Conhecer a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é algo bem interessante para quem se interessa por tecnologia e pensa em seguir carreira nessa área.

Ao realizar esse curso, você poderá atuar como analista de sistemas, um profissional capacitado para desenvolver diversas tarefas relacionadas aos hardwares e softwares.

A FECAP oferece aos interessados o curso de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Por isso, se você tem interesse nesse segmento, recomendamos que prossiga com a leitura deste artigo.

A seguir, falaremos mais sobre como é a carreira na área de analista de sistemas e apresentaremos as disciplinas que você estudará, caso se matricule em nosso curso. 

Pronto? Então, continue com a gente!

Saiba mais sobre a carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional que atua como analista e desenvolvedor de sistemas é responsável por desenvolver, projetar, analisar, implementar e realizar a manutenção dos sistemas de informações das empresas.

As principais funções e o mercado de trabalho para o analista e desenvolvedor de sistemas

Como cada vez mais as empresas estão demandando especialistas nesse tipo de tecnologia, o campo de trabalho para esse profissional não para de crescer.

Uma grande loja do comércio varejista pode desenvolver sistemas para controlar o estoque de suas mercadorias, por exemplo. Ao mesmo tempo, uma agência de empregos pode precisar de um software para organizar os dados dos candidatos em seu banco de talentos.

Viu como a área é ampla? Empresas de todos os campos do mercado necessitam de analistas de sistemas, que atuem no desenvolvimento, na programação e na integração dos softwares com hardwares, máquinas e até mesmo operadores humanos.

Quanto ao mercado de trabalho, os analistas e desenvolvedores de sistemas podem trabalhar, principalmente, em empresas de TI e telecomunicações.

Porém, também há a possibilidade do profissional empreender ou trabalhar de forma autônoma, prestando serviços para empresas que necessitam de mão de obra especializada no segmento. 

Possibilidades de salário para analistas e desenvolvedores de sistemas

De acordo com um levantamento feito pelo portal Vagas, o salário médio de um analista e desenvolvedor de sistemas, no Brasil, é de R$ 5.116,00.

Porém, conforme for ganhando experiência, o profissional poderá ganhar ainda mais, chegando a ter R$ 7.301,00 de salário ou mais, quando atingir o nível sênior.

Esse levantamento foi feito a partir das principais vagas de emprego registradas na área. No entanto, é claro que podem ocorrer variações, de acordo com o tamanho da empresa, região geográfica, nível do cargo etc.

Veja algumas características da grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP é focado em formar profissionais capazes de atuar em projetos de transformação digital, desenvolvimento web, aplicativos mobile, internet das coisas, inteligência artificial e segurança da informação.

Além disso, nossos alunos saem do curso capacitados para realizar a concepção, análise, projeto, gestão e implementação de sistemas de software e manutenção de sistemas da informação.

A graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de quatro semestres. Ou seja, em dois anos você terá o seu diploma em mãos e poderá iniciar uma carreira de sucesso.

Veja, a seguir, alguns diferenciais que você só encontra na grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP.

Infraestrutura com tudo o que você precisa para aprender

A FECAP conta com uma excelente infraestrutura, para que você possa realmente aprender os conceitos que são estudados em aula.

Atendemos todas as necessidades dos alunos durante o curso! Você terá acesso a laboratórios de informática de alta tecnologia, estúdio audiovisual e de fotografia, salas de aulas equipadas e uma ampla biblioteca com um acervo de mais de 60 mil exemplares.

Formas de ingresso no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você pode ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por diferentes caminhos. Saiba quais são eles!

Enem

Se você fez o Enem e conquistou uma boa nota, pode ingressar na FECAP apresentando o atestado de realização do exame. Assim, você é dispensado de fazer o vestibular.

Vestibular

Também é possível entrar na FECAP por meio da realização do vestibular presencial, realizado todos os semestres em nossa instituição.

A prova consiste em uma redação e 40 questões de múltipla escolha das disciplinas de interpretação de textos, raciocínio lógico e matemático, atualidades, geografia e história.

Vestibular agendado

Caso prefira, você pode fazer o nosso vestibular agendado e online. Assim, basta escolher uma data e hora para realizar uma prova com a mesma estrutura e grau de dificuldade da presencial.

Transferência

Caso você já esteja cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas em outra instituição e queira mudar para a FECAP, pode optar pelo ingresso via transferência.

Segunda graduação

Se você já é graduado em outra área e deseja aprimorar os conhecimentos ou dar um novo rumo para a carreira, pode ingressar em nossa instituição apenas apresentando o seu primeiro diploma.

Disciplinas que compõem a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Agora chegou o momento em que você esperava! 

Vamos apresentar toda a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para que você entenda mais sobre o que estudará no curso. Confira!

1º Semestre

Algoritmos e Lógica de Programação

Essa disciplina estuda como criar algoritmos e executá-los de forma lógica, para que cumpram o seu papel em um sistema.

Fundamentos de Banco de Dados

Nessa disciplina, você aprenderá mais sobre os bancos de dados e como as informações são armazenadas eletronicamente nos sistemas.

Métodos Quantitativos

Você aprenderá sobre os métodos quantitativos para a coleta de informações, por meio de ferramentas com pesquisas, questionários etc.

Redes de computadores

Os estudos dessa disciplina se voltam para a conectividade entre sistemas diferentes, o que garante que softwares e hardwares funcionem em harmonia dentro de uma mesma rede.

