Blog Post

Curso de Publicidade e Propaganda: 11 motivos para fazer um
Presencial, Publicidade e Propaganda

Curso de Publicidade e Propaganda: 11 motivos para fazer um 

Se você está pensando em fazer o curso de Publicidade e Propaganda mas ainda não tem certeza, chegou ao lugar certo.

Neste post, vamos apresentar 11 razões para fazer essa graduação e se tornar um publicitário, além de te contar um pouquinho mais sobre como é o curso e o que fazer para ingressar na FECAP. Acompanhe até o final para descobrir tudo. Vamos lá!

11 motivos para fazer um curso de Publicidade e Propaganda

Caso você ainda esteja em dúvida entre dois ou mais cursos, pode se perguntar quais são as vantagens de ser um publicitário. Por isso, trouxemos alguns bons motivos para seguir nesta carreira tão interessante!

Buscar a formação no curso de Publicidade e Propaganda pode ser a melhor escolha a ser feita se você está à procura de:

1. Possibilidades de aplicar a criatividade no trabalho

Quando o assunto é faculdade de Publicidade, é impossível não pensar em criatividade. Essa habilidade é essencial para quem deseja seguir essa carreira.

O trabalho do publicitário é desenvolver campanhas e estratégias que atinjam os resultados esperados. Para que isso aconteça, é preciso inovar e criar táticas que diferenciem a marca dos demais concorrentes.

Portanto, a todo o momento é preciso estar antenado às tendências. É fundamental observá-las e propor um novo olhar sobre a ação que você deseja criar.

Quanto mais criativo o estudante, mais bem-sucedido será o profissional. Contudo, não se amedronte com essa afirmação. Se você não se considera tão criativo assim, terá tempo de desenvolver essa competência ao longo do curso, já que diversas disciplinas abordam e desenvolvem métodos ligados ao processo criativo.

2. Chance de trabalhar remotamente e mais flexibilidade

Já sonhou em viajar pelo mundo e continuar empregado? Ou então em estar à beira mar, admirando a paisagem e conectado à internet? Então, o curso de Publicidade e Propaganda pode ser uma boa opção.

Há cada vez mais áreas da Publicidade e Propaganda que permitem mais flexibilidade na jornada de trabalho do profissional.

Além disso, em muitos casos, é possível trabalhar de maneira remota, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. É ou não é um sonho!?

3. Bom ambiente de trabalho

Há diversos tipos de empregadores de publicitários. Os mais comuns são: agências, empresas de médio a grande porte e startups.

Independentemente de onde você for trabalhar, provavelmente, vai encontrar um ambiente com clima bem descontraído. Isso porque uma das características dessa área é atrair pessoas jovens ligadas à cultura, entretenimento e arte.

4. Mercado em crescimento

O mercado de trabalho para o publicitário vive um bom momento. O crescimento da empregabilidade se deve, principalmente, ao fato de os profissionais terem descoberto afinidade com o marketing digital.

Essas estratégias têm aberto inúmeras novas possibilidades de carreira. Portanto, dificilmente você terá dificuldade de se empregar após a formatura.

5. Amplas possibilidades de atuação

Como já adiantamos anteriormente, a área sofreu grandes impactos ocasionados pela popularização do marketing digital.

Além disso, o curso abre portas para quem quer trabalhar com propaganda e campanhas de rádio, TV e material gráfico. Enfim, há muitas opções de especialização após a formatura.

6. Compreensão profunda do mercado

O curso de Publicidade e Propaganda proporciona, ainda, uma análise aprofundada das tendências de mercado, comportamentos do consumidor e mudanças na indústria publicitária.

Os alunos desenvolvem habilidades analíticas para interpretar dados de mercado e antecipar as necessidades e desejos dos consumidores.

Vale lembrar que esses desejos mudam o tempo todo. E é por isso que essa compreensão do mercado se faz tão importante na profissão: é a partir dela que as estratégias certas serão desenvolvidas para cada campanha ou projeto.

7. Habilidades de comunicação aprimoradas

Essa faculdade ainda permite que o aluno desenvolva uma série de habilidades de comunicação, que farão a diferença em seu dia a dia na profissão.

Por exemplo, o curso permite que as habilidades de redação publicitária sejam aprimoradas, já que os alunos aprendem a criar mensagens persuasivas e cativantes.

A comunicação oral também é enfatizada, preparando os estudantes para apresentações eficazes de suas ideias e estratégias. Afinal, é a partir do domínio dessa competência que as campanhas serão defendidas junto aos clientes.

Além disso, também é possível aprender sobre cores e imagens que, juntas, transmitem mensagens importantes e também são uma forma de se comunicar. Quem não se lembra do logotipo de marcas famosas, não é mesmo?

8. Conhecimento em mídias diversas

O curso aborda a ampla gama de plataformas de mídia, incluindo televisão, rádio, impressos, digitais e sociais.

Os alunos aprendem a adaptar suas mensagens para diferentes canais, considerando as peculiaridades e o alcance de cada meio. É por este motivo, inclusive, que ele é considerado tão versátil: na medida em que vê mais disciplinas, o estudante percebe com qual mídia se identifica mais e em qual deseja atuar.

