Escolher uma profissão é uma tarefa desafiadora. Por isso, quanto mais você souber sobre a graduação que deseja cursar, melhor. E se você deseja saber tudo sobre Publicidade e Propaganda, está no lugar certo. 

Neste post, vamos fazer um panorama sobre essa área de trabalho e o que você precisa para se dar bem ao realizar esse curso. Continue lendo para descobrir tudo sobre a carreira.

Quem faz Publicidade e Propaganda trabalha com o quê?

Para compreender esse campo de trabalho, em primeiro lugar é necessário saber o que é Publicidade e Propaganda.

Os conceitos de Publicidade e Propaganda já fazem parte do nosso dia a dia. Apesar disso, poucas pessoas sabem diferenciar as duas estratégias. É comum, inclusive, que as palavras sejam consideradas sinônimos.

Como você já deve imaginar, tratam-se de estratégias diferentes, mas complementares. Mas qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

A Propaganda consiste em táticas criadas para divulgar ideias sem fins comerciais. Um exemplo muito fácil de entender é a propaganda eleitoral. Neste caso, vende-se uma filosofia política e não um produto em si.

Já a Publicidade é a vertente destinada à propagação de novos produtos e serviços. As técnicas publicitárias vão desde a distribuição de panfletos até a criação de anúncios online.

Qualquer estratégia criada a fim de aumentar as vendas pode ser chamada de Publicidade.

Ambos conceitos caminham juntos e abrem inúmeras possibilidades para quem quer se aventurar nessa profissão.

O que abrange Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado. Ou seja, prepara o formando para atuar no mercado de trabalho logo após a formatura.

O curso tem quatro anos de duração. Faz parte da área de Ciências Humanas, portanto, inclui o estudo do comportamento social.

Na Publicidade e Propaganda, a grade curricular é ampla e inclui disciplinas técnicas e gerais, que servem como base para a capacitação do publicitário.

O objetivo é formar profissionais com conhecimento multidisciplinar. Ou seja, capazes de exercer diferentes papéis como marketing, gestão e direcionamento estratégico.

Trata-se de uma área de estudo que engloba muitos conceitos de gestão comercial e de vendas. Aliás, quanto maior a integração entre os setores de Publicidade e de marketing, melhores serão os resultados do negócio.

O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?

Como já adiantamos, uma boa parcela das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda está ligada ao comportamento humano.

Entender quais são os hábitos do consumidor e porquê ele toma determinadas decisões é um grande desafio desse profissional.

Portanto, a grade curricular contempla matérias que ajudem a ter noção sobre aspectos humanos e éticos ligados à carreira.

Além disso, inclui conteúdos específicos, essenciais para o dia a dia do publicitário. Alguns exemplos disso são:

  • Marketing;
  • Criação publicitária;
  • Fotografia publicitária;
  • Marketing digital;
  • Pesquisa de mercado;
  • Redação publicitária;
  • Comunicação Integrada;
  • Planejamento de Negócios em Comunicação;
  • Produção audiovisual;
  • Planejamento e gestão de eventos.

Vale lembrar que cada faculdade adota um nome para as disciplinas. Porém, a matriz central do curso é a mesma em qualquer local.

Publicidade e Propaganda: grade curricular da FECAP

O curso de Publicidade e Propaganda da FECAP tem duração de quatro anos, divididos em 8 semestres. Confira a grade de disciplinas!

1º Semestre

  • Fundamentos de Economia;
  • Introdução à Publicidade e Propaganda;
  • Linguagem, Criatividade e Expressão I;
  • Métodos Quantitativos; e
  • Pensamento Contemporâneo.

2º Semestre

  • Business Technology;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Linguagem, Criatividade e Expressão II;
  • Realidade Socioeconômica e Política Brasileira; e
  • Técnicas de Publicidade e Propaganda.

3º Semestre

  • Computação Gráfica;
  • Comunicação Audiovisual;
  • Business English I;
  • Semiótica Aplicada à Publicidade; e
  • Teoria da Comunicação.

4º Semestre

  • Criação Publicitária: Redação e Direção de Arte;
  • Empreendedorismo;
  • Business English II;
  • Planejamento da Comunicação; e
  • Psicologia e Soft Skills.

5º Semestre

  • Comunicação Dirigida e Integrada;
  • Gestão de Mídias Sociais;
  • Marketing Estratégico;
  • Mídia: Conceitos e Aplicação;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Produção Audiovisual – TV; e
  • Projeto Experimental de Comunicação I.

6º Semestre

  • Arte e Comunicação;
  • Ética e Legislação Publicitária;
  • Planejamento de Mídia;
  • Planejamento e Gestão de Eventos;
  • Produção Audiovisual – Rádio;
  • Projeto Experimental de Comunicação II; e
  • Storytelling e Branded Content.

