Está pensando em fazer Economia, mas tem dúvidas sobre empregabilidade? Então a incerteza acabou porque você vai conferir tudo e mais um pouco neste texto.

Saiba como está o mercado de trabalho para economistas no Brasil e onde fazer a sua graduação na área!

Como está o mercado de trabalho do economista?

O mercado de trabalho em Economia é bem amplo, além dos campos de atuação nos setores de economia, administração e finanças de organizações dos mais diversos setores.

O economista pode atuar em pequenas e grandes empresas e é contratado para atuar na gestão e na tomada de decisões estratégicas. No entanto, os profissionais também são muito requisitados em locais como autarquias, órgãos públicos e bancos.  

Fora a atuação em empresas privadas ou públicas, quem se forma em Economia pode trabalhar como docente em instituições de ensino superior — para isso, é necessário cursar uma pós-graduação, mais precisamente um mestrado ou doutorado.

Outra área possível de atuação para quem é economista pode atuar como autônomo e empreendedor. Isso ocorre por meio de prestação de serviços e consultoria a diversas empresas, assim como institutos de pesquisa que contratam profissionais com essa especialidade.

Diante do crescimento econômico do país na última década, estimulado pelo desenvolvimento do Brasil como uma das grandes potências econômicas do mundo, a profissão se torna muito atrativa e com o surgimento de novos campos de trabalho. 

Mesmo com a recessão nacional dos últimos anos, que causou a redução de contratações de novos profissionais, o setor continua despertando o interesse de empresas que necessitam de economistas.

Afinal, as discussões sobre o assunto estão cada vez mais em pauta na sociedade.

11 áreas de atuação para economistas

Dito isso, algumas áreas de atuação da profissão são:

  1. bancos e corretoras;
  2. mercado financeiro;
  3. auditoria e fiscalização;
  4. consultoria;
  5. comércio exterior;
  6. planejamento estratégico;
  7. docência;
  8. tecnologia;
  9. marketing;
  10. políticas públicas;
  11. recursos humanos.  

Quantos economistas têm no Brasil?

De acordo com o Conselho Federal de Economia (Cofecon), atualmente existem 230 mil profissionais da área em nosso país.

O ensino superior é de suma importância. Somente profissionais com curso superior em uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) podem atuar na profissão.

A graduação é pré-requisito para obter o registro profissional no Conselho Regional de Economia (Cofecon) da sua região e, assim, ser um economista de sucesso.

Como é a faculdade de Ciências Econômicas da FECAP?

O nosso curso de Economia é oferecido na modalidade bacharel, com duração de quatro anos (oito semestres), de manhã e à noite.

Oferecido presencialmente em nosso campus no bairro paulistano da Liberdade, na capital, somos referência no ensino das Ciências Econômicas.

A qualidade de nossa instituição de ensino superior é garantida. Temos uma tradição de mais de 120 anos de história e somos pioneiros no ensino de Economia no Brasil. Também unimos modernidade e atualizamos a nossa grade curricular periodicamente. 

Por que estudar Economia na FECAP?

Vai ficar mais fácil se inserir no mercado de trabalho do economista se você estudar na FECAP. Mas você ainda tem dúvidas? Vamos a algumas vantagens de estudar com a gente.

Somos reconhecidos

Temos conceito máximo (5) de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) e estamos entre as melhores instituições de ensino superior de São Paulo. Colar com a gente é garantia de sucesso! 

Professores altamente qualificados

Nossos professores possuem mestrado ou doutorado, fora uma longa experiência no mercado de trabalho, o que garante mais credibilidade ao que você aprende em sala de aula.

International Office

Sabe aquela oportunidade para estudar fora e conhecer novas culturas? Então, a gente lhe oferece isso também.

O International Office é o combo que você procura. Disponibilizamos bolsas e convênios por meio de parcerias com diversas instituições de ensino espalhadas mundo afora. Já pensou como seria bacana poder fazer aquele intercâmbio e ter um peso a mais no currículo?

Biblioteca FECAP

Temos uma biblioteca com mais de 60 mil obras no acervo. É muita coisa! Temos tudo o que há de melhor em cada uma de nossas áreas de estudo, além de nosso espaço ser constantemente atualizado com novas obras.

Infraestrutura de primeira

O aluno FECAP tem acesso a estúdios, laboratórios, auditórios, salas de estudos e de aula com equipamentos de última geração. Tudo isso é para que você possa dar o seu melhor enquanto estuda com a gente!

Excelência na Pesquisa Acadêmica

Nós incentivamos o acesso de nossos alunos à ciência, pois sabemos o poder transformador da pesquisa.

Eventos e oportunidades

Realizamos eventos periodicamente para que nossos alunos estejam atualizados com tudo o que acontece no mercado de trabalho e consiga se conectar com quem já está na sua área de atuação (o famoso networking).

Organizações estudantis

Estimulamos também a participação de nossos alunos em tudo o que ocorre em nosso centro universitário. Afinal, ele é uma construção coletiva.

As organizações estudantis são entidades que dão voz aos nossos estudantes. Além disso, as atividades destes grupos incluem visitas a empresas e atividades práticas. 

Auxílio à iniciação científica

Por fim, mas não menos importante, participar de projetos de iniciação científica é excelente para entrar no maravilhoso mundo da pesquisa e, quando possível, garantir uma renda que vai ajudar muito na continuidade de seus estudos

Agora é a hora de se juntar ao time FECAP!

Depois de tudo isso que você viu, temos certeza que não tem mais motivos para dúvida.

As nossas inscrições para o curso de Ciências Econômicas já estão abertas e chegou a hora de dar o passo definitivo para o seu sucesso profissional. Junte-se a nós e venha ser FECAP!