Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Empreender parece estar na ponta da língua e na cabeça dos universitários. A nova onda de startups atrai cada vez mais pessoas que sonham em ser os próximos a ter sucesso.
A euforia causada pelas notícias sobre investidores anjos pode acabar escondendo um questionamento. Será mesmo que qualquer pessoa tem talento para empreender? Como descobrir qual é a carreira ideal para cada perfil?
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o DNA do empreendedorismo e como identificar se você o possui. Acompanhe para descobrir a resposta.
O que é preciso para empreender?
Nem só de uma boa ideia vive um negócio. É preciso muito mais do que inspiração e criatividade para tirar uma empresa do papel.
Um dos maiores desafios de empreender é transformar o sonho em realidade, concretizando o plano de negócio. Estruturar essa estratégia requer conhecimentos em gestão e entendimento do mercado em que se vai atuar.
O melhor mesmo é buscar ajuda especializada para esclarecer dúvidas que surgirem ao longo do desenvolvimento do seu próprio negócio. Entidades como o Sebrae, por exemplo, dão apoio a quem quer ser empresário, mas não sabe por onde começar.
Tenha em mente que poucas empresas abrem as portas com um quadro de funcionários completo. Por isso, é muito comum que os empreendedores acumulem funções no início.
Empreender requer ousadia e força de vontade. Uma das principais características de quem nasce com esse talento é a automotivação para superar desafios.
O empreendedor é uma pessoa apaixonada por novos projetos e disposta a correr riscos. Afinal de contas, quanto maior a aposta, maior a possibilidade de ganhos ou de perdas, não é mesmo!?
Quando seguir no seu emprego?
Se ter segurança e estabilidade são fatores importantes para você, ter um emprego formal é o melhor caminho.
Saiba que mesmo conduzindo a sua carreira como funcionário, é possível empreender. Isso pode ser feito por meio da criação de projetos no dia a dia.
A habilidade de ver novas oportunidades estando empregado é chamada de empreendedorismo interno. Quem a possui tem grandes chances de crescer na carreira e potencial para chegar a cargos de liderança.
Desenvolver essa competência pode ser uma maneira de aplicar as suas ideias sem correr tantos riscos.
Preparação para o futuro
Seja qual for a sua escolha, empreender ou seguir carreira como empregado, é preciso se preparar como profissional.
Ter um curso superior pode fazer diferença na sua vida, pois ajudará a superar os desafios que estão por vir. Tenha em mente que se qualificar nunca é demais.
Planeje a sua carreira, considerando as habilidades técnicas e comportamentais que você precisará desenvolver. Assim, você será um profissional mais preparado para lidar com qualquer uma dessas duas situações.
Que tal começar a pesquisar sobre cursos de faculdade agora mesmo!? Conheça 4 cursos administrativos e de negócios clicando neste link.