7º Semestre

  • Análise de Dados em Comunicação;
  • Branding;
  • Orientação de Projetos em PP I;
  • Planejamento de Mídia Digital; e
  • Projeto Experimental de Comunicação III.

8º Semestre

  • Eletiva;
  • Fotografia;
  • Marketing Internacional e de Nicho;
  • Orientação de Projetos em PP II;
  • Projeto Experimental de Comunicação IV;
  • Tópicos Avançados em Publicidade; e
  • Trade Marketing.

Quais conteúdos são aprendidos no curso de Publicidade e Propaganda?

Já deu para ter um spoiler de como a graduação de Publicidade e Propaganda é voltada para o mercado, certo!?

As disciplinas específicas são aplicadas para que o universitário seja capaz de desenvolver uma campanha do início ao fim. Desde a etapa inicial, de pesquisa de mercado e levantamento de ideias, até a produção das peças publicitárias em si.

Ao longo da graduação, você aprenderá conceitos de gestão de negócios e de comunicação. Eles serão usados como base para qualquer ação desenvolvida no dia a dia da carreira do publicitário.

Uma vertente que tem ganhado cada vez mais espaço na grade de Publicidade e Propaganda são as estratégias digitais.

É impossível falar sobre consumo hoje em dia sem pensar em venda pela internet, seja por e-commerce ou redes sociais. 

Logo, o futuro profissional aprenderá tudo sobre Publicidade e Propaganda online para desenvolver ações e mensurar resultados. 

O que é preciso para se formar em Publicidade e Propaganda?

Para ter o tão sonhado diploma em mãos, o universitário precisa ser aprovado em todas as disciplinas. Além disso, deve desenvolver um projeto de pesquisa nos dois últimos semestres do curso. 

O descumprimento de qualquer dos dois pontos pode adiar a formatura por mais um semestre no mínimo.

Qual o perfil do estudante de PP?

Quando se fala em Publicidade e Propaganda, é muito comum associar o perfil do estudante à criatividade. Ela faz parte sim dos requisitos da área, porém, não é a única habilidade requerida.

Além dela, é preciso ter:

  • empatia;
  • dinamismo;
  • boa comunicação;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • capacidade de análise de dados;
  • visão estratégica;
  • flexibilidade;
  • curiosidade;
  • interesse pelo novo. 

Quem faz Publicidade pode trabalhar com o quê?

À essa altura, você já deve ter notado que a carreira em Publicidade e Propaganda é muito rica em possibilidades.

Por isso, mesmo que você não se considere a pessoa mais criativa do mundo, é possível encontrar uma vaga.

Basicamente há quatro grandes áreas a seguir:

Redação publicitária

Dominar o português é fundamental para quem deseja trabalhar como publicitário. O conhecimento da língua será aplicado na criação de textos para as campanhas.

O redator publicitário pode escrever conteúdos, por exemplo, para:

  • anúncios em redes sociais;
  • chamadas de rádio;
  • propagandas para televisão;
  • outdoors;
  • blogposts.

Criação

Esse é o campo mais conhecido da profissão. Está ligado às atividades de desenvolvimento de peças publicitárias.

Exige conhecimento de ferramentas gráficas, criatividade e estar antenado às tendências de design.

É possível ainda tornar-se diretor de arte, sendo responsável pelo controle de qualidade do trabalho finalizado.

Marketing

Marketing, Publicidade e Propaganda sempre caminharam juntos. Trata-se de uma área em constante ascensão, uma vez que é essencial para a sobrevivência das empresas.

O papel do marketing é cuidar das estratégias de venda de produtos e serviços, gerando mais lucro para o negócio.

Entre suas várias subáreas, a que mais se destaca atualmente é o marketing digital. Saber lidar com o consumidor pela internet é um grande desafio do campo de atuação.

Contato com o cliente

O contato com o consumidor final é fundamental para o sucesso das ações de marketing. Por isso, o publicitário pode atuar diretamente no levantamento de dados sobre o comportamento dos clientes.

Para isso, pode usar tecnologias avançadas como o Business Inteligence e a Big Data. 

FAQ: tudo sobre Publicidade e Propaganda que você precisa saber

Para que você possa esclarecer as suas dúvidas que ainda restaram sobre o curso de Publicidade e Propaganda e para resumir um pouco de tudo o que já falamos, criamos um FAQ com as principais perguntas e respostas sobre essa graduação. Confira!

O que é Publicidade e Propaganda?

