A internet revolucionou a forma como as pessoas fazem muitas de suas atividades. At√© poucos anos atr√°s, era dif√≠cil pensar que poder√≠amos estudar, trabalhar e comprar de forma totalmente online. √Č nesse cen√°rio que se desenvolve o empreendedorismo digital.

Por√©m, para se destacar na internet, voc√™ precisa ter a mesma vis√£o empreendedora que algu√©m que abre um estabelecimento f√≠sico. √Č preciso estudar muito, analisar cen√°rios e se dedicar para que a sua empresa digital realmente se destaque.

Voc√™ j√° pensou em ser o dono do seu pr√≥prio neg√≥cio, sem ter que fazer um grande investimento para isso? Ent√£o, voc√™ precisa entender mais sobre o empreendedorismo digital. Esclarecemos as principais d√ļvidas que a galera geralmente t√™m sobre esse tema. Confira, a seguir!

Afinal, o que é o empreendedorismo digital?

O conceito de empreendedorismo digital é simples. Trata-se de um modelo de negócio que oferece produtos ou serviços pela internet. 

Como a explicação é bem ampla, podemos entender que qualquer negócio que seja feito pela internet é considerado empreendedorismo digital.

Por isso, para empreender digitalmente, você não precisa investir em um grande e-commerce, com uma infraestrutura enorme, por exemplo.

A blogueira que dá dicas de maquiagem e é patrocinada por determinadas marcas, é uma empreendedora digital. O mesmo vale para o cara que é afiliado de produtos.

O mercado digital é enorme e há uma infinidade de coisas que você pode fazer. Inclusive, são muitos os estudantes que abrem negócios online e conseguem ter uma boa lucratividade, conciliando o trabalho com os estudos.

Quais s√£o as principais vantagens de ser um empreendedor digital?

Uma das principais vantagens de ser um empreendedor digital é que você não tem um horário fixo para trabalhar. Para os estudantes, esse é um cenário perfeito, já que é possível dedicar mais tempo para a faculdade.

Imagine, por exemplo, um estudante que tem uma lojinha no Instagram ou vende produtos no Mercado Livre. Caso as aulas da faculdade sejam durante o dia, é possível trabalhar a noite, respondendo os clientes, postando os produtos e providenciando as entregas, por exemplo.

Outra vantagem desse tipo de negócio é que nem todo empreendimento virtual demanda investimentos altos. Quem produz livros digitais ou tem um canal no YouTube pode começar a trabalhar com equipamentos que já tem em casa.

Também há o benefício de poder praticar o anywhere office, ou seja, trabalhar em qualquer local. Você não precisará ter um escritório fixo e nem mesmo trabalhar sempre em home office. Coworkings e uma cafeteria, por exemplo, podem servir como espaços para você se dedicar às atividades profissionais.

Quais s√£o as √°reas mais promissoras para empreender na internet?

Existe uma infinidade de áreas que podem ser seguidas por quem deseja empreender na internet. Vamos falar brevemente sobre as principais delas, para que você possa se inspirar e criar o seu negócio digital. Veja!

Infoprodutos

Os infoprodutos são qualquer produto digital, que você pode produzir e vender. E-books, palestras, cursos, programas de mentoria, entre outros se enquadram nessa categoria.

Se você manda muito bem na cozinha, pode organizar um livro digital com as suas receitas ou gravar aulas em vídeo, ensinando como preparar os pratos. Esse material pode ser comercializado na internet.

Há ainda a possibilidade de ser um afiliado de infoprodutos. Nesse caso, você não precisa criar um produto digital, mas sim escolher itens produzidos por outras pessoas e se tornar uma espécie de revendedor.

Se voc√™ tem um blog, por exemplo, pode colocar an√ļncios de infoprodutos na p√°gina e receber comiss√Ķes sobre as vendas feitas a partir dele.

Prestação de serviços pessoais

Uma √°rea que tem crescido muito na internet √© a presta√ß√£o de servi√ßos pessoais. Nesse caso, voc√™ precisa escolher um ramo de atua√ß√£o e oferecer suporte para empresas ou profissionais aut√īnomos.

√Č poss√≠vel fazer um trabalho de secret√°rio remoto, organizando agendas, fazendo o controle de e-mails recebidos para uma empresa, etc.

Produ√ß√£o de conte√ļdo para plataformas

Se voc√™ se expressa bem, tem carisma e entende muito sobre determinado assunto, pode produzir conte√ļdos para plataformas digitais, como blogs e o YouTube.

√Č claro que, nesse caso, √© preciso construir uma audi√™ncia e a lucratividade vir√° em m√©dio e longo prazo. No YouTube, voc√™ pode monetizar o seu canal e receber pagamentos, de acordo com a quantidade de pessoas que visualizam os seus v√≠deos.

Lojas virtuais

N√£o podemos falar em empreendedorismo digital sem citar as lojas virtuais. S√£o in√ļmeras as plataformas que voc√™ pode encontrar para vender ou revender produtos pela internet.

As suas próprias redes sociais, como o Instagram e o Facebook, podem ser um excelente local para vender. 

Porém, antes de abrir uma loja virtual, é preciso pensar em toda a parte logística do negócio: as embalagens e formas de envio dos itens até a casa dos seus clientes.

Quais são as principais tendências para o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital deve continuar crescendo e se expandir cada vez mais. Porém, se observa um forte movimento para o mercado de nicho, que atende a determinados grupos de pessoas.

Na prática, isso quer dizer que vale mais a pena você vender um produto que atende as necessidades de um pequeno grupo de pessoas, do que comercializar algo que sirva para todo mundo.

Se voc√™ vender alimentos, por exemplo, ter√° uma concorr√™ncia enorme. Agora, se vender biscoitos sem gl√ļten para pessoas al√©rgicas a esse componente, poder√° ter muito mais sucesso, j√° que trabalhar√° com um mercado de nicho.

Voc√™ tem um esp√≠rito de empreendedorismo digital? O nosso desejo √© que este conte√ļdo tenha ajudado voc√™ a se preparar e conquistar um bom espa√ßo no mercado da internet.

Quer saber mais? Ent√£o baixe agora mesmo o nosso e-book ‚ÄúComo se tornar um empreendedor de sucesso desde a faculdade‚ÄĚ. O material √© muito interessante e traz boas dicas para voc√™!

QUERO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO!