A cada dia, vemos crescer a demanda por profissionais das áreas da tecnologia. E, apesar da grande ascensão nos últimos anos, o futuro para o segmento ainda é promissor nos próximos anos.

Neste texto, vamos mostrar 12 áreas da tecnologia possíveis de se trabalhar. Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse ramo, siga com a leitura.

A demanda por profissionais das áreas da tecnologia

Antes de mais nada, vamos falar sobre o mercado tecnológico atual e a sua demanda por profissionais das áreas da tecnologia.

As carreiras em tecnologia têm sido as mais procuradas por quem está iniciando a vida profissional. Isso se deve ao fato de que, a cada dia, temos novas inovações tecnológicas na praça.

E, para lidar com elas e melhorar seu uso, são necessários profissionais qualificados e preparados. A demanda, portanto, ainda não diminuiu e nem há previsão de diminuição tão cedo.

A preparação de um profissional das áreas da tecnologia

Por conta da alta demanda, é uma oportunidade de ouro para quem gosta de tecnologia e ainda não escolheu sua área de atuação. E, da mesma forma, para quem deseja mudar de profissão para melhorar de vida.

O profissional ideal procurado pelas empresas é aquele que tem as mais diversas habilidades. Além de ser plural, ele deve ser adaptável e bem qualificado.

No tópico seguinte, vamos falar mais sobre as habilidades necessárias para que um profissional obtenha sucesso nessa carreira.

12 áreas da tecnologia para se trabalhar

Agora que você já sabe que o mercado de tecnologia demanda cada vez mais profissionais, vamos apresentar 12 áreas da tecnologia possíveis de atuação. Confira!

1. Programação

A primeira das áreas da tecnologia que vamos falar é a de programação. Todo o ato de desenvolver e programar sistemas em geral é parte do ofício de profissionais da programação.

Softwares em geral, como redes sociais, de gestão e outros são parte dessa área da tecnologia. Quem lida com programação deve saber tudo sobre JavaScript, Java, Python e por aí vai. 

Essa área é uma das que mais vêm crescendo ultimamente. Isso se dá por conta da alta demanda de softwares na atualidade.

2. Tecnologia da Informação (TI)

Uma das áreas da tecnologia mais famosas é a de tecnologia da informação. Conhecida por sua sigla TI, essa área é literalmente o que o nome sugere: lida com dados e informações de forma organizada.

Um profissional de TI costuma ajudar empresas com muitas informações a gerenciar estas de forma adequada. Assim, as companhias têm mais eficiência em seus processos internos.

3. Segurança da informação

A área de segurança da informação é uma das mais importantes quando se fala em tecnologia. Hoje em dia, há uma pluralidade de informações rodando pela internet. E, para ter certeza de que elas vão estar seguras e livres de ataques de hackers, existe esse segmento.

O profissional de segurança da informação deve ter conhecimentos sólidos sobre proteção de redes. Tanto corporativas (intranet) quanto redes em geral.

4. Qualidade de software

A próxima das áreas da tecnologia a ser tratada é a de qualidade de software. Hoje em dia, há diversos softwares e programas que são desenvolvidos. Por isso, é importante ter um profissional qualificado que fique de olho na qualidade deles.

O bom funcionamento das novas criações depende de quem está responsável pela qualidade do software. Para esse profissional, é requisito a graduação em alguma área correlata e bastante conhecimento em programação.

5. Banco de dados

A área de banco de dados tem atuação especialmente em empresas e grandes corporações, as quais têm bancos de dados para armazenamento de informações.

Esses dados, que precisam ser protegidos, são gerenciados pelos profissionais com conhecimento de segurança na rede. É preciso fazer backups frequentes, monitoramento e emissão de relatórios.

6. Área de suporte

Com tantas áreas da tecnologia, é essencial ter profissionais que deem um suporte técnico. Para isso, existe a área de suporte, para que tanto o software como o hardware das máquinas estejam em boas condições.

Quem atua nessa área tem um papel fundamental na organização, para solucionar quaisquer problemas que clientes ou colaboradores venham a ter, assim como preveni-los.

7. Desenvolvimento de e-commerce

A venda pela internet tem se tornado uma das formas mais famosas de comercialização de produtos. Os e-commerces, portanto, precisam de quem possa desenvolvê-los.

Criar e-commerce é mais uma das áreas da tecnologia que há uma grande demanda de profissionais. Seja para montar a loja, o software de cobrança ou para realizar a sua manutenção.

8. Administração de redes

Um administrador de redes é o profissional de tecnologia que serve para administrar conexões. Sejam elas corporativas ou domésticas. 

Estar conectado nos dias de hoje é algo necessário. Por isso, esse profissional é essencial em quase todas as grandes empresas. 

Parar a produção por conta de um problema de conexão é inviável para grandes corporações. Dessa forma, esse profissional deve ser bem-preparado para lidar com quaisquer intercorrências.

9. Cloud computing

Com certeza você já ouviu falar em nuvem. Progressivamente, usuários utilizam as facilidades do armazenamento virtual. E o cloud computing não fica de fora.

A computação na nuvem requer um profissional que planeje e execute seus processos nas empresas. Assim como ser capaz de realizar a integração do cloud computing com as outras tecnologias da empresa, como a internet das coisas.

10. Programação mobile

A programação mobile também tem crescido nos últimos anos. O motivo? O brasileiro usa cada vez mais o celular para fazer de tudo.

Por conta disso, a programação mobile é forte entre as áreas de tecnologia. Seus profissionais focam na experiência do cliente, sempre tentando melhorá-la por meio dos feedbacks recebidos.

