Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

Quem está em busca do primeiro emprego deve aproveitar todas as oportunidades de fazer e otimizar seu marketing pessoal. Manter um currículo LinkedIn pode aumentar suas chances de contratação.

A plataforma online é uma das queridinhas dos recrutadores para busca ativa de candidatos. E existem algumas dicas que podem te ajudar a se destacar nessa rede.

A seguir você confere as principais! Acompanhe.

guia para melhorar o perfil no linkedin

Currículo LinkedIn: o que é e por que ter

O LinkedIn é uma rede profissional que visa conectar trabalhadores e empregadores. Com o passar dos anos, se tornou também uma rede de networking e marketing pessoal.

Quem possui um perfil ativo e bem-planejado tem mais chances de ser convidado para entrevistas. Com tantas empresas cadastradas, o potencial de alcance do currículo LinkedIn é bem maior do que o envio tradicional.

Grande parte dos especialistas em RH já admite fazer uma pré-seleção de candidatos na rede. Algumas seleções, inclusive, são exclusivamente feitas por meio do LinkedIn.

Além disso, quem está nesta plataforma ainda pode ser alvo de um headhunter – profissional de RH que caça talentos proativamente. Normalmente, essas pessoas estão em busca de profissionais com perfil para vagas gerenciais e estratégicas.

Com tantos bons motivos, esperamos ter convencido você a manter o seu perfil ativo na plataforma.

Por onde começar? 

Depois de entender a importância de ter um currículo LinkedIn, o próximo passo é configurar seu perfil. 

Engana-se quem pensa que apenas profissionais com experiência devem criar sua conta. Até mesmo quem está procurando o primeiro emprego pode se valer dos benefícios desta rede.

Saiba como começar a personalizar a sua conta:

Altere a foto 

Ter uma foto de perfil é fundamental para aumentar a visualização do perfil. 

Tome cuidado apenas para não usar a mesma imagem do Facebook ou do Instagram. O caráter dessas redes é diferente.

O recomendado é selecionar uma foto com perfil mais sério. Não é preciso estar de terno ou roupa social, mas é ideal estar bem-apresentado.

A foto é a primeira marca da imagem pessoal do candidato. Cuide de como as pessoas irão reconhecer você.

Faça um bom resumo

O resumo do currículo LinkedIn funciona como a carta de apresentação do currículo tradicional. Em breves palavras, o profissional deve descrever suas habilidades e seus diferenciais. 

Um toque de personalidade pode atrair a atenção dos recrutadores. Seja breve e preciso nas informações preenchidas. 

O ideal é escrever o que se espera que os especialistas em RH saibam sobre você.

Use palavras-chave

As palavras-chave são essenciais para aumentar a visibilidade do currículo. Tratam-se de termos estratégicos ligados às competências e experiências de cada profissional.

Um bom caminho é selecionar de 3 a 5 termos relevantes para o currículo e usá-los no resumo.

Quem ainda não tem experiência pode selecionar palavras-chave ligadas à área ou profissão pretendida. 

Busque recomendação

Currículo LinkedIn: saiba aproveitar o melhor dessa ferramenta

Ser recomendado por outros profissionais no LinkedIn é muito importante para aumentar a autoridade na rede. 

Para conseguir recomendações, o profissional pode indicar colegas e destacar os resultados alcançados juntos. Pedir para o amigo retribuir a recomendação pode ajudar a preencher seu perfil.

Se você ainda é universitário, conte com o apoio dos professores e orientadores. Essas indicações darão mais peso ao seu perfil. 

Liste suas experiências

Se você já possui alguma experiência de mercado, poderá listá-las. O ideal é deixar na ordem do serviço mais atual para o mais antigo.

As experiências anteriores devem ser apresentadas com um breve resumo das atividades desempenhadas. 

Este também é um bom momento para usar as palavras-chave para aumentar a relevância do currículo na rede.

Vale citar também:

  • experiências em projetos de pesquisa científica;
  • participação em extensão universitária;
  • ações de voluntariado;
  • trabalhos feitos por conta própria;
  • envolvimento em empresa júnior;
  • atuação em diretório acadêmico;
  • iniciativas de empreendedorismo.

Sempre que possível crie um link da experiência para a página oficial da empresa. Desta maneira, o logotipo da organização aparecerá no seu perfil e aumentará a visibilidade do seu currículo.

Personalize a URL

Ao criar uma conta no LinkedIn, a própria rede já define uma URL para o seu perfil. Porém, ela é pouco amigável, com muitos números e letras aleatórios.

Por isso, é interessante personalizar a URL com o seu nome e sobrenome. Para tanto, basta clicar sobre o ícone ao lado da URL em seu perfil e digitar o novo endereço.

Destaque sua formação acadêmica

Quanto maior o grau de escolaridade, maior a chance de ser contratado. Logo, é muito relevante destacar a sua formação acadêmica.

Preencha todos os dados solicitados com atenção: 

  • nome da instituição de ensino;
  • área de estudo;
  • período de início e término do curso;
  • envolvimento com as atividades.

Liste cursos e certificados

Quem nunca teve a carteira assinada pode preencher o currículo com os cursos e certificações que concluiu. Filtre os treinamentos mais relevantes e complete as informações com atenção.

No caso das certificações, é possível incluir dados relacionados a proficiência em outros idiomas e a conclusão de cursos técnicos.

Acompanhe a pontuação do seu painel

O próprio LinkedIn pode fornecer dicas valiosas para quem quer otimizar a visibilidade do currículo. Ao abrir o seu perfil, você terá acesso ao seu painel privado.

Neste local, é possível ver dicas da rede para melhorar seu marketing pessoal. Quem preenche todas as informações solicitadas recebe o selo de “campeão”. Ou seja, tem mais chances de ter seu currículo exibido em uma pesquisa.

O que não fazer no LinkedIn

Como nem só de acertos vivem os usuários do LinkedIn, criamos um resumo do que não deve ser feito na rede:

  • criar o perfil e abandoná-lo: isso pode passar a imagem de descuido com a própria carreira e ainda pode prejudicar a exposição do perfil;
  • sair adicionando qualquer pessoa: essa não é uma rede para fazer amizade, mas sim para criar contatos profissionais. Adicione apenas os profissionais com que você teve contato ou quer fazer negócios;
  • usar palavras-chave que remetam ao desemprego: colocar no seu perfil termos como “em busca de recolocação profissional” não vai ajudá-lo a ser contratado. Os recrutadores pesquisam por palavras-chave ligadas à sua área e não ao status do trabalhador.

Seguindo estes cuidados, seu currículo LinkedIn terá mais chances de aparecer como resultado nas buscas de recrutadores. Caso queira conferir mais dicas para conseguir emprego, clique neste link

Desejamos boa sorte na sua carreira!

modelos de curriculo de destaque