Existem cursos superiores para todos os gostos e estilos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais são apenas alguns da lista.
Se você gosta de falar, escrever e se relacionar, ou seja, se está mais próximo das Ciências Humanas, existe um curso superior que pode agradar. Entretanto, se você é mais prático e se dá bem com matemática, também existe uma graduação te esperando.
Seja qual for, o mais importante é que você faça um curso superior. Com o passar dos anos, ele se tornou uma necessidade para quem deseja se tornar relevante no mercado de trabalho e ocupar as melhores oportunidades. Sem ele, nada feito.
Ganhar mais também é algo possível com o ensino superior. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), colaboradores com ensino superior recebem remunerações mais altas. Em alguns casos, até quatro vezes mais se comparado a pessoas sem especialização.
Hoje, é possível ter acesso à graduação que você deseja ao simples alcance de um clique. Se você mora em São Paulo ou pretende se mudar para a “terra da garoa”, então, as oportunidades de ensino vão pipocar para todos os lados.
Na capital paulista, você pode optar por um curso certeiro, como Administração, e saber que o seu emprego, ainda enquanto estuda, já está garantido. Já se você é mais criativo e quer trabalhar com o que realmente gosta, opções como Relações Públicas também estão disponíveis.
Ao longo deste artigo, que está um arraso, você vai conhecer tudo sobre os 10 melhores cursos superiores para fazer em São Paulo e as vantagens de estudar em uma instituição de ensino que é referência no País. Bora continuar? Então, vamos lá!
Conheça os 10 melhores cursos superiores para você fazer em São Paulo
Você sabe por que São Paulo é conhecida como a “terra da garoa”? A cidade recebeu este apelido já que, independente da estação do ano, uma intensa garoa cai em todos os lugares. Mas também é conhecida por outro codinome: a terra das possibilidades.
Quem nunca pensou em se mudar para São Paulo para tentar uma vida melhor? Essa ideia já passou pela cabeça de todos nós em algum momento. Nela, estão as melhores chances de crescer profissionalmente e isso inclui uma gama imensa de cursos superiores.
Administração? Você encontra em São Paulo. Algo mais voltado aos números, como Ciências Contábeis ou Econômicas? Você também acha. Secretariado Executivo? Também tem.
Além de tudo o que já foi dito, São Paulo também é conhecida por ser a casa da FECAP, uma das melhores instituições de ensino superior em atividade. Em mais de 120 anos de tradição, o centro universitário já foi indicado como o melhor do estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC). Não é para qualquer um, hein?
A graduação na FECAP é, inclusive, reconhecida internacionalmente e a instituição oferece aos estudantes 10 tipos de curso superior:
- Administração
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Ciência da Computação
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Contabilidade para Graduados
- Publicidade e Propaganda
- Relações Públicas
- Relações Internacionais
- Secretariado Executivo
Que tal, juntos, conhecermos melhor todos estes cursos superiores para que você possa escolher aquele que mais combina com você? Ainda, ao longo do artigo, você vai saber as possíveis áreas de atuação de cada graduação para também ajudar na sua decisão.
1. Administração: seja o verdadeiro gestor que as empresas precisam
A graduação em Administração prepara os estudantes para a gestão de empresas, sejam elas públicas ou privadas. Na FECAP, o curso tem duração de 4 anos (8 semestres), nos turnos manhã ou noite, de segunda a sexta-feira, no campus Liberdade.
Com aulas no modo presencial, você vai aprender tudo o que precisa saber para se tornar um profissional versátil. Assim, conseguirá atuar em diferentes funções da indústria, varejo, comércio e serviços.
O curso de Administração da FECAP é reconhecido pelo Ministério da Educação e obteve nota máxima (5) em avaliação do órgão. Além disso, os alunos garantiram também nota máxima para o curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Saiba onde você pode atuar depois de formado em Administração
Existem diversas áreas de atuação para quem é formado em Administração. Os administradores são profissionais multifuncionais que podem trabalhar em praticamente todos os setores da economia, desde empresas de pequeno porte até multinacionais.
Algumas das áreas mais populares para os administradores incluem:
- Gestão de Recursos Humanos;
- Planejamento Estratégico;
- Consultoria Empresarial;
- Gestão de Informações;
- Comércio Internacional;
- Pesquisa de Mercado;
- Controle de Produção;
- Gestão de Processos;
- Gestão de Marketing;
- Gestão Financeira;
- Gestão Ambiental;
- Controladoria;
- Logística;
- Auditoria.
O profissional formado em Administração também pode trabalhar em setores públicos, atuando em organizações do governo ou em empresas estatais. Além disso, é possível se especializar em áreas específicas, como Gestão da Qualidade ou Ambiental.
