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A internet revolucionou a forma como as pessoas fazem muitas de suas atividades. Até poucos anos atrás, era difícil pensar que poderíamos estudar, trabalhar e comprar de forma totalmente online. É nesse cenário que se desenvolve o empreendedorismo digital.

Porém, para se destacar na internet, você precisa ter a mesma visão empreendedora que alguém que abre um estabelecimento físico. É preciso estudar muito, analisar cenários e se dedicar para que a sua empresa digital realmente se destaque.

Você já pensou em ser o dono do seu próprio negócio, sem ter que fazer um grande investimento para isso? Então, você precisa entender mais sobre o empreendedorismo digital. Esclarecemos as principais dúvidas que a galera geralmente têm sobre esse tema. Confira, a seguir!

Teste: Qual tipo de empreendedor você é?

Afinal, o que é o empreendedorismo digital?

O conceito de empreendedorismo digital é simples. Trata-se de um modelo de negócio que oferece produtos ou serviços pela internet. 

Como a explicação é bem ampla, podemos entender que qualquer negócio que seja feito pela internet é considerado empreendedorismo digital.

Por isso, para empreender digitalmente, você não precisa investir em um grande e-commerce, com uma infraestrutura enorme, por exemplo.

A blogueira que dá dicas de maquiagem e é patrocinada por determinadas marcas, é uma empreendedora digital. O mesmo vale para o cara que é afiliado de produtos.

O mercado digital é enorme e há uma infinidade de coisas que você pode fazer. Inclusive, são muitos os estudantes que abrem negócios online e conseguem ter uma boa lucratividade, conciliando o trabalho com os estudos.

Quais são as principais vantagens de ser um empreendedor digital?

Uma das principais vantagens de ser um empreendedor digital é que você não tem um horário fixo para trabalhar. Para os estudantes, esse é um cenário perfeito, já que é possível dedicar mais tempo para a faculdade.

Imagine, por exemplo, um estudante que tem uma lojinha no Instagram ou vende produtos no Mercado Livre. Caso as aulas da faculdade sejam durante o dia, é possível trabalhar a noite, respondendo os clientes, postando os produtos e providenciando as entregas, por exemplo.

Outra vantagem desse tipo de negócio é que nem todo empreendimento virtual demanda investimentos altos. Quem produz livros digitais ou tem um canal no YouTube pode começar a trabalhar com equipamentos que já tem em casa.

Também há o benefício de poder praticar o anywhere office, ou seja, trabalhar em qualquer local. Você não precisará ter um escritório fixo e nem mesmo trabalhar sempre em home office. Coworkings e uma cafeteria, por exemplo, podem servir como espaços para você se dedicar às atividades profissionais.

Quais são as áreas mais promissoras para empreender na internet?

Existe uma infinidade de áreas que podem ser seguidas por quem deseja empreender na internet. Vamos falar brevemente sobre as principais delas, para que você possa se inspirar e criar o seu negócio digital. Veja!

Infoprodutos

Os infoprodutos são qualquer produto digital, que você pode produzir e vender. E-books, palestras, cursos, programas de mentoria, entre outros, se enquadram nessa categoria.

Se você manda muito bem na cozinha, pode organizar um livro digital com as suas receitas ou gravar aulas em vídeo, ensinando como preparar os pratos. Esse material pode ser comercializado na internet.

Há ainda a possibilidade de ser um afiliado de infoprodutos. Nesse caso, você não precisa criar um produto digital, mas sim escolher itens produzidos por outras pessoas e se tornar uma espécie de revendedor.

Se você tem um blog, por exemplo, pode colocar anúncios de infoprodutos na página e receber comissões sobre as vendas feitas a partir dele.

Prestação de serviços pessoais

Uma área que tem crescido muito na internet é a prestação de serviços pessoais. Nesse caso, você precisa escolher um ramo de atuação e oferecer suporte para empresas ou profissionais autônomos.

É possível fazer um trabalho de secretário remoto, organizando agendas, fazendo o controle de e-mails recebidos para uma empresa, etc.

Produção de conteúdo para plataformas

Se você se expressa bem, tem carisma e entende muito sobre determinado assunto, pode produzir conteúdos para plataformas digitais, como blogs e o YouTube.

É claro que, nesse caso, é preciso construir uma audiência e a lucratividade virá em médio e longo prazo. No YouTube, você pode monetizar o seu canal e receber pagamentos, de acordo com a quantidade de pessoas que visualizam os seus vídeos.

Lojas virtuais

Não podemos falar em empreendedorismo digital sem citar as lojas virtuais. São inúmeras as plataformas que você pode encontrar para vender ou revender produtos pela internet.

As suas próprias redes sociais, como o Instagram e o Facebook, podem ser um excelente local para vender. 

Porém, antes de abrir uma loja virtual, é preciso pensar em toda a parte logística do negócio: as embalagens e formas de envio dos itens até a casa dos seus clientes.

Quais são as principais tendências para o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital deve continuar crescendo e se expandir cada vez mais. Porém, se observa um forte movimento para o mercado de nicho, que atende a determinados grupos de pessoas.

Na prática, isso quer dizer que vale mais a pena você vender um produto que atende as necessidades de um pequeno grupo de pessoas, do que comercializar algo que sirva para todo mundo.

Se você vender alimentos, por exemplo, terá uma concorrência enorme. Agora, se vender biscoitos sem glúten para pessoas alérgicas a esse componente, poderá ter muito mais sucesso, já que trabalhará com um mercado de nicho.

Você tem um espírito de empreendedorismo digital? O nosso desejo é que este conteúdo tenha ajudado você a se preparar e conquistar um bom espaço no mercado da internet.

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