Sistemas Embarcados e Internet das Coisas

Os sistemas embarcados são os microprocessadores que executam tarefas específicas em um aparelho. Nessa disciplina, é possível estudar como eles se relacionam ao  utilizarmos a internet das coisas.

2º Semestre

Algoritmos e Estrutura de Dados

Aqui você aprenderá sobre as estruturas de dados, que são entidades e objetos do mundo real e que definem a parte estática de um algoritmo.

Desenvolvimento Web Full Stack

Nessa disciplina, você aprenderá a desenvolver sistemas para web de forma Full Stack, ou seja, que possibilita que o mesmo profissional atue no Front-End e no Back-End.

Design de Interface Digital

As interfaces digitais são todos os elementos visuais de uma aplicação, como o layout, os esquemas de cores e os ícones de uma aplicação. Tudo isso será estudado nesta disciplina.

Modelagem de Software e Arquitetura de Sistemas

Ao cursar essa disciplina, você aprenderá sobre a modelagem de sistemas, que é o processo de desenvolvimento das aplicações. Também estudará conceitos relacionados à arquitetura das aplicações, como o wireframe.

Programação Orientada a Objetos

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um padrão de desenvolvimento de softwares programados para representar algo que existe no mundo real, com características e ações. Nessa disciplina, você saberá como isso tudo é feito.

BAIXAR AGORA!

3º Semestre

Business English

Na grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você também cursará uma disciplina de Business English. 

Isso é importante, tendo em vista que boa parte da literatura da área está na língua inglesa, sendo necessário dominar o idioma.

Programação Mobile

A programação mobile consiste no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É sobre isso que se voltam os estudos dessa disciplina.

Sistemas Operacionais e Arquiteturas Cloud Native

As arquiteturas cloud natives são as organizações de sistemas realizadas totalmente em nuvem. 

Ao cursar essa disciplina, você aprenderá sobre como lidar com essas operações no seu dia a dia.

Testes e Qualidade de Software (DevOps)

Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um app é a de testes e qualidade. 

Por isso, dedicamos uma disciplina para que você aprenda como testar as aplicações desenvolvidas. Assim, será possível descobrir se elas realmente poderão cumprir o objetivo para o qual foram projetadas.

User Experience Digital

A experiência do usuário é um ponto extremamente relevante e que não pode ser desconsiderado ao desenvolver um sistema.

Nessa disciplina, você aprenderá a identificar comportamentos dos usuários, para que possa desenvolver aplicações com interfaces intuitivas e práticas.

4º Semestre

Cibersegurança e Defesa Cibernética

Essa disciplina estuda as relações entre os sistemas de informação e a cibersegurança. Nela, o aluno aprende sobre como desenvolver aplicações mais seguras para os usuários, evitando que elas sejam vulneráveis para ataques de hackers, por exemplo.

Ciência de Dados e Big Data

Definimos Big Data como um conjunto de metodologias utilizadas para captar, armazenar e processar dados.

Essa disciplina é dedicada aos estudos da ciência de dados como um todo, para que o aluno possa desenvolver e aplicar os recursos de Big Data em seus projetos.

Empreendedorismo e Transformação Digital

Na grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também é oferecida uma disciplina de empreendedorismo, com foco na transformação digital.

A ideia dessa disciplina é que você aprenda conceitos básicos de negócios, para o caso de empreender na área ou trabalhar como freelancer.

Gestão de Projetos de Software

Nos times de análise de desenvolvimento de sistemas é necessário ter tudo muito bem organizado e orquestrado.

A disciplina de gestão de projetos de software contribui justamente para isso. São ensinados conceitos que o ajudarão a atuar como líder ao gerir equipes que atuam no desenvolvimento de aplicações e sistemas.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Os recursos de inteligência artificial e machine learning, ou seja, o aprendizado das máquinas, estão cada vez mais presentes em nossas rotinas.

Assim, é importante que o analista e desenvolvedor de sistemas entenda sobre isso e saiba como usar esses recursos nas aplicações. É isso que você aprenderá nessa disciplina.

Projetos interdisciplinares

Além das disciplinas da grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ao fazer o curso, você também deverá participar de projetos interdisciplinares.

Tratam-se de trabalhos que envolvem os conteúdos aprendidos em todas as disciplinas, sempre coordenados pelos professores.

A cada semestre você deverá realizar um projeto interdisciplinar. São eles:

  • Solução em Internet das Coisas;
  • Sistema Empresarial Web;
  • Desenvolvimento e Publicação de Aplicativo Mobile; e
  • Startup Digital.

Outros componentes obrigatórios do curso

Para receber o seu diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você também precisa realizar, no mínimo, 100 horas de atividades complementares.

Cursos extracurriculares, estágios não-obrigatórios e participação em eventos podem ser classificados como atividades complementares.

Além disso, caso for convocado no decorrer do curso, você terá que fazer o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade). Se for necessário, a própria instituição fará o comunicado.

No decorrer do curso, você também precisa cursar uma disciplina optativa. A nossa indicação é que seja a de Libras, que proporcionará um maior entendimento nessa linguagem inclusiva.

Gostou da grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Esse é um curso que está em alta e que certamente abrirá muitas portas na sua carreira.
Para saber mais sobre a área, baixe agora mesmo o nosso material com tudo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.