11. Web design

Com certeza, você já ouviu falar sobre esse ramo. Uma das mais conhecidas áreas da tecnologia, o web design, também é um tipo de carreira interessante para quem exercita a criatividade e gosta de design.

Para que um site vá ao ar com um design bonito, criativo e responsivo, um profissional de tecnologia está por trás. 

Normalmente, os profissionais que seguem nesse ramo têm formações correlatas com tecnologia, além de cursos em design que complementam esses conhecimentos.

12. Mídias sociais

Você curte redes sociais? Gosta de comunicação? Então, lidar com a área da tecnologia que mexe com mídias sociais pode ser para você. Esse profissional é responsável por técnicas, estratégias e produções que fazem com que as redes sociais de alguma corporação fiquem mais conhecidas.

Além disso, é importante que o profissional tenha conhecimento de ferramentas tecnológicas que se liguem ao mundo das mídias sociais. Desse modo, vai ser possível fazer um bom trabalho e ter ótimos resultados.

As habilidades mais requeridas no campo da tecnologia

Cada vez mais, há competitividade no mercado. Afirmamos isso com base no perfil que os recrutadores pedem dos candidatos.

Quer ser um candidato preparado para enfrentar processos seletivos e ter sucesso? Então confira quais são as habilidades mais requeridas no campo da tecnologia. Leia mais!

Adaptabilidade

No geral, o mercado de trabalho das áreas da tecnologia busca por profissionais adaptáveis. O profissional do futuro deve ter a capacidade de se adaptar a diferentes cenários.

Essa é uma habilidade muito procurada por todos os recrutadores da área. Afinal de contas, para trabalhar de uma forma boa e eficiente, até mesmo sob pressão, o profissional deve saber lidar rapidamente com imprevistos.

Cooperação

A colaboração é uma das qualidades mais procuradas, da mesma forma, por empregadores de tecnologia. Para que as equipes funcionem de forma bem-sucedida, é necessário que a comunicação seja feita de forma eficiente, ainda mais quando se fala das nas áreas de tecnologia.

Para encontrar soluções e ferramentas que ajudem a solucionar problemas, as equipes devem cooperar entre si e ter um bom sistema de apoio.

Liderança

Para quem deseja trabalhar na área, ter habilidades com gestão de pessoas é essencial. Afinal de contas, existem diversas áreas de conhecimento dentro do campo da tecnologia.

Isso faz com que, no dia a dia, os profissionais tenham de lidar com as mais diferentes personalidades. Especialmente os encarregados de setores e quem os coordena.

Agilidade

A agilidade é uma das qualidades mais valiosas em um profissional das áreas da tecnologia. Diversas companhias preferem profissionais que conseguem trabalhar de forma rápida.

Portanto, para você se destacar no mercado, tente ser ágil na hora de fazer processos e resolver problemas. Assim você vai conseguir se destacar dos seus concorrentes e almejar vagas de emprego cada vez melhores.

Flexibilidade

O dia a dia de um profissional das áreas de tecnologia é lotado de imprevistos. Por isso, é necessário ter um pouco de flexibilidade para resolver todas essas situações sem pestanejar.

A flexibilidade não significa, necessariamente, a perda da qualidade na resolução de problemas. Um bom profissional pode improvisar e ter boas ideias em diversas áreas, mantendo um bom padrão.

Criatividade

Um profissional da área deve ser criativo. A tecnologia muda a todo momento. As inovações são constantes. Por isso, quem atua na área deve saber inovar da mesma forma para se manter competitivo no mercado.

Se acomodar nessa profissão é estar fadado ao fracasso. Esse é um ramo no qual a rotina é imprevisível e os processos mudam de acordo com as inovações tecnológicas. 

Autodidatismo

Um profissional das áreas de tecnologia deve ser qualificado. Porém, além disso, deve ser proativo para aprender por si mesmo quando for necessário.

O ato de ser autodidata é uma carta na manga, pois esse tipo de indivíduo é o preferido de chefes e recrutadores. Isso aumenta as suas chances de ser contratado e de manter o emprego.

Conhecimento de línguas estrangeiras

Por último, mas não menos importante, quem lida com tecnologia deve conhecer pelo menos o básico de línguas que não sejam o português. Especialmente o inglês.

A grande maioria dos termos que aparecem na tecnologia são em inglês – big data, cloud computing, entre outros. Por isso, ter conhecimento de outra língua vai ajudar você.

A necessidade de certificação para atuar nas áreas da tecnologia

As áreas da tecnologia são promissoras. Tanto no presente quanto para o futuro. E, para que você possa atuar no ramo, é importante buscar a qualificação adequada.

Mesmo que você tenha aptidão para aprender sozinho, o mercado sempre exige certificação. Essa é, inclusive, uma das qualidades que as empresas prezam. A qualificação adequada pode te levar ao próximo nível.

Nesse caso, a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a mais indicada.

A formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para você que deseja ir ao topo, o ideal é fazer a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP.

O curso forma profissionais que atuam em projetos de desenvolvimento web, aplicativos, inteligência artificial, internet das coisas, projetos de transformação digital, entre outros.

Em atividade desde 1902, a FECAP é referência no mercado e conta com a melhor infraestrutura de um centro universitário privado do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

As áreas da tecnologia têm sido procuradas cada vez mais. As inovações tecnológicas que ocorrem todos os dias fazem com que o mercado seja, portanto, mais competitivo. Para que você possa atuar na área e se destacar, é importante buscar a qualificação certa.

Você gostou de saber mais sobre as áreas da tecnologia? Para que você saiba ainda mais sobre o tema, baixe nosso material para saber tudo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.