Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
A inteligência emocional envolve mais que “controlar” os sentimentos. Ela inclui saber cuidar, reconhecer e responder corretamente às emoções. Por ser algo tão importante, há vários livros sobre inteligência emocional.
Em plena época de quarentena, é essencial cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar.
Então, que tal usar o tempo livre para desenvolver essa qualidade necessária?
A seguir, veja 5 opções de livros sobre inteligência emocional que você precisa conhecer — e devorar na quarentena!
5 livros sobre inteligência emocional para ler na quarentena
1. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente
Assinado por Daniel Goleman, esse livro é um dos mais conhecidos quando o assunto é gerenciar as próprias emoções. Sua primeira publicação foi em 1995, mas de lá para cá passou por algumas atualizações.
É uma obra que se mantém altamente relevante para entender como lidar com as emoções. O melhor de tudo? Os exemplos práticos são ótimos para se basear.
O que você vai aprender?
Essa leitura ajuda a clarear quais são os mecanismos do nosso cérebro e o que nos faz ter sucesso no trabalho e nos relacionamentos. Quando você dominar essas ferramentas, poderá usá-las a seu favor!
2. Gestão da Emoção
Escrito pelo famoso Augusto Cury, esse é um dos principais livros sobre inteligência emocional — e indispensável na quarentena.
O autor se propõe a falar sobre como desperdiçamos recursos e emoções com certos aspectos que nem deveriam fazer parte da nossa vida.
O que você vai aprender?
Ao longo das páginas, entenderá como tem usado sua energia e onde tem desperdiçado suas emoções. Com os exercícios propostos e novos hábitos, você passará a focar no que realmente importa.
3. Inteligência Emocional 2.0
Outro título famoso, esse livro é assinado por Travis Bradberry e Jean Greaves. Os autores relacionam a inteligência emocional com o novo cenário dinâmico e exigente que vivemos.
A proposta é atualizar conceitos e trazer algo ainda mais moderno e adequado à realidade atual.
O que você vai aprender?
Além de ter a chance de realizar um teste de inteligência emocional, é possível identificar os próprios padrões e fazer exercícios. Com o apoio dos conhecimentos da obra, você desenvolverá essa habilidade do jeito certo.
4. A coragem de ser imperfeito
Escrito pela pesquisadora Brené Brown, esse livro aborda uma questão importante em nossas vidas: a vulnerabilidade.
Ao longo das páginas, temos muitos conceitos explorados, como riscos, incertezas, falhas e autenticidade — tudo em busca do melhor desempenho!
O que você vai aprender?
Esse é um dos melhores livros sobre inteligência emocional para ler na quarentena porque tem uma grande base científica. Você descobrirá os mecanismos que usamos com medo de não sermos bons o bastante e saberá como parar de fugir de suas emoções!
5. Atitude Mental Positiva
Sabia que seus pensamentos também interferem nas suas emoções? É exatamente disso que a obra de Napoleon Hill fala.
As páginas abordam os “lados” do cérebro humano e como eles estão relacionados ao sucesso, à prosperidade e à satisfação.
O que você vai aprender?
Após conhecer os mecanismos, é possível descobrir como usar a atitude mental positiva a seu favor. Além de aprender a gerenciar suas emoções, você saberá como direcioná-las para alcançar seus objetivos!
Livros sobre inteligência emocional: cuide bem da sua mente
Com esses livros sobre inteligência emocional, será mais fácil encarar a quarentena e torná-la útil.
Ao final desse período, você terá desenvolvido uma nova — e importante — habilidade.
Como essa é uma qualidade cada vez mais procurada, veja como está o cenário dos jovens no ambiente profissional e saiba como se destacar!