Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

“Afinal, por que devo buscar uma experiência internacional durante a faculdade?” Essa é uma pergunta que muitos estudantes fazem quando falamos em intercâmbio no decorrer da graduação.

A resposta para esse questionamento é simples! O intercâmbio fará com que você desenvolva novas habilidades profissionais e pessoais, conheça novas culturas, conquiste oportunidades de trabalho, etc. 

Porém, antes de você começar a arrumar as malas, é importante pensar sobre qual é a melhor hora para fazer o intercâmbio. Também é interessante conhecer mais a fundo as vantagens que uma experiência internacional pode proporcionar. 

#Partiu entender tudo isso? Então, cola na gente e confere os tópicos a seguir!

jogo das profissoes

Saiba qual é a melhor época do curso para fazer um intercâmbio

Muitas faculdades oferecem aos alunos os programas de mobilidade acadêmica. Trata-se de acordos que as instituições brasileiras têm com universidades de outros países.

Dessa forma, a faculdade pode ajudar os alunos a encontrarem uma instituição de ensino em outro local do mundo, onde poderão cursar um ano ou semestre do curso de graduação.

Mas não existe uma resposta padrão sobre o momento ideal do curso para fazer o intercâmbio. Isso porque tudo depende do objetivo de cada aluno.

Geralmente, a recomendação é que isso aconteça no meio do curso. Isso porque você já terá um conhecimento maior sobre a sua graduação e o que pensa para o futuro.

Além disso, na metade da graduação, ainda não precisa se preocupar com o TCC e os estágios, que geralmente ficam nos semestres finais dos cursos.

Porém, isso não é regra! Pode ser que o estudante desenvolva um TCC em que estude fatos, acontecimentos ou cases que ocorrem em determinado país, por exemplo. Nesse caso, nada melhor que acompanhar de perto o seu campo de pesquisa, concorda?

Também pode ser que o estudante pense em seguir uma carreira internacional. Fazer um estágio em uma empresa estrangeira durante o intercâmbio pode ser uma excelente ideia.

Confira 5 vantagens de fazer um intercâmbio durante a faculdade

Entendido sobre quais são os itens que você deve avaliar antes de escolher o momento da faculdade em que é mais interessante fazer um intercâmbio? 

Então, confira agora as principais vantagens que ter uma experiência internacional em seu currículo pode proporcionar. Acompanhe!

1. Aperfeiçoamento do conhecimento em uma língua estrangeira

Saber falar inglês e espanhol é muito importante nos dias de hoje, principalmente para os profissionais ligados ao mundo corporativo. Por isso, o intercâmbio pode ser uma excelente oportunidade para você aperfeiçoar o seu conhecimento em uma língua estrangeira.

Por mais que você faça cursos de inglês aqui no Brasil, nada se compara à experiência de ter que conviver com nativos do idioma 24 horas por dia. 

Além disso, ao conversar com colegas da faculdade, você aprenderá como são ditos os jargões da sua futura profissão na língua estrangeira.

2. Conhecimento e respeito às culturas

Algo que as empresas pregam muito atualmente é o respeito à diversidade. Nesse sentido, o intercâmbio pode ser uma excelente oportunidade para você saber como respeitar as opiniões e crenças das outras pessoas.

Ao viver por um período em um país estrangeiro, você estará imerso em uma cultura diferente da nossa. Você sairá da “bolha” em que vive e poderá ver de perto outras tradições, hábitos, formas de se vestir e de se comportar, regras de conduta, e por aí vai.

Tudo isso fará você ter uma visão de que o mundo vai muito além daquilo que os nossos olhos alcançam. Dessa forma, ficará mais fácil lidar com as diferenças e conviver com um colega de trabalho que pensa de forma contrária a você, por exemplo.

3. Construção de uma ampla rede de contatos

É bem provável que você já tenha ouvido falar em networking, não é mesmo? Esse termo significa “rede de contatos”. Ou seja, são as pessoas com quem você desenvolve relações e que podem ajudá-lo a conquistar novas vagas de trabalho ou oportunidades profissionais.

Vivendo por um período no exterior, você terá contato com colegas da faculdade, professores, empresários, entre outras pessoas que poderão fazer parte do seu network

Em ocasiões futuras, esse pessoal pode até mesmo indicá-lo para trabalhar em uma empresa estrangeira. 

Será esse o início de uma carreira internacional? Basta você aproveitar todas as oportunidades. “Brazil, i’m devastated!”

4. Promoção do desenvolvimento pessoal

Ao viver sozinho no exterior, você vai ter que “se virar nos 30” e enfrentar muitos desafios pessoais. 

É claro que um ou outro perrengue pode acontecer, principalmente porque você estará pela primeira vez em um lugar em que conhece poucas pessoas. Terá que se adaptar a uma nova realidade.

Porém, são nas situações desafiadoras que conseguimos aprender mais sobre nós mesmos, nossos limites e formas de lidar com as coisas. 

Tenha certeza de que você se desenvolverá muito como pessoa ao fazer um intercâmbio, além de aumentar a sua inteligência emocional.

5. Oportunidade para conquistar certificados internacionais

Ao fazer um intercâmbio, você poderá conquistar certificados internacionais. Isso porque pode aproveitar a estadia em outro país para fazer treinamentos e cursos específicos, que com certeza darão um up no seu currículo.

Além disso, você poderá destacar a experiência no exterior em seu currículo e redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Certamente isso abrirá portas para você trilhar um belo futuro profissional.

Viu como fazer um intercâmbio pode ser uma experiência incrível para você? Então, considere cursar um período da sua graduação em outro país. Certamente isso fará você crescer como pessoa e como profissional.

Aqui, na FECAP, temos um diferencial para ajudar nossos alunos a irem para o exterior: é o International Office. Nele, estimulamos o intercâmbio cultural e acadêmico dos estudantes. 

É possível vivenciar experiências em nações parceiras. Entre elas, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Nova Zelândia. Já pensou?

No Brasil ou no exterior, os seus estudos precisam ser bem organizados! Por isso, elaboramos uma planilha para ajudá-lo a deixar tudo sempre em ordem. Baixe agora mesmo nossa planilha de estudos para o Enem!

5 dicas para ter uma carreira internacional