A faculdade de Relações Públicas é um dos cursos da área de Comunicação. Essa é a graduação ideal para quem deseja desenvolver estratégias para trabalhar a reputação das marcas.
Se você tem curiosidade para saber um pouco mais sobre essa área, continue lendo até o final. Neste post, contaremos tudo o que você precisa saber sobre a profissão.
Vamos lá!
O que é Relações Públicas
Como é possível imaginar pelo nome, os relacionamentos são o foco desta profissão.
O trabalho do relações públicas é desenvolver táticas para que todos os públicos-alvo de uma organização sejam atendidos.
Isso quer dizer que tanto públicos internos – funcionários – quanto externos – parceiros, clientes, etc. – devem ter voz no processo de comunicação.
Cada grupo desses tem uma necessidade especial. É papel do profissional de Relações Públicas entendê-las e geri-las para construir uma boa imagem junto à sociedade.
Um planejamento de comunicação bem estruturado e executado resulta na construção da reputação da marca. Ou seja, na impressão coletiva percebida pelas pessoas.
Quanto maior a reputação, maior a diferenciação do negócio frente aos concorrentes. Ter credibilidade é essencial em momentos de crise conjunturais e de problemas de atendimento aos públicos.
Pelo pouco que já contamos até aqui, deu para perceber como a atuação do relações públicas é fundamental. Chega a ser decisivo para sobrevivência das marcas.
Essa é uma área muito estratégica que exige estudo e constante atualização.
O que o estudante aprende no curso
A faculdade de Relações Públicas é do tipo bacharelado. Tem quatro anos de duração e está ligada às Ciências Humanas.
A grade curricular do curso apresenta dois ciclos. Nos períodos iniciais, há disciplinas gerais com objetivo de dar uma base de conhecimento para os alunos.
Sociologia, Filosofia e Antropologia são alguns exemplos de disciplinas pertencentes a essa primeira fase da graduação.
Passados os primeiros semestres, o aluno passará a ter mais contato com matérias específicas. É nesse ponto que a maior parte dos universitários passa a gostar mais ainda da futura carreira.
Conheça algumas disciplinas da última etapa:
Comunicação interna
O foco dessa matéria é capacitar o futuro profissional para lidar com ferramentas da comunicação. Elas são empregadas para motivar e engajar os colaboradores nas empresas.
Através dela, o aluno saberá identificar qual é o canal ideal para cada situação. Assim, poderá usá-los sempre que houver necessidade de informar os colaboradores sobre algum assunto.
Assessoria de comunicação
A assessoria de comunicação é um trabalho estratégico focado no desenvolvimento da reputação da marca.
Envolve contato direto com diferentes agentes tais como parceiros, clientes e mídia em geral. Portanto, requer conhecimento técnico e empatia para ser bem-sucedido.
O foco dessa matéria é justamente preparar o aluno para atuar com profissionalismo nestas situações.
O que é preciso para se formar na faculdade de Relações públicas
Para ostentar o diploma de Relações Públicas na parede do seu quarto, é necessário ser aprovado nas disciplinas.
Além disso, o universitário também deve concluir o projeto de pesquisa nos dois últimos períodos de faculdade.
Após a formatura, o futuro RP poderá ser filiar ao Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp) do seu estado. Isso garantirá que ele tenha um registro profissional para atuação no mercado de trabalho.
Carreira
O mercado de trabalho para o relações públicas é bem dinâmico e cheio de possibilidades. É possível seguir carreira em empresas privadas, ONGs, entidades governamentais e agências de comunicação.
Há atividades para todos os gostos e interesses. Cabe ao aluno entender melhor o seu perfil e identificar qual delas lhe darão prazer e desenvolvimento pessoal.
Conheça alguns campos de atuação que ganharam mais evidência nos últimos anos:
Branding
O termo branding está ligado à construção da reputação da marca. Normalmente, é um processo desenvolvido pelo setor de marketing, sob orientação do relações públicas.
Os profissionais que trabalham nesta área estão sempre atentos às novas oportunidades de destacarem os negócios à frente dos concorrentes.
Esse é um ramo promissor. Tende a crescer muito nos próximos anos, principalmente, no que diz respeito aos meios de comunicação digitais.
Organização de eventos
O tempo em que os eventos empresariais eram simples festinhas de colegas de trabalho passou. Hoje, qualquer evento desenvolvido pelas marcas devem ter um real propósito.
A definição de metas mais claras e palpáveis para cada tipo de projeto permite a mensuração mais efetiva dos resultados. Desta maneira, cada detalhe é pensado para contribuir com a imagem planejada.
Confraternizações, feiras, palestras, treinamentos… todos estes eventos merecem a atenção e o cuidado do relações públicas.
A afinidade entre os dois fatores é tão grande, que essa é uma das áreas com maior empregabilidade do ramo.
Marketing
As atividades do relações públicas estão dentro do guarda-chuva de marketing. Por isso, devem ser pensadas de maneira complementar.
Enquanto marketing está focado na captação de clientes e prospecção de parceiros, o relações públicas deve estruturar ações de reputação.
Quanto maior a integração entre os ramos, melhores serão os resultados em médio e longo prazo. Ou seja, maior a consistência e constância de crescimento do negócio.
Gestão de redes sociais
Em uma sociedade extremamente conectada, não dá para ficar de fora da internet. Por isso, não é de estranhar que a gestão de redes sociais atraia tantos formandos de relações públicas.
O profissional com esse foco de atuação é responsável por traçar todo o plano estratégico de posicionamento da marca online. Além disso, é seu papel resolver crises de reputação, conduzindo o relacionamento com clientes internos e externos.
Perfil do estudante
Quem deseja se dar bem na faculdade de Relações Públicas, deve:
- ser curioso;
- gostar bastante de ler e escrever;
- ter facilidade para conversar com as pessoas;
- ter boa capacidade de ouvir;
- ter noção de planejamento estratégico;
- ser orientado por dados e relacionamento;
- gostar de resolver problemas complexos.
Agora você já sabe tudo sobre a profissão e a faculdade de Relações Pública. É hora de começar a se abrir para novos horizontes.
Ter o diploma de graduação em mãos é o primeiro passo para o sucesso. O resto depende do seu próprio esforço.
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