Independentemente da área em que deseja atuar, é consenso entre todos os estudantes o desejo de trabalhar em uma empresa excelente, com bons salários e um ambiente de trabalho agradável. 

Para se dar bem, no entanto, você precisa desenvolver as habilidades esperadas para um profissional do futuro.

Quanto mais cedo você começar a pensar no seu futuro, melhor estará preparado para ele. Mesmo que ainda esteja no ensino médio ou iniciando um curso de graduação, já deve começar a pensar em sua atuação no mercado de trabalho.

As habilidades do profissional do futuro são necessárias para todas as áreas. E, se você, desenvolvê-las agora, estará um passo à frente dos seus concorrentes. Não vale a pena marcar bobeira, não é mesmo? Por isso, siga a leitura!

As exigências feitas pelas empresas para o profissional do futuro

É bem provável que alguma pessoa da sua família tenha falado em algum momento para você estudar muito para se tornar “alguém” na vida, certo?

Realmente você deve ser dedicado aos estudos, conquistar boas notas da faculdade e ter um excelente desempenho acadêmico. Isso ajudará a abrir portas para o seu futuro.

Mas, apenas isso não é suficiente! As empresas, cada vez mais, buscam profissionais que vão além daquilo que se espera deles. 

É preciso desenvolver habilidades de gestão, de relacionamento interpessoal, comunicação, etc. Somente assim será possível ter destaque no competitivo mercado de trabalho.

Vamos pensar, por exemplo, em uma pessoa que se formou em ciências contábeis. Suponha que ela sabe tudo sobre contabilidade, entende como abrir uma empresa, calcular impostos, fazer declarações das finanças de um negócio, etc.

Porém, não sabe se expressar bem, tem dificuldade em traduzir o seu conhecimento técnico para um cliente, que não entende nada sobre o assunto. Você acha que esse contador terá sucesso ao orientar os empresários que contratarem os seus serviços?

Pode até ser que sim, mas provavelmente terá bem mais trabalho do que uma pessoa comunicativa, concorda? É por isso que desenvolver certas habilidades é tão importante e uma exigência das empresas.

Veja as 5 habilidades que você precisa desenvolver para ser um profissional do futuro

Agora você já entende que existem determinadas habilidades que são muito importantes para o profissional do futuro se dar bem no mercado de trabalho, não é mesmo?

Para que você possa se preparar, vamos apresentar as principais delas, explicando a sua importância e trazendo dicas para desenvolvê-las. Acompanhe!

1. Boa comunicação

Quando uma falha de comunicação ocorre nas empresas, todos os projetos podem ser prejudicados. Isso faz com que sejam gerados conflitos e perda de dinheiro.

É muito importante, portanto, que os profissionais tenham uma boa comunicação para saber como conduzir uma reunião, apresentar e debater ideias, dar feedback aos colegas de trabalho, etc.

2. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade muito necessária nos dias de hoje. Trata-se da capacidade de compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, ao mesmo tempo em que demonstra empatia com outras pessoas.

Desenvolver essa habilidade do profissional do futuro faz com que a pessoa consiga se relacionar bem com os colegas de trabalho. Pode desenvolver uma rotina mais produtiva e conquistar bons resultados no decorrer de sua carreira.

3. Ética

O profissional do futuro também precisa ser ético! Vivemos em uma sociedade muito competitiva e que cria rivalidades entre as pessoas nos mais diversos aspectos.

Isso faz com que muitos profissionais esqueçam dos valores éticos e usem artifícios pouco recomendados para subir de posição nas empresas. Exemplo disso são as famosas “puxadas de tapete” para prejudicar os colegas e se dar bem no mercado.

A falta de ética é bastante prejudicial para as empresas. Quando identificada, pode ser que o profissional que a praticou seja bastante prejudicado. 

Por isso, busque sempre seguir dentro de determinados parâmetros éticos e consiga resultados mais positivos em sua trajetória dentro das empresas.

4. Lifelong learning

Em tradução literal para o nosso idioma, a expressão inglesa “lifelong learning” pode ser entendida como “a vida toda aprendendo”. É justamente isso que as empresas esperam dos profissionais do futuro, a busca constante por qualificação.

As organizações entendem que não basta uma pessoa ter uma formação acadêmica e nunca mais se atualizar. É importante encontrar meios de continuar aprendendo para aprimorar e agregar novidades ao seu currículo.

Fazer cursos de pós-graduação, participar de treinamentos rápidos e workshops, ter o hábito de ler portais, revistas e livros da sua área de atuação. Esses são alguns hábitos que fazem parte de uma rotina de lifelong learning.

5. Respeito à diversidade

Vivemos em uma sociedade que tem muita diversidade! As pessoas têm diferentes raças, religiões, credos, orientações sexuais, ideologias… Tudo isso precisa ser respeitado e é preciso saber conviver em harmonia com quem pensa ou age de forma diferente de você.

Dentro de uma empresa, todos os colaboradores trabalham em prol de algo em comum, e pequenas diferenças precisam ser superadas. 

Você não precisa ser o melhor amigo de alguém com uma ideologia diferente da sua, por exemplo. Mas, precisa respeitar isso e buscar conviver de maneira harmoniosa, para que as atividades dentro da organização não sejam prejudicadas por uma desavença.

E então, tudo certo para desenvolver essas habilidades do profissional do futuro? É claro que você não dominará todas elas de um dia para o outro. O importante é se monitorar e aperfeiçoar, para chegar com tudo no mercado de trabalho.

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