Entender a diferença entre Publicidade e Propaganda é importante para os estudantes da área. Ambos os conceitos são complementares, mas apresentam ideias diferentes.

A Publicidade pode ser definida como uma forma de comunicação que busca apresentar um determinado serviço ao público.

Já a Propaganda, por sua vez, tem um caráter mais ideológico e visa transmitir ideias, formas de pensamentos e crenças. 

O que faz um publicitário?

O publicitário é um profissional especialista em criar anúncios e conteúdos voltados para fins comerciais para diferentes mídias, como jornais, revistas, rádio, televisão, redes sociais, blogs, entre outros canais.

Para que tudo isso se concretize, no entanto, não basta saber lidar com os softwares de edição! A elaboração de uma peça publicitária passa por diversos momentos e situações.

Inicialmente, o publicitário precisa fazer uma pesquisa dos públicos que o anúncio pretende atingir. Além disso, é necessário fazer reuniões com os clientes, para identificar qual é a proposta que a empresa pretende passar para os seus consumidores.

Somente com todos esses dados em mãos é que o publicitário poderá criar anúncios que realmente são eficientes. Além disso, também saberá qual é o melhor canal para divulgá-los.

De nada adianta investir em anúncios de rádio, por exemplo, se for identificado que o público-alvo da marca com que se está trabalhando não consome esse tipo de mídia.

Viu como a pesquisa é importante? Essa atividade está muito presente na rotina do publicitário, até mesmo mais do que a criação de anúncios propriamente dita. 

Apenas quando tudo está devidamente pesquisado e analisado é que se começa a “colocar a mão na massa”.

Onde fazer Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda pode ser feito nas principais instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

A FECAP oferece esse curso nas modalidades presencial e semipresencial. Você pode escolher qual das opções julga mais interessante para o seu aprendizado.

Como é o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda?

Quem faz a faculdade de Publicidade e Propaganda pode trabalhar basicamente com quatro grandes áreas: redação publicitária, criação, marketing e contato com o cliente.

O profissional pode direcionar a sua carreira e se aprofundar nos temas e subáreas que julgar mais interessantes ou que têm mais habilidades.

Em que um publicitário pode trabalhar?

O publicitário pode trabalhar em agências de publicidade, no departamento de marketing de empresas públicas ou privadas, em produtoras de conteúdos, em emissoras de rádio e televisão, em assessorias de imprensa, entre outras organizações.

O que é preciso para ser um publicitário?

Para atuar como publicitário, não é obrigatório ter uma formação em curso superior. No entanto, praticamente nenhuma empresa contrata profissionais dessa área que não tenham concluído a faculdade ou uma sólida experiência na área.

Por isso, para quem está iniciando ou deseja trabalhar nessa área, realizar o curso de graduação em Publicidade e Propaganda, garantindo o título de bacharel, é essencial.

Qual é o valor da faculdade de Publicidade e Propaganda?

O valor da faculdade de Publicidade e Propaganda pode variar de acordo com a instituição de ensino, modalidade, região do país etc.

Na FECAP, no primeiro semestre de 2022, o valor da mensalidade é de R$ 1.499,00 para estudantes que optarem pela graduação presencial no turno matutino e R$ 1.799,00 para quem estudar no período noturno.

Já para os estudantes que optarem pela modalidade semipresencial, o valor da mensalidade é de R$ 899,00.

Há também a opção de conseguir uma bolsa de estudos total ou parcial para fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda.

O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?

Na faculdade de Publicidade e Propaganda, o estudante aprende sobre comunicação, marketing, pesquisa de públicos, comportamentos humanos, criação publicitária, entre outros assuntos relacionados. 

Tem matemática no curso de Publicidade e Propaganda?

Não há nenhuma disciplina específica de matemática no curso de Publicidade e Propaganda.

No entanto, em alguns momentos, pode ser necessário ter que fazer alguns cálculos simples, como para mensurar a quantidade de pessoas que viu um anúncio, fazer estimativas de alcances das mensagens, calcular o tamanho de uma peça etc.

Quanto tempo é a faculdade de publicitário?

Na FECAP, a  faculdade de publicitário tem duração de 8 semestres. Essa é a média do curso na maioria das instituições de ensino.

Dicas para se dar bem na faculdade e na carreira

Agora que você já sabe tudo sobre Publicidade e Propaganda, é hora de tirar seu sonho do papel.

Tenha em mente que quanto antes você começar a graduação, mais cedo se formará. Informe-se sobre as instituições de ensino que oferecem essa área e avalie a sua qualidade. 

Tem interesse no curso? Clique aqui para saber mais informações e dê um passo em direção ao seu sonho.

infografico: fecap a escolha certa para o seu futuro