho. Boa leitura!
Os desafios do primeiro emprego: concorrência, insegurança e falta de experiência
Conseguir o primeiro emprego pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Porém, não é impossível!
A falta de experiência dos jovens recém-formados faz com eles precisem se esforçar ainda mais para se destacar no mercado de trabalho.
De forma geral, esse “despreparo” não está relacionado somente ao conhecimento técnico, mas também à falta de desenvoltura para vender o próprio peixe.
A imaturidade dos marinheiros de primeira viagem: é preciso estar psicologicamente preparado para encarar o mercado
A insegurança, e até imaturidade, de quem acabou de se formar também pode ser um desafio para os marinheiros de primeira viagem.
Já que, mais do que experiência, muitos recrutadores buscam por profissionais assertivos e psicologicamente preparados. Firmes para atender as demandas do mercado.
São muitos os desafios a serem enfrentados por quem procura pelo primeiro emprego, mas nada que não possa ser superado.
O que os recrutadores avaliam em um candidato na hora de concorrer a uma vaga de emprego?
Na hora de contratar um profissional, os recrutadores buscam por competências, valores e habilidades que estejam alinhadas às necessidades da vaga. E que, muitas vezes, não estão relacionadas somente às competências técnicas.
É claro que o conhecimento técnico também é importante, mas tudo vai depender do perfil da empresa e das demandas relacionadas ao cargo em questão. Já que, em muitos casos, a instituição está até disposta a pagar pela capacitação do profissional.
Você conhece o perfil da empresa e as demandas da vaga que você deseja?
É importante que o candidato saiba onde está pisando e estude bastante a instituição em que a vaga está sendo ofertada. Assim é possível saber se ele se enquadra no perfil da empresa e se as suas habilidades são úteis para o cargo em questão.
Não deixe para descobrir na hora da entrevista: isso certamente será avaliado pelos recrutadores.
Para além da experiência: inteligência emocional é supervalorizada no mercado de trabalho
De forma geral, profissionais com inteligência emocional aguçada são supervalorizados pelos recrutadores. Mesmo que não tenham experiência significativa.
Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e instável, a capacidade de ser resiliente e flexível, por exemplo, pode colocar um jovem recém-formado à frente da concorrência.
Além disso, honestidade, proatividade e disposição para aprender são características muito apreciadas pelos recrutadores.
Checklist: 10 habilidades avaliadas pelos recrutadores na hora de contratar um profissional
Para ajudar você na missão de encontrar o primeiro emprego, fizemos uma lista com as 10 habilidades e competências mais avaliadas pelos recrutadores.
Pegue papel e caneta e tome nota!
- Disposição para aprender
- Resiliência
- Proatividade
- Flexibilidade
- Boa comunicação
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Conhecimento sobre a empresa e as demandas da vaga
- Pontualidade
- Honestidade
- Autoconhecimento
O bom e velho currículo: a importância da ferramenta mais utilizada para conseguir um emprego
O bom e velho currículo ainda é a ferramenta mais utilizada para conseguir um emprego. E para quem acabou de sair da faculdade, mais ainda.
Muitas vezes, esse é o primeiro contato do candidato com a empresa e a porta de entrada para possíveis entrevistas e até contratações. Por isso, é importante caprichar na hora de elaborar o seu.
Um currículo bem feito pode chamar a atenção dos recrutadores e colocar o candidato à frente da concorrência.
A primeira impressão é a que fica: saiba como elaborar um currículo atrativo
Para garantir uma boa primeira impressão e chamar atenção dos recrutadores logo de cara, é importante construir um currículo bem elaborado. Ou seja, que reflita todo o seu potencial para assumir determinado cargo.
Um currículo deve ser claro, objetivo e de fácil leitura, além de apresentar habilidades e competências que estejam alinhadas às necessidades da vaga.
Não tenho experiência profissional, e agora?
Como se trata do primeiro emprego, é provável que você não tenha muito o que falar sobre experiência profissional, mas não importa.
Você pode e deve incluir cursos, trabalhos voluntários, projetos e eventos que participou e que estejam relacionados às demandas da instituição. Todas essas informações são relevantes e podem contar pontos.
O objetivo é deixar claro ao futuro empregador que você não apenas tem as qualificações para desempenhar as funções do cargo, como também tem um grande potencial de crescimento.
Confira 10 dicas para elaborar um currículo para primeiro emprego
Valorizar as próprias habilidades e qualificações é o grande segredo para quem busca pelo primeiro emprego.
Continue a leitura e confira 10 dicas para construir um currículo atrativo e se destacar no mercado de trabalho.
1. Antes de mais nada, seja direto e objetivo
Na hora de elaborar o seu currículo, seja direto e objetivo. Nada de ficar enchendo linguiça.
Vá direto ao ponto e comunique somente o que precisa ser comunicado. Nem para mais, nem para menos.
Um currículo com informações desnecessárias pode ser descartado logo no primeiro momento.
2. Tenha em mente as necessidades da vaga
Tenha sempre em mente quais são as necessidades da vaga.
Esse deve ser o seu guia principal na hora de preencher o currículo. Quanto mais personalizado for, melhor.
Por exemplo, se você tem habilidades com fotografia e está concorrendo a uma vaga no setor de administração, essa informação é dispensável. A não ser que você julgue que ela pode ser útil no seu trabalho. Caso contrário, você pode ser desclassificado.
3. Atenção com as qualificações profissionais: habilidades e competências adquiridas até o momento
Esse é um tópico super importante para os jovens recém-formados e que pode fazer toda a diferença na hora da avaliação dos recrutadores.
