Sabe aquele dia em que a vontade de ficar em casa fala mais alto e o Netflix domina a programação? Essa pode ser uma boa oportunidade para assistir filmes sobre empreendedorismo.

Há diversas histórias que podem inspirar você a aprender um pouco mais sobre a vida de empreendedor. São muitas situações reais e inspiradas em fatos verídicos que podem gerar inúmeros aprendizados.

Listamos 8 opções de filmes desse tipo para que você comece a vê-los agora mesmo. Prepare a pipoca e o refrigerante e vamos lá!

Sem tempo para ler o artigo? Escute a narração no player abaixo:

Porque assistir filmes?

Assistir filmes é uma ótima maneira de aprender algo de forma mais descontraída e leve. Isso acontece já que projetamos os nossos sentimentos ao longo da encenação do enredo.

À medida que os personagens vão vivenciando as situações, podemos nos identificar com o que é contado. Como consequência, extraímos aprendizados de situações que ainda não vivemos.

A soma desse aprendizado nos faz pessoas mais capazes de ser empáticas. Além disso, nos dá embasamento para que saibamos como nos comportar se alguma circunstância como essa acontecer.

Resumindo: a conexão com a história e com os personagens nos prepara para enfrentar situações que ainda não vivemos. Assim, conseguiremos controlar nossas emoções quando elas realmente ocorrerem.

ACESSAR MATERIAL

8 filmes sobre empreendedorismo

Quem sonha em ser empreendedor costuma pensar no próprio negócio a qualquer hora, dia e em todos os lugares.

Se este é seu caso, vamos ajudá-lo a se lembrar do seu sonho mais um pouquinho na hora de lazer. Listamos 8 filmes sobre empreendedorismo para inspirá-lo a gerir o próprio negócio. Saiba quais são:

1) Fome de Poder

O filme, disponível no Netflix, retrata a difícil missão de empresários em sociedade. É uma ótima referência para quem está pensando em convidar um amigo para ser sócio.

Fome de Poder conta a história dos irmãos McDonald’s que criaram uma empresa inovadora, mas não desejavam expandi-la. 

Tudo corre bem até Ray Croc aparecer na vida dos irmãos. Ele propõe que eles passem a vender para todo o território americano. 

O que parecia ser uma boa ideia vai se transformar em um grande duelo. O drama revela a importância da formalização dos contratos de sociedade.

2) A Rede Social

O Facebook se tornou uma das redes sociais mais lucrativas do mundo. O modelo de negócio causou uma grande revolução na forma de rentabilização das mídias sociais.

Quem tem curiosidade de saber o que está por trás dessa história pode assistir a esse filme. 

A obra retrata como Mark Zukeberg e os seus colegas de faculdade tiveram a primeira ideia de negócio. É possível tomar conhecimento também dos desafios para atrair público para os seus serviços.

Um filme imperdível para quem está sempre online.

8 filmes para empreendedores que você precisa assistir

3) À procura da felicidade

Esse é um daqueles filmes clássicos do cinema que você com certeza já ouviu falar. Estrelado por Will Smith, a obra é uma das mais emocionantes da lista.

Chris Gardner é pai solteiro e está desempregado. Ele recebe uma proposta de emprego tentadora, mas sem direito a salário nos primeiros meses.

Esperançoso, resolver encarar o desafio e luta para que todos os obstáculos sejam superados. 

Prepare o lenço para chorar com o roteiro surpreendente e emocionante deste filme. Você terá uma verdadeira lição de vida sobre a importância da persistência para alcançar seus objetivos.

4) Joy: o nome do sucesso

Se você está em busca de uma história baseada em fatos reais e de um exemplo de empreendedorismo feminino, essa é a sua vez.

Joy Mangano é a idealizadora do esfregão do tipo mob, que se tornou conhecido no mundo inteiro.

Mesmo depois de ter criado um produto inovador, ela sofre com a desconfiança do mercado e a sabotagem da família.

Apesar de todos os obstáculos, Joy segue firme no objetivo de popularizar o seu produto e se tornar milionária.

Essa é uma cinebiografia imperdível para quem quer conhecer um exemplo de mulher forte e determinada.

5) Cidade de Deus

Quem disse que não tem filme nacional nessa lista!? O brasileiro Cidade de Deus dá uma aula sobre gestão a partir do tráfico na favela de mesmo nome.

O jovem Buscapé, nascido no aglomerado, luta para fugir da realidade de violência e se consolidar como fotógrafo.

Enquanto ele tenta trabalhar honestamente, os traficantes seguem dando uma aula de gestão aos envolvidos.

Esse é um bom filme para entender mais sobre administração de negócios e refletir sobre a crítica social.

6) A corrente do bem

Quem nunca assistiu A corrente do bem deve ir correndo ao Netflix para buscar esse filme.

Trata-se de uma lição de perseverança e de impacto social.

Um professor resolve pedir para os alunos pensarem em formas de mudar o mundo. Um deles, resolve criar uma corrente no bem. Cada personagem impactado pela ação do bem deve repassar isso adiante para outra pessoa. 

O gesto vai transformando a realidade da cidade em questão. Um ótimo exemplo para explicar um pouco mais sobre responsabilidade social.

As lições extraídas desta obra vão impactar sua vida pessoal e profissional.

7) Jobs

8 filmes para empreendedores que voce precisa assistir

Essa é a história do homem por trás do sucesso da Apple, Steve Jobs. A cinebiografia retrata a genialidade e o temperamento, muitas vezes, difícil do empreendedor.

Em vários momentos, você sentirá em dúvida sobre o sentimento a respeito de job. É impossível não admirar sua ousadia para os negócios. Da mesma maneira, é muito comum que você se pegue questionando suas atitudes.

Uma história curiosa e de grande sucesso para quem quer pensar no próprio comportamento como empreendedor.

8) O homem que mudou o jogo

Billy Beane é um treinador de beisebol que resolve inovar no gerenciamento do time por meio da tecnologia. Com ajuda de um software, ele monta o time dos sonhos: eficiente e barato.

Os dados são compilados para criar estatísticas sobre os jogos e desafiar os concorrentes. Um show de estratégia e direcionamento tático quando não há recurso disponível.

Não deixe de assistir esse filme para aprender mais sobre inovação e otimização de recursos. 

Neste post, listamos 8 filmes sobre empreendedorismo imperdíveis. Que tal fazer uma maratona para assistir a todos?

Se você tiver mais alguma sugestão sobre esse assunto, basta deixar nos comentários. Ela será muito bem-vinda!

Quer saber mais sobre este assunto? Descubra como se tornar um empreendedor desde a faculdade clicando neste link.

QUERO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO!