Conseguir uma oportunidade de emprego sem experiência profissional pode parecer uma missão impossível, mas não é. Quem está dando os primeiros passos para construir a carreira de trabalho precisa ter paciência, foco e muita força de vontade.

O ano novo vem cheio de possibilidades, mas é preciso clareza para fazer as escolhas certas e trilhar um caminho promissor. Se esse é o seu momento de vida, saiba que este post é para você.

Confira o texto a seguir e descubra 4 dicas de ouro para conseguir emprego em 2019.

1. Invista em qualificação

Para quem está começando a construir a carreira profissional e já deseja conseguir emprego em 2019, a palavra de ordem é Qualificação. E isso não quer dizer somente um diploma universitário. É claro que investir em um bom curso superior é fundamental, e falaremos disso adiante. No entanto, nos dias de hoje o mercado de trabalho pede mais!

Para vencer a concorrência e conquistar uma boa oportunidade emprego, o profissional precisa se destacar. Estar sempre atualizado, acompanhar os avanços e transformações do mercado e, principalmente, estar preparado para cumprir com as demandadas das corporações.

Para isso, é válido investir em cursos, palestras, eventos e oficinas que sejam relacionadas a sua área de interesse. Além de proporcionar mais conhecimento, experiência e contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades profissionais, eles ainda dão aquela incrementada no seu currículo.

Os estágios, projetos de pesquisa e extensão também são uma boa oportunidade para se diferenciar da concorrência. O aluno tem a oportunidade de experimentar na prática aquilo que foi visto em sala de aula e ainda ampliar a rede de contatos, que pode abrir muitas portas no futuro.

Os cursos de idiomas são outra forma interessante de investir na carreira profissional. Em tempos de globalização e relações internacionais, as grandes empresas exigem que seus colaboradores dominem pelo menos duas línguas.

E lembre-se, na hora de escolher uma universidade, não deixe de pesquisar sobre a grade curricular, o corpo docente, a estrutura oferecida e principalmente se a instituição é reconhecida pelo MEC. A graduação é o primeiro passo para o mercado de trabalho, por isso é bom que você faça a melhor escolha!

Se você ainda não tem experiência e quer começar o ano com o pé direito, recursos não faltam. Seja proativo, fique de olho nas oportunidades e invista em mais competências para construir uma carreira de sucesso. Estudar nunca é demais!

2. Crie um currículo perfeito para conseguir emprego em 2019

Você sabia que o primeiro contato com o empregador é por meio do currículo? Pois é!

O currículo é como um cartão de visitas. Por isso, se você quer impressionar os recrutadores logo de cara e garantir uma chance de participar do processo seletivo. Para isso, é bom que você tenha um currículo perfeito.

Um bom currículo é, antes de mais nada, aquele que está alinhado às necessidades da vaga. Na ansiedade por conseguir um trabalho, muitas pessoas enviam dezenas de currículos por aí e acabam perdendo tempo em processos que nada tem a ver com o que buscam profissionalmente.

Então, antes de enviar o seu procure se informar sobre o que a empresa está buscando e veja se esses requisitos encaixam no seu perfil.

Feito isso, é hora de montar o seu currículo. Seja claro, objetivo e direto em todas as informações e jamais, em hipótese alguma, minta. Uma hora ou outra a verdade vem à tona e essa, com certeza, será uma experiência um tanto quanto desagradável.

Liste todas as suas experiências, cursos, habilidades, interesses e sempre busque conectá-los aos princípios e necessidades da empresa onde você deseja trabalhar. Vale tudo! Trabalhos voluntários, palestras, intercâmbios e tudo mais que puder contribuir para o seu desempenho profissional.

conseguir-emprego-em-2019

3. Tenha objetivos claros e bem definidos

Saber onde quer chegar é fundamental para iniciar uma caminhada de sucesso. Além de contribuir para traçar os melhores percursos e estratégias para alcançar o objetivo final, a clareza amortece a queda e ainda ajuda a manter o ânimo nas alturas.

O profissional que sabe para onde vai é um diferencial, e isso torna-o ainda mais atrativo para muitos recrutadores. Quer seja ele iniciante ou mais maduro, o indivíduo que demonstra foco transparece maior segurança e acaba saindo na frente da concorrência por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Por isso, pare por um momento, procure refletir sobre seus anseios profissionais e construa um objetivo claro e definido. Onde você deseja estar amanhã?

Tenha consciência de onde quer chegar, dos obstáculos que encontrará adiante e use esses objetivos para guiar as suas escolhas. Além de contribuir para o seu crescimento profissional e humano, a clareza tornará a caminhada mais leve e segura.

4. Invista em marketing pessoal

Saber como se promover é fundamental para que o mercado entenda que você já está pronto para encarar esse novo desafio. Em tempos de alta concorrência, sai a frente quem vende melhor o próprio peixe.

A construção de uma imagem profissional atrativa para as empresas é responsável por abrir muitas portas e aumentar as chances de ser recrutado. Mas atenção: tudo deve ser feito de forma inteligente e planejada. Caso contrário, o efeito pode ser desastroso.

Para isso, é bom ter seus objetivos em mente e traçar estratégias eficientes. Pense sobre a imagem que deseja passar sobre si próprio e comece a trabalhar no seu marketing pessoal.

Uma boa dica é começar checando os seus perfis nas redes sociais e reformular o que for necessário. Ferramentas não faltam, basta encontrar as melhores para você.

Com essas 4 dicas de ouro para conseguir emprego em 2019 ficou mais fácil encontrar uma oportunidade no mercado. Invista em qualificação profissional, reflita sobre seus objetivos, monte um belo currículo e não se esqueça do marketing pessoal. Quer saber como vender o seu peixe? Confira post e descubra “7 dicas para construir um marketing pessoal de sucesso”.