Aqui você vai dizer sobre as suas habilidades e competências profissionais adquiridas até o momento.
Antes de preencher, lembre-se da dica anterior e inclua somente as competências que podem ser úteis para a vaga que você está concorrendo.
Essa é a hora de vender o seu peixe e mostrar como o seu trabalho pode ser valioso para a instituição!
4. Formação acadêmica e extracurricular: aproveite para mostrar que está sempre em busca de novos aprendizados
Nesse tópico você vai incluir a sua formação acadêmica, além de cursos, atividades extraclasse e formações extracurriculares. Lembrando que só vale aquilo que tiver certificado ou outro tipo de comprovação formal.
Podem ser workshops, oficinas, palestras, cursos de idiomas ou outro tipo de vivência que tenha somado na sua formação profissional. E que podem contribuir para a vaga em questão.
Mesmo com pouca experiência, o importante é mostrar que você está aberto e disposto a aprender e se qualificar cada vez mais! Esse é um grande diferencial de quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho.
5. Não deixe de citar os estágios: a experiência dos recém-formados
Não deixe de falar sobre as experiências de estágio no seu currículo! E se você ainda não se formou, não deixe de fazê-los! Ainda é tempo!
Na maioria das vezes, os estágios são o primeiro contato dos estudantes com o mercado de trabalho, a primeira experiência profissional. Eles são uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, fazer novos contatos e abrir portas para futuras parcerias e contratações!
6. Lembre-se de incluir os trabalhos voluntários: desenvolvimento humano e profissional
Os trabalhos voluntários são muito valorizados pelos recrutadores e também um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Por isso, não deixe de destacá-los no seu currículo!
Além de ser uma super oportunidade de adquirir experiência profissional, o voluntariado demonstra abertura para aproveitar as oportunidades e se desenvolver de forma humanitária e cidadã. Mesmo que não haja remuneração.
7. Cuidado com os erros de português
Atenção com a escrita e os erros de português.
Essa gafe pode ser usada como recurso eliminatório e você pode perder uma boa oportunidade de emprego. Afinal de contas, ninguém quer contratar alguém que faça um relatório ou escreva um e-mail cheio de problemas de gramática.
Por isso, antes de enviar o seu currículo, peça para mais de uma pessoa revisar o texto. Por mais que você tenha lido mil vezes, um erro ou outro pode acabar passando despercebido.
8. Sinceridade sempre, informações falsas jamais!
Jamais, em tempo algum, minta no seu currículo. Inclua somente informações que podem ser comprovadas.
Falsas informações podem ser facilmente descobertas e, além de queimar o seu filme, podem fechar portas e prejudicar a sua carreira profissional.
9. Informações complementares podem ser um diferencial
As informações complementares são aquelas que não cabem nos tópicos convencionais do currículo, mas podem aumentar as suas chances de conseguir uma vaga de trabalho.
Por exemplo, se você vai concorrer a uma vaga que é preciso viajar ou mudar da cidade e você tem disponibilidade para isso, é importante que você informe. Esse detalhe pode ser decisivo.
Deficiências e necessidades especiais também devem ser incluídas.
10. Atenção com a foto do currículo: item não obrigatório
Foto no currículo não é um elemento obrigatório, a não ser que seja uma exigência da empresa ou de determinada área.
Caso você queira inserir, tenha bom senso e muita atenção com a resolução, ângulo e a luz.
Escolha uma foto o mais neutra possível, que transpareça profissionalismo e simpatia. Nada de filtros, selfies em festas e viagens.
Formação superior: aumente suas chances no mercado de trabalho
Para além da experiência, a formação no ensino superior ainda é a grande chave para se dar bem no mercado de trabalho. Além de dar aquele upgrade no currículo.
Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais qualificados, e é justamente nas faculdades que vamos encontrar as melhores qualificações.
Qualificação profissional para atuar com excelência: novas habilidades, competências, contatos e experiências
A formação acadêmica oferece todas as ferramentas e conhecimentos necessários para o aluno atuar com excelência no mercado.
É uma grande oportunidade para desenvolver novas habilidades e competências, ampliar a rede de contatos, adquirir experiência nos programas de estágio e expandir os horizontes.
Além disso, o ensino superior dá aos estudantes a chance de experimentar, errar e corrigir antes de chegar ao mercado. Tudo isso com a tutoria de mestres e professores experientes.
Os alunos da FECAP, por exemplo, contam com um apoio especial da instituição nessa jornada por meio do FECAP+ Oportunidades, ambiente dedicado a orientar e inserir os estudantes no mercado de trabalho. Legal, né?
Em busca do primeiro emprego? Descubra como se destacar no mercado e construir uma carreira profissional promissora
Gostou do texto?
A busca pelo primeiro emprego é motivo de frio na barriga para muitos jovens recém-formados. O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido e, para quem não tem experiência, essa parece ser uma missão um tanto quanto desafiadora.
Apesar dos obstáculos, é possível conquistar uma primeira oportunidade de emprego. Com um currículo atraente e as habilidades certas, os marinheiros de primeira viagem podem se destacar no mercado e construir uma carreira profissional promissora.
O importante é valorizar as próprias competências e habilidades e estar aberto para desenvolver novas. Conhecer as necessidades da empresa e mostrar para os recrutadores que a vaga é a sua cara!
Quer saber mais sobre o assunto? Confira 7 modelos de currículo para dar um na sua carreira profissional!