Blog Post

Saiba o que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda
Presencial, Publicidade e Propaganda

Saiba o que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda 

Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

Fazer faculdade de Publicidade e Propaganda é o seu grande sonho? Se você quer torná-lo realidade, o primeiro passo é se informar sobre todos os detalhes possíveis desta carreira incrível e super promissora.

E falando nisso, você sabe como é a faculdade de Publicidade e Propaganda ou, então, quanto tempo dura a faculdade de Publicidade e Propaganda? Se você quer ingressar neste curso, saber informações como essas é essencial.

Além disso, é fundamental conhecer quais são as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de PP da instituição escolhida. Sem essas noções, você pode até conseguir entrar na faculdade, mas vai passar um período totalmente perdido.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, você vai encontrar as respostas para essas perguntas, além de conhecer as principais matérias do currículo de PP FECAP. Continue conosco e saiba o que esperar da facul. Boa leitura!

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda? A gente explica!

A faculdade de Publicidade e Propaganda é um curso voltado para o estudo e a prática da Comunicação e Marketing, com ênfase na criação e divulgação de mensagens publicitárias. 

Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades criativas, estratégicas e técnicas para atuar na área. Os estudantes têm acesso a disciplinas que abrangem diversos aspectos da Publicidade, incluindo:

  • Análise de Dados em Comunicação;
  • Marketing Internacional e de Nicho;
  • Ética e Legislação Publicitária;
  • Arte e Comunicação;
  • Fotografia;
  • Branding.

Uma das características mais fascinantes do curso de PP é a inovação constante. Isso porque a Publicidade e Propaganda está sempre se reinventando para acompanhar as mudanças na sociedade, na tecnologia e nos meios de comunicação.

Assim, os profissionais de Publicidade e Propaganda precisam estar sempre atualizados sobre as últimas tendências para serem capazes de pensar de forma criativa e estratégica e, dessa forma, conseguirem ter destaque no mercado.

A faculdade de Publicidade e Propaganda oferece diversas oportunidades de carreira. Os profissionais formados podem trabalhar em:

  • Departamentos de marketing de empresas;
  • Veículos de comunicação;
  • Agências de publicidade;
  • Produtoras de vídeo;
  • Entre tantos outros.

Nestes locais, os profissionais podem atuar como redatores, diretores de arte, planejadores de mídia, gerentes de contas ou até mesmo empreender e abrir as suas próprias agências.

Durante a graduação, ainda, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos práticos, estágios e atividades extracurriculares que são apresentadas para o desenvolvimento das habilidades e construção de um portfólio profissional.

Além disso, a matriz curricular do curso é específica para a formação de um profissional diferenciado, que atenda às novas exigências do mercado.

O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado tem 4 anos de duração. É do tipo bacharelado e faz parte das Ciências Humanas, campo dedicado a entender as relações sociais e o comportamento humano.

Por isso, o curso de Publicidade e Propaganda é perfeito para quem tem afinidade com disciplinas como Geografia, História, Filosofia e Antropologia. Além disso, por se tratar de uma área da comunicação, é desejável ter bom domínio da Língua Portuguesa.

Com uma carga horária total de 3.620 horas-aula, o curso de Publicidade e Propaganda da FECAP está disponível na modalidade presencial, nos turnos manhã e noite, de segunda à sexta-feira, no campus Liberdade, em São Paulo, capital.

Curso de PP da FECAP entre os melhores pontuados do Guia da Faculdade

Inclusive, o curso de PP da FECAP está entre os mais bem pontuados do Guia da Faculdade, publicação realizada em parceria entre o jornal Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups educacionais do país. 

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC), incluindo universidades, centros universitários, faculdades e institutos, são convidadas a participar do Guia. 

Durante a pesquisa, 7 cursos da FECAP foram avaliados, incluindo o de Publicidade e Propaganda. Destes, 29% receberam 5 estrelas (nota máxima).

Quer saber mais? Conheça a grade curricular da faculdade de Publicidade e Propaganda

Após a aprovação no vestibular de Publicidade e Propaganda, você vai se deparar com uma grade curricular dividida em duas etapas.

Na primeira delas, há a contextualização da área por meio de disciplinas gerais. Já na segunda, as matérias passam a ser mais específicas e focadas na formação técnica.

Conheça agora alguns conteúdos que fazem parte do currículo da faculdade de Publicidade e Propaganda.

Disciplinas gerais

As matérias gerais da faculdade de PP são fundamentais para que o profissional possa exercer a profissão no futuro de forma ética e socialmente responsável. Entre elas, destaque para:

História do Cinema

Conhecer a história do cinema é essencial para quem deseja trabalhar com produções audiovisuais.

Muito do que é feito hoje, inclusive nos canais do YouTube, recebe influência direta da sétima arte. Por isso, estudar o passado do cinema ajudará você a entender porque as coisas são feitas como são e também a inovar. 

Teoria da Comunicação

A disciplina de Teoria da Comunicação estuda diversas teses acerca da relação entre emissor e receptor. 

O desafio é encontrar um modelo que explique o processo comunicacional e entender os limites éticos do diálogo publicitário.

