Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
O Brasil sedia muitos eventos internacionais, que trazem consigo pessoas de todos os cantos do mundo. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, foram uma oportunidade para os brasileiros aproveitarem a festa em casa e fazerem amigos de outros cantos do mundo. Tudo isso, claro, com a ajuda da língua estrangeira mais popular do mundo: a inglesa.
A prática do inglês pode te ajudar no âmbito profissional e pessoal. Por isso, separamos frases de conversação que são fáceis e práticas para você iniciar uma conversa em inglês e interagir com os visitantes estrangeiros.
Como iniciar uma conversa em inglês
É importante que nunca se aborde um estrangeiro sem antes cumprimentá-lo, pois eles são muito reservados se comparados aos brasileiros. Expressões como “Hi”, “Hello” são sempre bem-vindas, especialmente se vierem seguidas por “Welcome to Brazil” (Bem-vindo ao Brasil).
Caso sinta que a vontade de interagir é recíproca, inicie a conversa perguntando o nome do seu novo conhecido e provável amigo.
Cuidado com a expressão “gringo”, pois alguns podem se sentir ofendidos. Tente sempre iniciar uma conversa com famosa pergunta: “What’s your name?” (Qual é o seu nome?), pois ela é fundamental.
Nomes estrangeiros costumam ser bem diferentes dos nossos, então não se assuste caso não compreenda na primeira vez. Deixe a vergonha de lado e peça para ele repetir (sorry, can you repeat, please?). Em seguida apresente-se dizendo: “My name is…”
Engajando em outros assuntos
Depois da formal apresentação, os turistas costumam ficar mais abertos. Se o seu nível de inglês for intermediário, você já pode se aventurar mais sem ter que recorrer a gestos e mímicas. Formas mais aceitas de fazer a conversa fluir é perguntar se ele está gostando da festa: “How are you enjoying the party?”.
Dica: fale sobre a música! Perguntas como “Do you like music?” (Você gosta de música?) são válidas e abrem espaço para outros assuntos: “Can you dance it?” (Você sabe dançar essa música?). Caso o turista diga algo como “Not really” ou “no, I can’t”, isso significa que ele não sabe. Surge aí a oportunidade de ensinar, pois com certeza esse momento irá gerar outros de muita amizade e diversão.
Estreitando os laços
Caso precise se afastar, tente gerar um clima legal de despedida, sugerindo um próximo encontro. Isso dará abertura para uma troca de contatos. Frases como: “I’ll be here tomorrow, if you want to hang out please get my whatsapp” (Estarei aqui amanhã, se quiser posso informar meu whatsapp). Ao falar seu telefone, não esqueça de dizer número a número. Em inglês não se falam números telefônicos de dois em dois, portanto diga um de cada vez.
Ao ir embora use a tradicional expressão “Enjoy the party! Take care.” (Curta a festa, se cuida!). Pode ser que essa amizade seja apenas daquele dia ou que ela dure anos e quem sabe a vida inteira.
E, no mais, use a simpatia e sorria, pois, essa linguagem é compreendida mundialmente.
Oportunidade
Caso você seja aluno, ex-aluno ou funcionário FECAP, aproveite a chance de aprender uma nova língua e se aventurar, de evoluir profissionalmente: a FECAP oferece cursos de extensão de inglês, espanhol e até mesmo francês. Fique sempre ligado nesta página.
Caso queira saber algo mais sobre novos cursos, entre em contato com extensao@fecap.br ou pelo telefone (11) 3272-2261 e não perca essa oportunidade.
Conversou tanto com os estrangeiros que já se sente curiosidade de estar na terra deles?
Confira os programas abertos para inscrição, oferecidos pelo nosso Internacional Office.