2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas: para quem quer trabalhar em TI
O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é voltado para quem quer trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI). Na FECAP o curso tem 2 anos de duração, no turno noturno, de segunda à sexta, no campus Liberdade.
Durante 4 semestres, o estudante ficará imerso em um universo único da TI que vai desde o estudo de algoritmos e lógica de programação até cibersegurança e defesa cibernética. Pode parecer pouco tempo, mas os conteúdos são aprendidos com profundidade.
A diferença entre graduação e tecnólogo, basicamente, está no tempo de duração do curso. Com isso, os ensinamentos do tecnólogo são mais específicos em comparação com a graduação.
Formou-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Saiba onde atuar
Os profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possuem um leque de possibilidades em termos de áreas para trabalhar.
Uma das áreas mais populares é a de Desenvolvimento de Software, que envolve a criação e a manutenção de programas, aplicativos e sistemas.
Outras áreas em que o profissional pode seguir são:
- Suporte e Manutenção de Sistemas e Infraestrutura de TI;
- Análise e Gerenciamento de Projetos de TI;
- Segurança da Informação;
- Engenharia de Software;
- Banco de Dados.
O mercado atual necessita cada vez mais de profissionais capacitados em tecnologia e um analista de sistemas com boa formação terá sempre bons empregos garantidos.
3. Ciência da Computação: para você que gosta de números e tecnologia
Se você tem facilidade com as Ciências Exatas e gosta de tecnologia, você pode facilmente unir essas duas atividades na Ciência da Computação. A graduação da FECAP tem duração de 4 anos (8 semestres), no turno noturno, com aulas de segunda à sexta-feira.
O bacharelado em Ciência da Computação da FECAP tem como objetivo capacitar os profissionais para que estejam aptos a contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico. As aulas são ministradas sempre de forma presencial no campus Liberdade.
Mas, por que fazer graduação é melhor em comparação ao curso tecnológico? Porque você terá mais tempo para estudar, mais contato com professores e turma e receberá muito mais conhecimento.
Conheça 10 áreas de atuação para quem se formou em Ciência da Computação
Os profissionais formados em Ciência da Computação têm acesso a um vasto campo de atuação.
Uma das áreas mais procuradas atualmente é a de Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos, que envolve a criação de programas para diversas plataformas, como web, desktop e mobile.
Outras áreas da Ciência da Computação em que o profissional pode seguir são:
- Desenvolvimento em Ambiente Web;
- Desenvolvimento de Jogos;
- Segurança da Informação;
- Sistemas Distribuídos;
- Computação Gráfica;
- Análise de Sistemas;
- Inteligência Artificial;
- Análise de Dados;
- Ciência de Dados;
- Robótica.
Alguns profissionais formados em Ciência da Computação também optam por trabalhar com pesquisa em instituições de ensino superior e empresas de alta tecnologia, desenvolvendo soluções tecnológicas para desafios complexos dos negócios. Bacana, não é?
4. Ciências Contábeis: muito além de apenas saber fazer contas
Ciências Contábeis é a área que forma profissionais capacitados a cuidar do patrimônio das empresas. Responsa, hein? São 4 anos de estudo na FECAP, nos turnos manhã ou noite, com aulas de segunda à sexta-feira no campus Liberdade.
Dizemos que a Ciências Contábeis vai muito além da matemática, pois o profissional precisa estar apto a analisar e interpretar os dados financeiros. É indispensável também conversar com os envolvidos e sempre estar em busca das melhores soluções.
Campo de atuação amplo para quem se forma em Ciências Contábeis
Uma das áreas mais comuns de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis é a contabilidade financeira, que envolve a elaboração de demonstrativos financeiros e balanços contábeis para fins legais e fiscais.
Outra área interessante para se trabalhar é a de auditoria, responsável por analisar e revisar os registros financeiros das empresas para garantir que as informações estejam sempre corretas e dentro das normas legais.
Os contadores também podem trabalhar por conta própria, com consultoria em gestão empresarial, elaboração de planejamento tributário e fiscal, assessoria em comércio exterior e estratégias de negócio.
Além disso, é possível exercer funções em instituições públicas, como órgãos de fiscalização, e em carreiras acadêmicas e de pesquisa em instituições de ensino superior.
5. Ciências Econômicas: área de estudos voltada a economia atrai muitos estudantes
Com uma economia instável, é natural que cada vez mais as empresas busquem por profissionais capacitados e que saibam lidar com as subidas e descidas do mercado. Para isso, existe o curso superior em Ciências Econômicas.
A graduação em Ciências Econômicas da FECAP tem duração de 4 anos (8 semestres) e as aulas são ministradas nos turnos manhã ou noite, de segunda à sexta-feira, de forma presencial no campus Liberdade.