Criatividade e Inovação

A criatividade e a inovação ganham um espaço especial na grade do curso de PP devido a sua tamanha importância.

A proposta é discutir como se dá o processo criativo e como ele pode ser estimulado e otimizado. Assim, o universitário potencializa uma competência que, provavelmente, já faz parte da sua personalidade.

Ética e Legislação da Comunicação

Ser um bom comunicador exige grande responsabilidade e compromisso ético. Logo, a matéria de Ética e Legislação na Comunicação é fundamental. 

A disciplina tem como foco a explicação dos limites éticos da atuação do publicitário no dia a dia.

Matérias específicas

As matérias específicas são as mais aguardadas do curso, principalmente se você está ansioso por colocar o conhecimento adquirido em prática. 

São disciplinas com enfoque técnico que vão preparar o profissional para os desafios do mercado de trabalho. Conheça algumas delas:

Marketing

A Publicidade e Propaganda é uma subárea do Marketing. Portanto, é fácil entender que quem se forma neste curso tem grande facilidade de desempenhar essas atividades.

Os setores de Marketing estão entre os que mais empregam publicitários. Logo, essa matéria é importante para quem deseja aproveitar as oportunidades.

A disciplina explica os principais conceitos e a aplicação técnica de ferramentas do marketing tradicional.

Criação Publicitária

Essa é uma disciplina muito conhecida pelas pessoas de forma geral. É voltada a ensinar o universitário a criar campanhas de publicidade criativas e inovadoras.

Nesta matéria, o estudante aprenderá como colocar em prática as suas ideias e desenvolver ações efetivas. É um bom momento para colocar pra jogo toda a sua criatividade. 

Comunicação Integrada

No dia a dia profissional, é muito comum que o publicitário interaja com os demais comunicadores. Jornalistas e Relações Públicas precisam falar a mesma língua para se entender.

Neste contexto, a disciplina de Comunicação Integrada tem como objetivo explicar como as áreas se relacionam. É importante para que o publicitário saiba o que esperar dos demais colegas e, assim, alinhar o seu discurso. 

Pesquisa de Mercado

Um dos grandes desafios do publicitário é observar o comportamento do consumidor de maneira isenta. Para isso, deve abandonar preconceitos concebidos e se basear em dados.

A disciplina de Pesquisa de Mercado explica como recolher essas informações. Além disso, ajuda o aluno a tratar os dados, fazendo interpretações e análises.

Onde estudar Publicidade e Propaganda? É claro que é na FECAP!

Dezenas de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras oferecem o curso de Publicidade e Propaganda em sua grade curricular. 

Se você quer cursar a faculdade de Publicidade e Propaganda em São Paulo, nós temos a indicação perfeita para você: a FECAP.

Com mais de 120 anos de história, a entidade é referência na área de Gestão de Negócios por meio do pioneirismo e excelência a serviço do desenvolvimento do país.

Quanto custa, em média, a faculdade de Publicidade e Propaganda?

O valor médio das mensalidades do curso de Publicidade e Propaganda é de aproximadamente R$ 700.

No entanto, o custo da faculdade de Publicidade e Propaganda pode variar de acordo com a localização da instituição e a infraestrutura oferecida. Em geral, no Brasil, as mensalidades podem variar de R$ 300 a mais de R$ 3 mil.

Como ingressar no curso de PP da FECAP? Descubra 5 formas aqui!

Se você quer ingressar na faculdade de Publicidade e Propaganda da FECAP, você pode fazer isso de 5 formas diferentes. Vamos conhecer agora cada uma delas:

1. Vestibular Desafio

O Vestibular Desafio é a sua chance de entrar para uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil! Em dia e horário previamente divulgados, você comparece na FECAP para realizar a prova.

Cada candidato terá 3 horas para concluir a avaliação, composta de uma redação e 40 questões de múltipla escolha.

São, ao todo, 14 questões de interpretação de texto, 14 questões de raciocínio lógico e matemático e 12 questões de atualidades, Geografia e História.  

2. Prova agendada

Diferentemente do Vestibular Desafio, a prova agendada da FECAP está disponível aos estudantes de forma online em dia e horário previamente agendados. Ela também tem 3 horas de duração.

3. Ingresso via Enem

Outra forma de ingresso na FECAP é por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação se dá pela média aritmética simples das notas obtidas nas 5 áreas, incluindo a redação.

4. Transferência

A transferência é o processo seletivo ideal para quem estuda em uma instituição de ensino e quer trocar para a FECAP. A cada novo semestre, a entidade libera um número determinado de vagas para o processo. 

5. Segunda graduação

Se você já tem um diploma universitário, pode aproveitar algumas disciplinas durante o curso de Publicidade e Propaganda. E, para isso, você não precisa realizar o processo de vestibular, bastando apenas realizar a inscrição.

Saiba mais sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda da FECAP

Agora que você já sabe como é a faculdade de Publicidade e Propaganda, o que se aprende, as principais disciplinas e onde você pode estudar em São Paulo, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre o curso da FECAP!

Continue conosco e saiba mais sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado!

Posts Relacionados