Independentemente da área em que deseja atuar, é consenso entre todos os estudantes o desejo de trabalhar em uma empresa excelente, com bons salários e um ambiente de trabalho agradável. 

Para se dar bem, no entanto, você precisa desenvolver as habilidades esperadas para um profissional do futuro.

Quanto mais cedo você começar a pensar no seu futuro, melhor estará preparado para ele. Mesmo que ainda esteja no ensino médio ou iniciando um curso de graduação, já deve começar a pensar em sua atuação no mercado de trabalho.

As habilidades do profissional do futuro são necessárias para todas as áreas. E, se você, desenvolvê-las agora, estará um passo à frente dos seus concorrentes. Não vale a pena marcar bobeira, não é mesmo? Por isso, siga a leitura!

As exigências feitas pelas empresas para o profissional do futuro

√Č bem prov√°vel que alguma pessoa da sua fam√≠lia tenha falado em algum momento para voc√™ estudar muito para se tornar ‚Äúalgu√©m‚ÄĚ na vida, certo?

Realmente você deve ser dedicado aos estudos, conquistar boas notas da faculdade e ter um excelente desempenho acadêmico. Isso ajudará a abrir portas para o seu futuro.

Mas, apenas isso não é suficiente! As empresas, cada vez mais, buscam profissionais que vão além daquilo que se espera deles. 

√Č preciso desenvolver habilidades de gest√£o, de relacionamento interpessoal, comunica√ß√£o, etc. Somente assim ser√° poss√≠vel ter destaque no competitivo mercado de trabalho.

Vamos pensar, por exemplo, em uma pessoa que se formou em ci√™ncias cont√°beis. Suponha que ela sabe tudo sobre contabilidade, entende como abrir uma empresa, calcular impostos, fazer declara√ß√Ķes das finan√ßas de um neg√≥cio, etc.

Porém, não sabe se expressar bem, tem dificuldade em traduzir o seu conhecimento técnico para um cliente, que não entende nada sobre o assunto. Você acha que esse contador terá sucesso ao orientar os empresários que contratarem os seus serviços?

Pode at√© ser que sim, mas provavelmente ter√° bem mais trabalho do que uma pessoa comunicativa, concorda? √Č por isso que desenvolver certas habilidades √© t√£o importante e uma exig√™ncia das empresas.

Veja as 5 habilidades que você precisa desenvolver para ser um profissional do futuro

Agora você já entende que existem determinadas habilidades que são muito importantes para o profissional do futuro se dar bem no mercado de trabalho, não é mesmo?

Para que voc√™ possa se preparar, vamos apresentar as principais delas, explicando a sua import√Ęncia e trazendo dicas para desenvolv√™-las. Acompanhe!

1. Boa comunicação

Quando uma falha de comunicação ocorre nas empresas, todos os projetos podem ser prejudicados. Isso faz com que sejam gerados conflitos e perda de dinheiro.

√Č muito importante, portanto, que os profissionais tenham uma boa comunica√ß√£o para saber como conduzir uma reuni√£o, apresentar e debater ideias, dar feedback aos colegas de trabalho, etc.

2. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade muito necessária nos dias de hoje. Trata-se da capacidade de compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, ao mesmo tempo em que demonstra empatia com outras pessoas.

Desenvolver essa habilidade do profissional do futuro faz com que a pessoa consiga se relacionar bem com os colegas de trabalho. Pode desenvolver uma rotina mais produtiva e conquistar bons resultados no decorrer de sua carreira.

3. √Čtica

O profissional do futuro também precisa ser ético! Vivemos em uma sociedade muito competitiva e que cria rivalidades entre as pessoas nos mais diversos aspectos.

Isso faz com que muitos profissionais esque√ßam dos valores √©ticos e usem artif√≠cios pouco recomendados para subir de posi√ß√£o nas empresas. Exemplo disso s√£o as famosas ‚Äúpuxadas de tapete‚ÄĚ para prejudicar os colegas e se dar bem no mercado.

A falta de ética é bastante prejudicial para as empresas. Quando identificada, pode ser que o profissional que a praticou seja bastante prejudicado. 

Por isso, busque sempre seguir dentro de determinados par√Ęmetros √©ticos e consiga resultados mais positivos em sua trajet√≥ria dentro das empresas.

4. Lifelong learning

Em tradu√ß√£o literal para o nosso idioma, a express√£o inglesa ‚Äúlifelong learning‚ÄĚ pode ser entendida como ‚Äúa vida toda aprendendo‚ÄĚ. √Č justamente isso que as empresas esperam dos profissionais do futuro, a busca constante por qualifica√ß√£o.

As organiza√ß√Ķes entendem que n√£o basta uma pessoa ter uma forma√ß√£o acad√™mica e nunca mais se atualizar. √Č importante encontrar meios de continuar aprendendo para aprimorar e agregar novidades ao seu curr√≠culo.

Fazer cursos de pós-graduação, participar de treinamentos rápidos e workshops, ter o hábito de ler portais, revistas e livros da sua área de atuação. Esses são alguns hábitos que fazem parte de uma rotina de lifelong learning.

5. Respeito à diversidade

Vivemos em uma sociedade que tem muita diversidade! As pessoas t√™m diferentes ra√ßas, religi√Ķes, credos, orienta√ß√Ķes sexuais, ideologias… Tudo isso precisa ser respeitado e √© preciso saber conviver em harmonia com quem pensa ou age de forma diferente de voc√™.

Dentro de uma empresa, todos os colaboradores trabalham em prol de algo em comum, e pequenas diferenças precisam ser superadas. 

Você não precisa ser o melhor amigo de alguém com uma ideologia diferente da sua, por exemplo. Mas, precisa respeitar isso e buscar conviver de maneira harmoniosa, para que as atividades dentro da organização não sejam prejudicadas por uma desavença.

E ent√£o, tudo certo para desenvolver essas habilidades do profissional do futuro? √Č claro que voc√™ n√£o dominar√° todas elas de um dia para o outro. O importante √© se monitorar e aperfei√ßoar, para chegar com tudo no mercado de trabalho.

Por falar nisso, ao buscar uma vaga de emprego ou estágio, você deve ter uma apresentação de destaque. Podemos ajudar isso com 7 modelos de currículo para dar um up na sua carreira. Acesse agora e encontre uma opção que seja a sua cara!