Descubra algumas áreas de atuação para quem concluiu o curso de Ciências Econômicas
Os profissionais formados em Ciências Econômicas têm diversas opções de áreas de atuação. Uma das mais comuns é a de finanças, que envolve a gestão de investimentos e recursos, incluindo bolsa de valores, renda fixa e análise de crédito.
Outra área é a de pesquisa econômica, na qual é possível trabalhar em institutos e centros de estudos, além, é claro, das instituições de ensino superior.
Além disso, o profissional também pode atuar em áreas de consultoria, planejamento e análise de mercado, tanto no setor público quanto no privado. Há ainda campos mais específicos, como Economia Ambiental, Economia da Saúde e Economia Criativa.
6. Contabilidade para Graduados para quem já tem uma formação anterior
Se você já tem uma formação superior em Direito ou Ciências Econômicas, por exemplo, o curso de Ciências Contábeis para Graduados pode ser o que você está buscando. É um bacharelado tradicional em Ciências Contábeis, com direito a diploma e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O curso tem durações diferentes dependendo da sua graduação anterior:
- Duração de 2 anos para formados em Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Atuariais, tendo base na eliminação de disciplinas;
- Duração de 2,5 anos para graduados em Direito com base na eliminação de disciplinas.
A Contabilidade para Graduados da FECAP está disponível em duas modalidades: presencial, com aulas de segunda à sexta-feira, à noite, no campus Liberdade; e semipresencial com aulas virtuais aos sábados e encontros presenciais quinzenais.
É importante ressaltar que a sua graduação anterior precisa, necessariamente, ser em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais ou Direito. Outro bacharel ou licenciatura não são válidos.
Domine ainda mais áreas com a Ciências Contábeis para Graduados
Depois de finalizar o curso de Contabilidade para Graduados, você terá um campo de atuação ainda mais amplo. Isso porque vai juntar o seu diploma e experiência anteriores com as Ciências Contábeis.
7. Publicidade e Propaganda: um dos ramos mais procurados da comunicação
Você é criativo, gosta de estar com as pessoas e não vê a hora do próximo desafio chegar? Então a Publicidade e Propaganda é um dos tipos de graduação feitos para você!
A Publicidade e Propaganda é uma das áreas da comunicação. Ela tem como foco o aprendizado de estratégias persuasivas para promover serviços, produtos e marcas.
O curso na FECAP tem 4 anos de duração, com aulas nos turnos manhã ou noite, de segunda a sexta-feira, de forma presencial no campus Liberdade.
Possíveis áreas de atuação para quem se forma em Publicidade e Propaganda
Está buscando trabalho em Publicidade e Propaganda? Os profissionais formados nesta área pela FECAP têm à sua frente diversas opções de atuação.
Uma das áreas é a de criação, que envolve a elaboração de campanhas publicitárias, peças e layouts, além da produção de vídeos e fotografias para diferentes mídias.
Há, ainda, o setor de planejamento estratégico, que utiliza dados e pesquisas para criar táticas publicitárias efetivas e definição do público-alvo.
Além disso, o profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em áreas relacionadas às redes sociais, eventos, branding e marketing digital. O mercado de trabalho para publicitários é amplo e oferece diversas possibilidades de desenvolvimento.
8. Relações Públicas: relacionamento direto com marcas e clientes atrai alunos
O profissional formado em Relações Públicas trabalha diretamente com a imagem das empresas. É a pessoa responsável por fortalecer o relacionamento entre as marcas e os clientes e “limpar a barra” quando as coisas não vão tão bem assim.
Para saber fazer isso, o profissional precisa de uma formação intensa e com muito conteúdo. Na FECAP são 4 anos de estudo, pela manhã ou noite, de segunda à sexta-feira, no campus Liberdade.
Logo no primeiro semestre, você será introduzido ao mundo das Relações Públicas e apresentado aos estudos de linguagem, criatividade e expressão.
10 áreas de atuação para quem terminou o bacharel em Relações Públicas
Ao terminar o curso de Relações Públicas, um grande leque de opções de trabalho se abrirá à sua frente. Estamos falando sério: são muitas as áreas de atuação deste profissional:
- Planejamento de campanhas institucionais e publicitárias;
- Desenvolvimento de estratégias para as mídias sociais;
- Gestão da comunicação interna e externa da empresa;
- Consultoria em comunicação e relações públicas;
- Relacionamento com clientes e stakeholders;
- Gestão de crises de imagem e reputação;
- Organização de eventos institucionais;
- Assessoria de imprensa;
- Marketing e branding;
- Produção editorial.
9. Relações Internacionais: foco na capacitação em diplomacia e intermediação de conflitos
Ao se formar em Relações Internacionais pela FECAP, você entra no mercado de trabalho com alta capacidade de diplomacia e intermediação de conflitos. Também terá conhecimento sobre o mercado e aptidão para assumir posições de liderança.
