Você sabe o que faz um publicitário? A graduação em Publicidade e Propaganda permite ao formado atuar em diversas frentes profissionais. Por isso, é importante conhecer todas as possibilidades dessa carreira para identificar qual combina mais com você.

Nessa área, o profissional tem espaço para explorar a comunicação e a criatividade, além de estar disposto a enfrentar desafios e gostar de lidar com o público. Mas como funcionam essas habilidades no dia a dia de um publicitário?

Para entender o que faz um publicitário, preparamos este conteúdo com as principais atribuições e segmentos de atuação na área. Então, confira e saiba como ter sucesso profissional!

Afinal, o que faz um publicitário?

De modo geral, o publicitário deve aplicar seus conhecimentos em marketing e comunicação para criar campanhas, logotipos, estratégia de vendas… Tudo isso para promover a marca e seus produtos ou serviços.

Esses conhecimentos são fundamentais em diversos setores de uma empresa. Conheça as possibilidades de atuação de um publicitário, a seguir:

Atendimento

Nessa área, o publicitário mantém o contato com o cliente dentro de uma agência. Esse profissional é essencial para evitar que haja má comunicação e desencontros criativos. Também permite o alinhamento correto dos interesses, antecipando o que o consumidor espera da empresa de marketing ou publicidade.

Para isso, o publicitário precisa conhecer quem está representando, ou seja, a personalidade da marca. 

Dessa forma, ele consegue antecipar algumas necessidades do cliente, como a adoção de campanhas para aumentar o público consumidor ou expandir a relevância da marca.

Planejamento 

Nesta etapa é definido como uma campanha será veiculada, quem ela deve atingir, de qual maneira e com qual abordagem. No planejamento, devem ser trabalhadas habilidades de argumentação e linguagem para traçar uma estratégia bem planejada. 

Por isso, é tão importante estar por dentro do escopo do cliente para definir objetivos claros e de acordo com as necessidades da marca. Dessa forma, é possível alcançar resultados positivos.

Mídia

A área de mídia está ligada aos ambientes em que as campanhas serão veiculadas. Sendo assim, trata-se do conhecimento sobre a adaptação das publicidades dentro de locais e/ou plataformas de comunicação. 

Portanto, o publicitário deve saber transitar bem entre as diferentes mídias, sejam elas online (redes sociais, sites e blogs) ou offline (televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors etc.). 

Em todos os casos, o profissional deve negociar o tamanho da campanha, o tempo de veiculação e o valor da divulgação.

Redes sociais

A publicidade nas redes sociais é uma tarefa difícil e que requer muito conhecimento sobre as mídias digitais. Por isso, o profissional da área pode trabalhar com campanhas especificamente online. 

Por esse motivo, os publicitários têm uma tarefa importante no estudo de comportamento dos usuários na internet. Isso contribui para o planejamento e criação de campanhas para as redes sociais que trarão resultados eficazes.

Essa área abre várias possibilidades de exploração e o profissional tem que definir estratégias de divulgação criativas e com o tipo de conteúdo alinhado à persona do cliente da agência.

Docência

Para os amantes da vida de professor, há a opção de seguir carreira acadêmica. Nesse campo, o profissional trabalha em institutos de pesquisa e/ou como professor universitário. 

Para alcançar esse objetivo, é preciso investir em formação adequada, como uma especialização (permite dar aulas em matérias específicas), mestrado ou doutorado.

Criação 

No mundo da publicidade, o profissional terá a criação como uma das principais funções na carreira. 

É nessa etapa que as campanhas realmente se desenvolvem. É preciso trabalhar todos os elementos que compõem uma divulgação, como a imagem, o conteúdo textual e a identidade visual.

Logo, o publicitário desenvolve a cara da publicidade. Dentro disso, há todo o estudo sobre a ordem das informações, quais serão os conteúdos e como essas estratégias podem atrair o público. 

Geralmente, esse trabalho é feito em conjunto com outros profissionais, como designers, diretores de arte, fotógrafos, entre outros.

Fotografia

O publicitário pode dedicar o seu trabalho a fotografia, garantindo que a imagem transmita uma mensagem para o público e atraia a atenção para a marca. 

Sendo assim, o profissional pode contribuir para a direção de arte, cenário, figurinos, maquiagem, entre outros, que compõem um projeto.

Vendas e marketing

Além das agências de publicidade, os profissionais da área podem trabalhar dentro de empresas de diversos setores no setor de vendas e marketing. Nesse contexto, o publicitário ficará responsável por atividades relacionadas à estratégia de vendas de produtos.

Além disso, o profissional tem a opção de contribuir para o planejamento e desenvolvimento de serviços ou produtos. Nessa função, ele cria conteúdo visual e textual para embalagens e rótulos, por exemplo.

Planejamento de eventos

O publicitário também pode planejar e executar eventos, convenções, festas, reuniões e feiras que tenham o objetivo de promover a marca da empresa. 

Assim, o profissional cria a identidade visual com a finalidade de atrair a atenção dos convidados para a imagem da companhia, divulgando seus produtos/serviços.

Como está o mercado de trabalho publicitário?

O mercado de trabalho conta com uma boa demanda para os publicitários, principalmente para campanhas online. 

Com o aumento dos acessos em redes sociais, as empresas estão cada vez mais investindo em divulgação no ambiente digital. A competitividade é outro fator que leva as corporações a buscarem soluções na publicidade para se destacar.

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP), cerca de 75% dos publicitários estão em São Paulo. Porém, o aumento do trabalho remoto e a expansão de empresas pelo país abrem portas para mais oportunidades em outros estados.

A remuneração na média na área, de acordo com o Glassdoor, é de R$ 3.140 ao mês. No entanto, um profissional iniciante na área pode começar ganhando R$ 2.000 e, conforme se desenvolve no setor, pode ganhar até R$ 11.000 (que é o teto salarial em São Paulo). Mas, lembre-se: o salário varia de acordo com o cargo e a empresa. 

Alcançar o auge da carreira depende muito da formação, do nível de experiência e do conhecimento sobre a área. Portanto, agora que você sabe o que faz um publicitário, saiba que para se destacar em meio a um mercado tão competitivo, é muito importante uma especialização.

Saiba tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda! Baixe nosso material completo e tire suas dúvidas sobre a área.