O curso de Relações Públicas é ideal para quem deseja atuar na área da Comunicação de forma mais estratégica.
A grade curricular mescla disciplinas específicas e conhecimentos de gestão para o aluno sair preparado para o mercado de trabalho.
Se você tem curiosidade em saber mais sobre essa graduação, chegou ao lugar certo. Acompanhe este post até o final para descobrir mais sobre o assunto.
Vamos lá!
O que o estudante vai aprender no curso de Relações Públicas?
Quem resolve fazer o curso de Relações Públicas deve estar preparado para entender como desenvolver ações de comunicação integrada.
De todos os cursos da área de Comunicação, o de Relações Públicas é considerado como o mais estratégico. Isso porque a gama de matérias estudada foca em desenvolver habilidades para atuar de forma tática no dia a dia.
O profissional desta área tem facilidade de encontrar emprego em nível de liderança e gerência. Pode atuar em diversas atividades, sendo responsável por unificar as ações para que elas tenham sentido e propósito.
O curso é do tipo bacharelado, ou seja, foca na formação técnica para que o universitário saia pronto para trabalhar. Tem duração de quatro anos e faz parte das Ciências Humanas.
Perfil do universitário
Se você ainda tem dúvidas se esta é a área ideal para você, deve ficar atento às habilidades exigidas.
Em primeiro lugar, é necessário gostar muito de ler. Há muitas matérias teóricas ao longo do curso que exigirão do universitário capacidade de interpretação.
Além disso, algumas características são comuns aos alunos dessa graduação:
- interesse pela área de comunicação;
- capacidade de lidar com pessoas e de se relacionar;
- empatia;
- noção estratégica;
- facilidade de planejar e analisar dados;
- domínio de português;
- criatividade.
Algumas matérias da grade curricular são aprofundamentos de temas discutidos no Ensino Médio. É o caso, por exemplo, de Filosofia e Sociologia.
A grade curricular de Relações Públicas é pensada para que o aluno potencialize as suas competências e habilidades. Ao final dos semestres, o profissional está apto para atuar em diversas áreas de forma assertiva.
Quais as disciplinas do curso?
Nos últimos anos, a grade curricular de Relações Públicas sofreu mudanças resultantes do advento dos meios digitais de comunicação. Desde então, o curso passou a focar também em preparar o aluno para lidar com planejamentos de comunicação online.
Fizemos um breve resumo de algumas matérias desta área. Saiba o que você pode esperar sobre elas:
Teoria da Comunicação
Diversos teóricos se dedicaram a estudar a relação entre emissor e receptor da comunicação através das décadas. Cada um deles tem a sua própria teoria sobre os meios e processo em si.
O objetivo desta disciplina é debater as principais teorias. O foco é ajudar o aluno a compreender qual é o potencial do processo de comunicação. Além de explicar como se valer dele para ter melhores resultados.
Criatividade e inovação
É impossível falar de comunicação sem citar estes dois termos. Por isso, essa matéria visa preparar o aluno para desenvolver estas habilidades comportamentais.
Por meio de exercícios práticos e referências bibliográficas, o aluno encontrará trilhas para desenvolver as competências. Para assim, aplicá-las no dia a dia do trabalho.
Marketing
O setor de marketing é um dos que mais emprega profissionais de comunicação, inclusive, Relações Públicas. Por isso, é muito importante entender como ele funciona e quais são as suas rotinas.
Marketing e Relações Públicas são disciplinas complementares que atuam em conjunto para gerar valor para uma marca. Quando bem estruturadas, as ações podem atrair novos clientes e gerar diferenciação entre o negócio e os seus concorrentes.
Relações Públicas no Terceiro Setor
Muitos profissionais de Relações Públicas deixam o universo corporativo para atuar no Terceiro Setor. Portanto, essa é uma disciplina muito importante na grade.
A matéria ensina quais são as particularidades do ramo e como atuar de forma estratégica no dia a dia.
Como você pode perceber, o curso de Relações Públicas é ideal para pessoas que desejam organizar processos e resolver problemas.
Toda ação desta área parte de um desafio inicial que pode significar grande crescimento pessoal e de carreira. Por isso, é preciso de disciplina e foco para alcançar os resultados.
E aí? Identificou-se com essa graduação? Descubra tudo sobre Relações Públicas clicando neste link.