O empreendedorismo digital se tornou um caminho de sucesso para quem quer ganhar dinheiro no ambiente virtual. √Č isso o que voc√™ est√° buscando?

Mesmo com tantas possibilidades, muita gente ainda fica em d√ļvida entre¬†empreender ou seguir no emprego convencional.

Porém, quando a gente olha para o mundo tecnologicamente conectado, dá para entender por que empreender na internet marca o presente e o futuro dos negócios.

Continue lendo para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre como se tornar um empreendedor digital!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é um conceito que foi se desenvolvendo junto com o surgimento de novos modelos de negócio que existem no espaço virtual.

A principal ideia √© oferecer produtos e servi√ßos diferenciados e conseguir lucrar rapidamente. Eles podem ser tanto criados pelo pr√≥prio empreendedor quanto oferecidos por terceiros ‚Äď nesse caso, voc√™ se torna afiliado de uma empresa.

Muita gente começa um negócio digital para complementar o salário: 62% dos empreendedores buscam uma renda extra, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma HeroSpark. Porém, mais da metade deles conseguiu transformar o empreendimento de mais de 1 ano na principal fonte de renda.

Vale a pena dizer que não é só pela grana que as pessoas decidem abrir um negócio virtual. Além da renda extra e da busca pela independência financeira, existem outros motivos:

  • causar impactos positivos na vida de outros (35%);
  • ser apaixonado pela √°rea em que pretende atuar (33%);
  • e ter mais tempo livre (24%).

Nesse universo, a tecnologia e a inova√ß√£o costumam estar na linha de frente dos neg√≥cios, gerando solu√ß√Ķes criativas para os problemas das pessoas.

Além disso, o empreendedorismo digital faz as pessoas investirem mais em capacitação para se dar bem. Assim, os novos negócios ganham um aspecto mais democrático e inclusivo.

Quais s√£o as formas de ser um empreendedor digital?

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis hoje, as possibilidades de negócio são infinitas. Tudo vai depender da sua bagagem de conhecimento, interesses e criatividade para inovar no mercado.

Mas é possível listar alguns dos tipos mais comuns de empreendimentos digitais:

  • E-commerce ‚Äď As lojas virtuais est√£o entre os principais tipos de neg√≥cios na internet. √Č poss√≠vel vender de tudo para pessoas de qualquer lugar do mundo.
  • Blogs especializados ‚Äď Se voc√™ manja muito de um assunto espec√≠fico, produzir conte√ļdo para blogs e sites especializados pode ser uma √≥tima ideia.
  • Infoprodutos ‚Äď Outra op√ß√£o √© preparar materiais digitais informativos ‚Äď como apostilas, e-books e videoaulas, por exemplo ‚Äď que podem ser vendidos ou disponibilizados para download na internet.
  • Jogos e aplicativos ‚Äď Quem curte tecnologia pode se jogar no mercado de games e apps, que vem crescendo bastante nos √ļltimos anos.
  • Cursos ‚Äď Tamb√©m √© poss√≠vel¬†empreender no campo da educa√ß√£o. Muitas pessoas podem se interessar em conhecimentos que voc√™ pode compartilhar por meio de aulas online.

Quais s√£o as vantagens em ser um empreendedor digital?

Baixo investimento

Diferentemente de uma empresa tradicional, um negócio digital demanda poucos investimentos. Afinal, não é necessário gastar com a locação de um espaço, compra de equipamentos e manutenção.

Embora você tenha que pagar pelo domínio e criação de um site, por exemplo, esses gastos são baixos.

Horários flexíveis

Além de poder trabalhar de qualquer lugar, é o empreendedor digital quem escolhe os seus horários de trabalho. Basta ter um computador e acesso à internet.

Quando se é dono do próprio negócio, não existe chefe nem a obrigação de cumprir um horário específico. Mas isso, é claro, não significa que você vai trabalhar pouco.

Ausência de limites geográficos

Uma das maiores vantagens dos negócios digitais é que eles podem alcançar pessoas em qualquer parte do mundo. Ou seja, as fronteiras são eliminadas.

Com isso, o empreendedor digital consegue vender seus produtos e servi√ßos para um n√ļmero bem maior de pessoas.

Crescimento acelerado

Sobretudo se você escolher um nicho competitivo, as chances de crescer rapidamente são altas. Isso não significa que o sucesso chegue do nada.

Ainda que os resultados n√£o sejam instant√Ęneos, dificilmente os neg√≥cios digitais levam muito tempo para gerar bons lucros.

5 dicas para ter sucesso como empreendedor digital

1. Defina um nicho de mercado

Escolha um nicho de mercado que seja familiar ou no qual voc√™ j√° tenha trabalhado antes. Quanto mais voc√™ conhecer o p√ļblico, melhor.

Al√©m de entender as necessidades dos consumidores, voc√™ tem maiores chances de criar solu√ß√Ķes inovadoras para os problemas deles.

2. Crie um plano de negócios

Antes de tomar qualquer atitude, faça um estudo do mercado e da concorrência. Isso porque você precisa identificar as melhores oportunidades, definir objetivos, evitar os riscos e analisar a rentabilidade do negócio.

Dessa forma, fica mais fácil escolher os melhores caminhos e fugir de possíveis prejuízos.

3. Estude as redes sociais

No empreendedorismo digital, as redes sociais s√£o grandes parceiras. Elas t√™m um peso grande na hora de divulgar e alavancar os neg√≥cios ‚Äď mais de 40% dos empreendedores digitais usam o Instagram como principal meio de divulga√ß√£o.

Por isso, aprenda tudo o que você precisa saber não só sobre Instagram como também sobre Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outras redes.

4. Busque conhecimento

Como em qualquer carreira, o empreendedor digital precisa de conhecimento para ter um negócio de sucesso. Afinal, nada tem a ver com sorte.

Faça um curso superior relacionado ao nicho onde você pretende atuar. Não deixe também de ler, participar de eventos da área e trocar ideias com outros profissionais.

5. Aprenda a vender seu peixe

De nada adianta fazer todo o resto se você não souber valorizar os seus produtos ou serviços.

Além de aprender a cobrar um valor justo por eles, sustentável para o negócio, é preciso destacar os seus diferenciais.

Seja o dono do seu próprio negócio!

Se o empreendedorismo digital parece uma boa alternativa profissional para você, não deixe de colocar as dicas em prática.

Ser empreendedor digital é uma tendência que vem acompanhando a realidade do mundo em que a gente vive hoje.

Falando em realidade, é importante ficar por dentro dos impactos causados pelos novos cenários no mercado de trabalho, viu?

Quer entender melhor essa nova realidade e sair na frente? Então, baixe o infográfico gratuito sobre como se preparar para o mercado de trabalho no pós-pandemia!