Ter dúvidas sobre qual área seguir é comum entre os estudantes do Ensino Médio, prestes a fazer vestibular. A indecisão pode ser ainda maior quando se tratam de cursos tão próximos como Administração e Ciências Contábeis.

A semelhança entre as duas áreas pode causar receio à primeira vista. Por isso, é importante esclarecer quais são as diferenças entre a profissão do administrador e do contador para evitar que o candidato se arrependa após a escolha da graduação.

Este artigo tem como objetivo esclarecer todos os questionamentos sobre as áreas de Administração e Ciências Contábeis. Assim, espera-se que o aluno tenha mais conhecimento para fazer a melhor opção de acordo com o seu perfil e entenda quais são os campos de atuação de cada área.

Além disso, vamos explicar para você como concluir as duas graduações pode gerar vantagens para seu currículo. Continue lendo para saber mais sobre estas carreiras.

O curso de Administração

A graduação em Administração tem 4 anos de duração e é voltada para formação de gestores empresariais. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento estratégico das organizações, visando o crescimento do negócio e a otimização dos recursos.

A carreira é indicada para quem se interessa em jogos de negociação e criação de estratégias. Ser administrador requer conhecimento de diversas áreas gerenciais de uma empresa, do marketing às vendas, para cumprir a sua missão profissional.

Esta é uma área voltada para quem gosta de se relacionar com os outros e tem aptidão com vagas de liderança. Muitas vezes o administrador é responsável por dirigir as empresas, tornando-se porta-voz dela para públicos distintos. Saber se comunicar bem, por escrito ou de maneira oral, é fundamental para ter sucesso nesta área.

cta-administracao-como-se-diferenciar-na-carreira-e-obter-sucesso

Grade curricular

O bacharelado em Administração requer interesse pelo universo corporativo de maneira geral. O aluno deve ter afinidade com o dia a dia de uma empresa, empenhando-se em aprender diversos assuntos como vendas, marketing, recursos humanos e gestão financeira.

Ao contrário do que muitos imaginam, o curso requer conhecimento de Matemática, mas não em um nível muito aprofundado. Não há necessidade de dominar os cálculos matemáticos, uma vez que essa não é a base da área.

A grade curricular contempla disciplinas como:

  • Ética e política;
  • Redação empresarial;
  • Fundamentos da Contabilidade;
  • Direito Tributário;
  • Matemática aplicada à Administração;
  • Psicologia;
  • Direito do Trabalho;
  • Gestão de materiais;
  • Fundamentos de Marketing.

Campos de atuação

Trata-se de uma carreira com alto nível de empregabilidade. Engana-se quem pensa que os administradores são requisitados apenas em empresas. O campo de atuação desta profissão é muito mais amplo do que isso.

Após a formatura, o aluno poderá trabalhar em qualquer setor que exija gerenciamento e definição estratégica. É possível encontrar emprego em organizações de todos os tamanhos, startups, organizações sem fins lucrativos, e até mesmo prestar concurso público nesta área.

O administrador é o profissional responsável por traçar metas para os diferentes setores da empresa e controlar os processos para que todos cheguem ao objetivo comum: a ampliação do negócio.

Pode-se ainda trabalhar com a definição de políticas corporativas tais como direcionamentos de responsabilidade social e sustentabilidade; e atuar com a realização de auditorias e análise de resultados.

O curso de Ciências Contábeis

Quem deseja trabalhar como contador deve concluir a graduação em Ciências Contábeis. O curso é do tipo bacharelado e tem duração de 4 anos. O estágio obrigatório garante que o aluno se forme com conhecimento prático e teórico para atuar no mercado de trabalho.

Esta é uma área voltada para quem deseja trabalhar com o gerenciamento, fiscalização e auditagem de recursos financeiros em uma organização. O egresso do curso de Ciências Contábeis deve ser capaz de lidar com questões estratégicas e gerenciais fundamentais para a condução saudável de um negócio.

Administração e Ciências Contábeis a combinação do sucesso

Grade curricular

O curso de Ciências Contábeis é ideal para estudantes que tenham perfil analítico, sejam detalhistas e que gostem de Matemática. Ao contrário do que acontece com a graduação de Administração, essa área contempla o estudo de cálculos financeiros mais aprofundados e em vários semestres diferentes.

O estudante interessado em fazer Ciências Contábeis deve ter perfil investigativo e gostar de resolver problemas. Não basta apenas seguir processos nesta área. É preciso gostar de analisar detalhes e interpretar operações para antever resultados e tomar decisões estratégicas.

A grade curricular abrange disciplinas como:

  • Comunicação estratégica;
  • Matemática financeira;
  • Direito do Trabalho;
  • Laboratório Contábil;
  • Direito Tributário;
  • Finanças corporativas;
  • Economia;
  • Estatística;
  • Perícia contábil.

Campos de atuação

O contador é um profissional essencial em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Todos os negócios precisam de alguém responsável pelo acompanhamento das suas finanças, sejam eles pequenas lojas ou multinacionais.

O campo de atuação da carreira é vasto. O contador poderá trabalhar com auditorias contábeis, consultoria empresarial, compliance, controladoria ou como fiscal. Dificilmente o aluno terá dificuldades para encontrar emprego após a formatura devido à amplitude da carreira.

Esta é uma área em pleno aquecimento no Brasil devido à maior necessidade de fiscalização das empresas, após a vigência da Lei Anticorrupção, e à criação do SPED um dos sistemas financeiros mais desenvolvidos do mundo.

A combinação da administração e ciências contábeis

Como você pode perceber até aqui, apesar de terem algumas diferenças básicas, os dois cursos são complementares no dia a dia das organizações. A proximidade entre as áreas é tanta que algumas disciplinas chegam a ser as mesmas.

Tanta semelhança entre as graduações faz com que alguns profissionais decidam cursar as duas. A prática é bem vista pelo mercado de trabalho, uma vez que, após a conclusão do curso, o profissional estará apto a atuar de maneira mais abrangente no direcionamento estratégico das empresas.

Concluir ambos os cursos pode ser um grande diferencial no seu currículo. Os empregadores estão de olho em candidatos que tenham qualificação abrangente e experiência para trabalhar de maneira mais dinâmica e interdisciplinar.

Quem é formado em Administração e Ciências Contábeis é capaz de criar planejamentos de negócio mais assertivos e amparados em dados financeiros confiáveis. Une-se a habilidade de definir ações do administrador à capacidade de gerenciar recursos financeiros e antever problemas do contador.

A boa notícia é que, se você formar em Administração, você precisará de apenas mais 2 anos para obter o diploma de Contábeis. Já imaginou?

Quer saber mais? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias sobre a melhor opção de faculdade que você pode cursar.