Este é um dos cursos da FECAP mais procurados por quem quer trabalhar com o mercado internacional. São 4 anos de estudo (8 semestres), nos turnos manhã ou noite, de segunda à sexta-feira, no campus Liberdade.
7 opções de trabalho para quem está iniciando em Relações Internacionais
Os profissionais formados em Relações Internacionais têm uma ampla gama de áreas de atuação no mercado de trabalho. Conheça, agora, algumas das principais:
- Diplomacia e Negociação, atuando em entidades internacionais, representando governos em tratados e acordos;
- Integração Regional, trabalhando em blocos comerciais (Mercosul e União Europeia, por exemplo) ou organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas;
- Gestão de Riscos Internacionais, avaliando possíveis ameaças no comércio exterior e investimentos;
- Consultoria Política e Relações Governamentais, aconselhando empresas a respeito de suas estratégias comerciais globais e regulatórias;
- Análise da Política Internacional, preocupando-se com estudos antes de tomadas de decisão estratégica nas empresas;
- Resolução de Conflitos Internacionais, buscando evitar divergências por meio do diálogo e de negociações pacíficas;
- Cooperação Internacional, trabalhando em projetos de colaboração e desenvolvimento no exterior.
10. Secretariado Executivo: seja o profissional de confiança que os administradores precisam
Se você ainda faz parte da turma que pensa que o profissional formado em Secretariado Executivo é aquele que faz e serve o “cafezinho” nas reuniões, está completamente enganado.
O profissional formado em Secretariado Executivo é alguém de extrema confiança para a alta administração das empresas. É quem resolve assuntos de assessoria empresarial, organiza a agenda dos executivos e planeja e executa eventos.
E, embora seja uma profissão conhecida do público feminino, qualquer pessoa, independente do gênero, pode estudar e atuar nela.
O curso de graduação em Secretariado Executivo da FECAP tem 3 anos de duração (6 semestres). As aulas são presenciais, à noite, de segunda a sexta-feira, no campus Liberdade.
Conheça 6 áreas de atuação para quem possui diploma em Secretariado Executivo
Se você terminou o curso de Secretariado Executivo, saiba que existem diversas opções de atuação no mercado de trabalho. Entre elas, destacam-se:
- Assessoria a executivos de alto nível, gerenciando agendas, contatos e viagens, além de organizar eventos e reuniões importantes;
- Gestão de escritórios e empresas, coordenando processos administrativos, administrando equipes e tomando decisões;
- Relacionamento com clientes e fornecedores, atuando como intermediário entre empresas e seus stakeholders;
- Tradução e interpretação, auxiliando na comunicação entre empresas de diferentes idiomas;
- Gerenciamento de projetos, contribuindo para o planejamento, execução, monitoramento e controle das ações;
- Educação corporativa, preparando e executando treinamentos e workshops para a capacitação de novos trabalhadores.
Saiba 8 vantagens únicas que você só encontra aqui na FECAP
Estudar na FECAP abre a você um universo de benefícios únicos. Afinal, estamos falando de uma instituição de ensino com mais de 120 anos de tradição. É conhecida pela preocupação em buscar a modernidade em sua infraestrutura e nos conteúdos ofertados.
A FECAP tem muito em seu currículo para mostrar aos alunos: a entidade já foi indicada como Melhor Centro Universitário do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC).
Além disso, a instituição foi mais uma vez destaque no Guia da Faculdade, ranking nacional realizado pelo jornal O Estado de São Paulo e a Quero Educação.
Sete cursos foram avaliados no índice: a pontuação máxima de 5 estrelas para o de Ciências Contábeis e 4 estrelas para os de Administração, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas e Secretariado Executivo.
Quer mais? Descubra outras 8 vantagens que, modéstia à parte, você só encontra na FECAP:
- Ingresso facilitado: você pode entrar na FECAP por meio da nota do Enem, Vestibular Desafio; Vestibular Agendado Online, Transferência ou Segunda Graduação;
- Professores de alto nível: 100% do corpo docente é formado por mestres ou doutores;
- Investimento aplicado em infraestrutura: laboratórios, estúdios e salas de estudo;
- Excelência: tanto na Pesquisa Acadêmica quanto no auxílio à iniciação científica;
- International Office: mentoria educacional para cursos no exterior;
- Eventos na FECAP: um universo de informações e atualidades;
- Biblioteca FECAP: mais de 60 mil exemplares no acervo;
- Organizações estudantis: para todos os perfis.
Matricule-se já em um dos 10 cursos superiores da FECAP!
Neste artigo, você conheceu todas as 10 melhores opções de cursos superiores disponíveis na FECAP SP e também as vantagens de estudar na instituição.
Agora chegou a hora de tomar uma decisão: matricule-se naquele que mais combina com você e comece a escrever o seu futuro!