9. Experiência prática

Muitos cursos da área incluem estágios práticos e projetos reais, o que garante aos alunos uma experiência valiosa no mundo real.

Inclusive, muitos desses projetos se tornam campanhas veiculadas e premiadas, o que permite que o aluno já entenda de perto como funciona o mercado de trabalho.

Essas oportunidades práticas também ajudam a consolidar conceitos teóricos e a construir um portfólio sólido para o início da carreira. Assim, na hora de procurar pelo primeiro emprego, a experiência é comprovada.

10. Oportunidades de networking

O curso ainda facilita a interação com profissionais da indústria por meio de eventos, palestras e colaborações com agências.

Então, vale a pena curtir cada uma dessas oportunidades, sejam aquelas oferecidas pela própria faculdade, ou outras que acontecem em sua cidade ou região.

Lembre-se de que estabelecer uma rede de contatos é fundamental para oportunidades futuras de emprego e colaborações profissionais. É dessa forma que muita gente consegue conquistar um ótimo lugar no competitivo mercado de trabalho.

11. Impacto na sociedade

Neste curso, os alunos são incentivados a considerar o impacto social de suas campanhas, promovendo mensagens éticas e responsáveis.

Isso porque a Publicidade e Propaganda desempenham um papel importante na formação da opinião pública. Assim, os profissionais são capacitados a influenciar positivamente a sociedade por meio de mensagens conscientes.

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda da FECAP

E então, como é o curso de Publicidade e Propaganda? Bem, na FECAP dura 4 anos e é ministrado no campus Liberdade, em São Paulo, capital.

Você pode optar por fazer no período matutino ou noturno na modalidade presencial. Ao conquistar seu diploma, sairá com o título de bacharel em Publicidade e Propaganda.

Entre as disciplinas que você vê durante o curso, estão:

  • Realidade Socioeconômica e Política Brasileira;
  • Introdução à Publicidade e Propaganda;
  • Linguagem, Criatividade e Expressão;
  • Pensamento Contemporâneo;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos de Economia;
  • Comunicação Audiovisual;
  • Teoria da Comunicação;
  • Marketing Estratégico;
  • Business Technology;
  • Computação Gráfica;
  • Gestão de Mídias Sociais, e muito mais!

Vale lembrar que a faculdade de Publicidade e Propaganda da FECAP está entre as mais bem pontuadas do Guia da Faculdade, feito pela Quero Educação e Estadão.

O Guia da Faculdade é fruto de uma parceria estabelecida no final de 2018 entre o jornal Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups educacionais do Brasil.

Todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação, como universidades, centros universitários, faculdades e institutos, são convidadas a participar do Guia da Faculdade.

Após o registro para avaliação, as instituições listam todos os cursos superiores que estão admitindo novos alunos, fornecendo informações detalhadas sobre o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Depois, esses critérios passam pelas mãos de avaliadores especializados.

Os resultados dessa avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas. Ou seja, essa é uma conquista e tanto para a FECAP!

Como ingressar na faculdade de Publicidade e Propaganda da FECAP

Agora, se você quer entrar para o curso de Publicidade e Propaganda da FECAP, pode escolher uma das seguintes formas de ingresso:

Vestibular desafio

No vestibular desafio, os candidatos contam com três horas para demonstrar seus conhecimentos.

A prova é composta por uma redação e 40 questões de múltipla escolha, que envolvem temas como interpretação de texto, raciocínio lógico e matemático e atualidades.

Prova agendada

Se preferir, você também pode fazer a prova agendada da FECAP, que pode ser realizada de forma online, no dia e horário disponíveis pelo aluno.

Esse exame garante acesso aos cursos presenciais e semipresenciais da instituição. Então, é só escolher qual você quer prestar.

Ingresso Enem

A FECAP também utiliza a nota do Enem como parte do processo de seleção.

Você só não pode ter zerado a redação, combinado? No mais, basta apresentar sua nota do último exame prestado, juntamente com seus documentos pessoais e histórico escolar, para solicitar a validação do Enem como forma de ingresso.

Transferência

Caso você esteja matriculado em outro curso superior, mas quer estudar na FECAP, nem precisa se preocupar com provas ou vestibulares.

Apresente sua documentação e solicite o processo de transferência para começar a estudar conosco.

Segunda graduação

E, por fim, se você tem um diploma de curso superior, porém, quer fazer uma segunda graduação, basta apresentá-lo durante a matrícula. Não importa qual seja a faculdade que você vá cursar: é assim mesmo, simples.

Pronto! Agora, se você acha que o curso de Publicidade e Propaganda é o caminho profissional que quer seguir, é hora de dar o próximo passo e vir estudar com a gente.

Mas se você ainda tem dúvidas e quer conhecer um pouco mais sobre o que te espera nessa formação, sem problemas! Aproveite que está por aqui e saiba mais sobre o curso oferecido pela FECAP.

Posts Relacionados