Quer conseguir bons empregos, ser reconhecido e ter uma vida financeira tranquila? Fique sabendo que essas conquistas pedem uma boa dose de qualificação profissional.

Afinal, as melhores oportunidades de trabalho exigem preparo, conhecimento, competências e habilidades específicas.

Continue lendo o post para entender mais sobre o assunto e descobrir como se qualificar para valer!

Sem tempo para ler o artigo? Escute a narração no player abaixo:

O que é qualificação profissional?

Muitos fatores são capazes de colaborar para a qualificação profissional. 

Isso porque ela nada mais é do que a bagagem acumulada a partir de estudos, diferentes experiências e vivências de mercado.

Tudo o que traz mais conhecimento, tanto teórico quanto prático, ajuda a tornar alguém mais capacitado para exercer certas funções.

Sendo assim, a graduação, as especializações, os cursos de idiomas e de outras habilidades ajudam você a conquistar um alto nível de qualificação profissional. 

Porém, a escolha das melhores opções vai depender da profissão, da área de atuação e de onde você quer chegar.

Por que investir em qualificação profissional?

As vagas de emprego são cada vez mais disputadas. Isso você já deve estar cansado de ouvir, não é?

Portanto, se dá bem quem sabe se destacar e mostrar para os recrutadores que pode oferecer mais do que os outros candidatos. 

Como a exigência é alta, a confirmação da qualificação profissional é que faz uma empresa se sentir segura na hora de contratar um novo funcionário. 

Ou seja, quanto mais qualificado você for maiores são suas chances de conseguir o emprego dos sonhos. 

8 passos para você se qualificar

Veja a seguir as principais dicas para você se tornar o profissional que o mercado tanto procura:

1. Faça uma graduação

O diploma de ensino superior é uma das melhores formas de se preparar para uma carreira de sucesso. E isso vale para todas as profissões.

Apesar de a experiência prática ser importante, é a graduação que dá a base necessária para você se desenvolver. Portanto, esse deve ser o seu primeiro grande passo.

Mas antes de ingressar na faculdade você precisa escolher o curso que tenha a ver com os seus interesses. 

Além disso, faça uma boa pesquisa sobre a instituição de ensino onde você pretende estudar, o time de professores e a grade curricular do curso.

2. Fique ligado no que acontece no mundo

Um bom profissional deve ser atualizado, ou seja, estar sempre em dia com as notícias. 

Isso porque os principais acontecimentos do país e do mundo afetam diretamente o mercado e o dia a dia das empresas.

Sem contar que qualificação profissional também tem a ver com saber manter conversas de qualidade e ter senso crítico.

E, claro, não deixe de ficar ligado no que rola no seu setor de atuação. É uma forma não apenas de acompanhar as tendências como também de encontrar novas oportunidades.

3. Invista em outros cursos

Em relação aos estudos, você não deve ficar limitado à graduação. Investir em outros cursos é mais uma parte importante da sua formação profissional.

Veja quais são os temas do seu interesse para buscar opções de curso. Você pode estudar assuntos que aprofundem seus conhecimentos ou que ensinem novas habilidades úteis para a sua carreira.

Como a oferta é grande, pesquise bastante sobre eles e veja a opinião de outras pessoas antes de se matricular. 

Uma dica é dar preferência aos cursos com certificado. Assim, você dá aquela incrementada no currículo.

4. Desenvolva outras competências

O sucesso da maioria dos profissionais não depende apenas de conhecimentos e habilidades técnicas. Existem outras competências importantes para se dar bem na carreira.

Muitas delas estão ligadas ao comportamento, como as chamadas soft skills. Elas têm a ver com a sua capacidade de comunicação, inteligência emocional, trabalho em equipe, empatia e liderança, por exemplo.

Por isso, vale a pena se preocupar em desenvolver essas habilidades.

Como a maioria exige uma mudança de mentalidade, é preciso trabalhar essas qualidades constantemente até que elas se tornem parte de você.

Qualificação profissional - idioma

5. Estude outro idioma

Se você ainda não fala uma segunda língua, comece a estudar para não ser passado para trás.

Em diferentes áreas, ser fluente em inglês é uma exigência. As maiores empresas estão presentes em vários países e toda a comunicação é feita em inglês.

Por isso, é bom você dominar o idioma para não correr o risco de perder uma boa oportunidade ou passar vergonha em uma reunião importante.

Além da língua inglesa, vale a pena estudar outros idiomas. Se a empresa em que você gostaria de trabalhar conta com outras unidades na América Latina, por exemplo, falar espanhol é uma boa.

6. Participe de eventos da área

Outra forma de se qualificar profissionalmente é por meio da participação em feiras, congressos, palestras, entre outros eventos da sua área.

Você pode aprender muito mais do que imagina nesses espaços. Afinal, eles costumam contar com a presença dos maiores nomes do mercado. É onde você também fica sabendo das novidades do setor.

Ainda, os eventos são os lugares perfeitos para fazer networking. Ou seja, conhecer gente nova e aumentar sua rede de contatos profissionais.

7. Consuma conteúdo útil

O tempo todos somos bombardeados de informações vindas de todos os lados. Com isso, fica difícil filtrar as que são mais importantes.

Mas saiba que você pode usar a internet e as redes sociais a seu favor para consumir bons conteúdos de forma descontraída.

Veja quem os profissionais de referência tanto na sua área quanto no mundo dos negócios e comece a seguir essas pessoas nas redes sociais.

Vale também assinar as newsletters de portais relevantes da sua área para receber os conteúdos quentes em primeira mão. 

8. Atualize seus conhecimentos

Não cometa o erro de pensar que você já sabe o suficiente. Faça com que a busca por qualificação profissional se torne um hábito constante na sua vida.

Do contrário, a competição do mercado pode acabar engolindo você. Com isso em mente, tenha consciência de que a graduação é só o começo.

Conforme você ganha mais experiência de mercado, a tendência é migrar para uma determinada área. Assim, fazer uma segunda graduação ou uma especialização é uma ótima pedida para aprofundar os conhecimentos.

Qualificação profissional: dê o start na sua jornada

Viu como a qualificação profissional ajuda você a ter uma carreira de sucesso? Comece a colocar essas dicas em prática e chegue com tudo no mercado de trabalho.

Ainda não sabe qual carreira escolher? Confira o jogo das profissões e descubra com qual delas você dá match!

BAIXAR AGORA