Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Aprender a programar pode ser uma excelente ideia para você, que pensa em conseguir um bom emprego nos próximos anos. Isso porque o mercado da tecnologia está muito aquecido e deve seguir em alta por bastante tempo.
Uma reportagem publicada pela revista “Você S/A” levantou uma estimativa de que, até 2024, serão abertos mais de 421 mil postos de trabalhos criados na área de tecnologia. Muitas dessas vagas serão destinadas a programadores.
Viu como aprender a programar é algo que pode proporcionar um bom futuro? Então, se você tem afinidade com os códigos e linguagens de programação, [b] continue a leitura! [/]
Programador: entenda porque essa é uma das profissões do futuro
Pare e pense! Quantas vezes por dia você acessa sites, usa aplicativos para pedir comida, chamar carros, olhar o seu saldo no banco, entre tantas outras coisas? Sem dúvida, se fossemos parar para contar, esse número seria impressionante, não é mesmo?
A tecnologia está presente em nosso cotidiano de uma forma nunca antes vista ou imaginada. Com o advento de novos recursos, como o 5G e a internet das coisas, isso será ainda mais evidente.
E você, sabe quem está por trás do desenvolvimento de todas essas aplicações tecnológicas? Sim, ele mesmo: o programador.
A área é considerada uma das profissões do futuro! Além disso, há muita demanda por bons profissionais. Não é raro nos depararmos com empresas que simplesmente não conseguem achar colaboradores para preencher as vagas de programação e outras vertentes da tecnologia.
Veja 4 passos para você aprender a programar agora mesmo
A essa altura do campeonato, você já deve ter compreendido que aprender a programar pode proporcionar uma excelente carreira no futuro, certo? Mas como fazer isso? O que é necessário para ser um programador?
Para responder a esses questionamentos, listamos alguns passos importantes para que você comece a aprender a programar agora mesmo. Veja!
1. Escolha uma linguagem de programação por vez para aprender
Para programar, você precisa entender que existem diferentes linguagens de programação. É como se fosse um idioma, como o português, o inglês e o espanhol.
No entanto, estamos falando de “‘línguas” que são faladas em códigos e compreendidas pelos computadores, para que eles executem uma função determinada.
Entre as linguagens de programação mais comuns estão:
- C;
- PHP;
- Java;
- Ruby;
- Python
- JavaScript;
- entre outras.
Apesar de a lógica ser a mesma para todas as linguagens, é importante que você escolha uma das opções por vez para aprender a programar. Assim, você evita confundir conceitos e enfrentar barreiras na curva de aprendizagem.
Uma das melhores linguagens para aprender a programar é a JavaScript. Isso porque ela possui códigos que podem ser escritos em qualquer editor de texto e executados em qualquer navegador.
2. Entenda que a programação é algo que se aprende na prática
A teoria é muito importante para você aprender a programar, mas você somente ficará fera nesse negócio quando começar a praticar para valer.
É a mesma coisa que acontece quando alguém está aprendendo a falar uma língua estrangeira, por exemplo. Nesse caso, se uma pessoa praticar muito e conversar no outro idioma com nativos ou colegas, conquistará a fluência mais rapidamente.
Para aprender a programar é igual. Você precisa de treino e prática, além da teoria. Por isso, sempre que assistir a uma aula ou ler algum material sobre programação, por exemplo, coloque o que aprendeu em prática.
Faça testes em casa, comece a programar pequenos códigos, tente fazer um site simples e vá desenvolvendo suas habilidades.
3. Participe de fóruns online para aprender a programar em grupo
Os programadores são uma das categorias profissionais que mais se ajudam uns aos outros. Na internet, você encontra diversos fóruns desta área, em que os usuários se cadastram e trocam dicas e informações.
Use e abuse desses espaços para esclarecer dúvidas e compartilhar os seus projetos. Você estará, inclusive, praticando o networking e abrindo novos caminhos profissionais
4. Compartilhe os seus projetos com os seus amigos e familiares
Você criou um projeto sozinho, como um site, um cadastro de vendas, uma calculadora ou qualquer outra coisa? Então, agora é o momento de ver o que as pessoas acham disso.
Compartilhe o projeto com os seus amigos, mande para o grupo da família no WhatsApp… Enfim, busque meios para que as pessoas possam acessar e testar aquilo que você desenvolveu.
Esse feedback é muito importante. Durante a carreira de programador, você terá que alinhar os seus projetos às expectativas dos usuários.
Entenda como o ensino superior é importante para quem deseja ser programador
O ensino superior é muito importante para quem pensa em aprender a programar e trabalhar nessa área. No decorrer da graduação, o aluno é treinado por excelentes professores e terá à disposição a melhor infraestrutura para desenvolver o seu aprendizado.
A graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma excelente opção para quem deseja atuar na área. Ele prepara o profissional para trabalhar em projetos de transformação digital, desenvolvimento web, aplicativos mobile, internet das coisas etc.
O curso tem duração média de 2 anos e pode ser a porta de entrada para um futuro promissor na área de tecnologia.
Gostou das nossas dicas para aprender a programar? Nós acreditamos no seu futuro e temos a certeza de que você tem muito potencial para se dar bem nessa área.
Quer saber mais sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Então, baixe agora o nosso infográfico que traz dicas interessantes para quem pensa em seguir carreira na área de TI.