Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

A Tecnologia da Informação nunca esteve tão em alta!

No mundo digital, o setor TI se tornou ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, quem se especializa na área tem grandes chances de se dar bem no mercado.

Continue a leitura e saiba porque trabalhar com TI pode ser um investimento de sucesso.

Guia de carreira em ti e analise de sistemas

Tecnologia da Informação e mercado de trabalho: a carreira do presente e do futuro

Você sabia que trabalhar com TI pode ser uma escolha um tanto quanto estratégica?

Em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e informatizado, este setor se tornou peça central para o sucesso de qualquer negócio. E, por isso, a demanda por profissionais da área não para de crescer. 

A Tecnologia da Informação está presente em praticamente todos os nichos do mercado e da vida. E a tendência é que esse cenário se intensifique cada vez mais. 

Empresas aumentam os investimentos no setor de TI

Se antes, o TI era uma área secundária dentro das organizações, hoje as empresas investem cada vez mais alto no setor, disponibilizando vagas para diferentes ramos e especialidades.

Segurança e estabilidade no emprego

É justamente o crescimento na oferta de emprego que faz com que o setor de TI ofereça duas joias bem raras para qualquer profissional: segurança e estabilidade.

Como a Tecnologia da Informação é uma área do conhecimento cada vez mais presente e indispensável em muitos setores do mercado, não faltam oportunidades de trabalho para quem é da área. 

Por isso, mesmo se você perder o emprego, não vai demorar para encontrar outro. Principalmente se você for um profissional qualificado e experiente.

Mas por que o setor de TI é tão importante?

Os profissionais de TI são responsáveis pelo setor de comunicação e armazenamento de dados digitais. Ou seja, cuidam de todo o processo de troca e armazenamento de informações, garantindo que tudo seja feito da forma mais eficiente e segura possível.

Eles também trabalham para otimizar serviços, implementar novas tecnologias e solucionar problemas de conexão entre computadores, programas, equipamentos e usuários. 

Além de zelar pela segurança dos dados e das operações, evitam qualquer tipo de vazamento de informações.

Oportunidades no setor público e privado para quem deseja trabalhar com TI

A cada dia surgem novas especializações, cargos e opções de carreira em TI.

Quem trabalha no ramo pode atuar em diferentes organizações, empresas e iniciativas, dos mais variados segmentos e tamanhos.  

É possível atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, públicas ou privadas. Multinacionais, startups, ONGs, como freelancer ou até criar o seu próprio empreendimento.

Áreas de trabalho possíveis para o setor de Tecnologia da Informação

Os profissionais de TI podem atuar em diferentes áreas de trabalho. Confira a lista de possibilidades a seguir:

  • Infraestrutura
  • Software
  • Banco de dados
  • Desenvolvimento digital
  • Gestão de negócios
  • Segurança da informação
  • Suporte
  • Gerenciamento
  • e muitas outras. 

Continue a leitura e conheça com mais detalhes sobre 6 áreas de trabalho para quem quer fazer carreira em Tecnologia da Informação.

1. Segurança da Informação: prevenção e proteção de dados

Quem se dedica a esta área é responsável por garantir a segurança de toda a rede corporativa. Ou seja, criar sistemas de prevenção e proteção de dados e informações. 

O profissional de segurança da informação faz o monitoramento das redes para detectar possíveis violações ou vazamentos, além de desenvolver estratégias para reverter e recuperar dados em caso de ataques.

2. Administração de banco de dados: interpretação e organização

Os profissionais que se dedicam à administração de banco de dados são responsáveis por interpretar e organizar as informações dos clientes.

Eles alimentam, monitoram, atualizam, analisam e gerenciam os dados utilizados pelas corporações.

3. Desenvolvimento de softwares: programas personalizados

O desenvolvimento de softwares personalizados é uma das principais áreas de atuação dos profissionais de TI.  

A partir de uma sequência lógica de dados, o profissional cria softwares capazes de executar tarefas específicas, de acordo com as necessidades de cada usuário. 

De forma simplificada, o software é um programa que reúne informações sobre como um dispositivo deve funcionar. Pode ser um editor de textos, um programa de envio de mensagem, armazenamento, aplicativo para celular ou planilha eletrônica.

4. Administração de Redes: tecnologia e infraestrutura

Na administração de redes, o profissional é responsável por toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma empresa. Desde o desenvolvimento de softwares à instalação e manutenção dos sistemas operacionais.    

Também cabe ao profissional zelar pela segurança das redes internas. Instalar programas específicos de proteção e armazenamento de dados, configurar e solucionar problemas.

5. Suporte: assistência técnica, treinamento e manutenção

Aliado ao trabalho de desenvolvimento de sistemas também está o de suporte aos usuários.  

O profissional do setor oferece assistência técnica e treinamento para manutenção e atualização de programas. Também atua no desenvolvimento de manuais técnicos sobre o funcionamento de sistemas e ajustes às novas necessidades.

6. Gerenciamento: administração e diagnóstico

De forma geral, o gerente é quem administra as equipes de desenvolvimento de sistemas.

Este profissional deve ter uma visão global de todo o processo de informações de uma empresa. É responsável por diagnosticar problemas relacionados aos sistemas computacionais e propor soluções para tornar os processos mais seguros e eficientes.

Média salarial dos profissionais de TI: um dos setores mais bem pagos do mercado

O segmento de TI é uma das áreas de trabalho mais bem pagas do mercado corporativo. Por esse motivo, é também uma das profissões mais procuradas pelos futuros formandos.

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o salário médio do profissional de TI é de R$5.349,96. Segundo a Catho, esse salário pode alcançar a marca 20 mil reais.

Como você pode perceber, a variação pode ser alta. Tudo vai depender do cargo, experiência e qualificação profissional de cada um. 

Curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: invista em uma qualificação de sucesso

Para se dar bem no setor de TI e construir uma carreira de sucesso, o primeiro passo é investir em qualificação profissional.

O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece todas as ferramentas necessárias para você se destacar no ramo de TI. 

Durante a formação, os estudantes aprendem sobre computação avançada, linguagens de programação e resolução de programas técnicos. Saem preparados para atender as diferentes demandas do mercado e atuar em projetos de transformação digital e desenvolvimento de sistemas de informação.

Trabalhar com TI: o caminho para uma carreira promissora

Agora você já sabe porque trabalhar com TI é a melhor escolha para uma carreira profissional de sucesso. 

A Tecnologia da Informação está em alta no mercado e oferece diferentes possibilidades de atuação. Não faltam boas oportunidades de emprego, mas para se dar bem no setor, é preciso investir em qualificação! 

Saiba mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Baixe gratuitamente o conteúdo completo!

passo a passo para se tornar um profissional inovador