O contador é considerado um dos profissionais mais valorizados do mundo, e não é à toa!

Responsável pela organização estratégica e financeira das empresas, ele é peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Por isso, o mercado de trabalho na contabilidade está sempre aquecido e favorável para quem quer fazer carreira na área. 

Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto.

O mercado de trabalho na contabilidade: setor em alta!

O mercado de trabalho na contabilidade está em alta. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a área registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% de profissionais empregados.

Atualmente o mercado concentra mais de 300 mil contadores ativos e outros milhares em formação, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Embora a concorrência seja alta, a demanda por contadores qualificados também é. Por isso, não faltam oportunidades para os bons profissionais que queiram fazer carreira na área.  

É lei: toda empresa precisa de um contador

Outra justificativa importante para um mercado tão favorável é a obrigatoriedade e importância dos serviços de contabilidade para qualquer negócio.

Sim, por lei cada novo empreendimento no país deve contratar os serviços de um contador, e não é à toa.

A importância da contabilidade para o desenvolvimento de qualquer negócio

O contador é o profissional responsável por organizar e gerenciar as questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa.

É ele quem controla os investimentos, transações e garante que tudo vai sair nos conformes, como manda a legislação brasileira. 

Por isso, esse é um dos profissionais mais valorizados do mundo, peça fundamental para o funcionamento e desenvolvimento de instituições de qualquer porte. 

Estratégias em momentos de crise: contabilidade e saúde financeira para empresas de todos os setores

Como a contabilidade é uma área estratégica, mesmo em tempos de crise, o mercado para o contador está sempre aquecido.

Para receber investimentos ou mesmo para conseguir um financiamento, a empresa precisa comprovar, por meio de sua contabilidade, que é financeiramente saudável e que tem condições de honrar com seus compromissos. E quem faz isso é o contador.

Por isso, faça chuva ou faça sol, a contabilidade é sempre fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Habilidades profissionais mais exigidas no mercado de trabalho da contabilidade

O mercado da contabilidade exige profissionais cada vez mais dinâmicos e flexíveis, capazes de lidar com as transformações e novidades do mundo contemporâneo.

Além de dominar aspectos da legislação empresarial e todos aqueles cálculos complexos, o contador precisa saber mais! É preciso ter intimidade com as novas tecnologias disponíveis e ter uma visão ampla e estratégica dos negócios. Caso contrário, pode ser vencido pela concorrência.

Confira as principais habilidades que as empresas esperam de um contador:

  • Flexibilidade
  • Intimidade com as novas tecnologias
  • Amplo conhecimento técnico
  • Inglês fluente
  • Boa comunicação
  • Perfil multidisciplinar
  • Visão estratégica

Contabilidade na prática: conheça as principais funções de um contador

Como já falamos anteriormente, o contador é peça fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Ele é parte da estrutura básica de empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas, pequenas, médias ou grandes.

Sua principal função é garantir que a empresa esteja em dia com as obrigações fiscais. Fazer registros contábeis, análise de custos e investimentos, orçamentos, além de orientar os gestores nas tomadas de decisão.

As principais funções que os contadores podem desempenhar são:

  • Análise contábil
  • Análise tributária
  • Atuarial (seguros)
  • Perícia contábil
  • Fiscalização
  • Consultoria
  • Controladoria
  • Gerência financeira
  • Ensino

Confira 4 áreas de atuação possíveis para um contador

Continue a leitura e conheça em detalhes as principais funções de um contador.

Auditoria contábil: fiscalização e organização

A auditoria contábil se dedica a fiscalização e organização das contas da empresa.

Aqui o objetivo é garantir o cumprimento das obrigações fiscais, evitando multas, penalidades e outros problemas com a administração pública.

Atualmente, o profissional da área conta com o apoio de softwares modernos e outras ferramentas tecnológicas que tornam os trabalhos mais eficientes.

Perícia contábil: identificação de fraudes e desvios

A perícia contábil é responsável por identificar fraudes, desvios e o uso inadequado de recursos em uma organização. O que pode gerar sérios riscos para a empresa.

Nesta área os profissionais precisam ser altamente especializados, capazes de identificar fraudes em empresas, órgãos públicos e instituições em geral.

Consultoria: análise de gestão financeira e patrimonial

Quem trabalha com consultoria é responsável por analisar a gestão financeira e patrimonial das empresas e propor estratégias de melhoria.

O objetivo é auxiliar o rendimento e o desenvolvimento das organizações com ações concretas.

Ensino: docência, treinamento e capacitação

Quem se forma em contabilidade também pode atuar no setor de ensino. 

É possível dar aulas em instituições de ensino superior, tanto em cursos de graduação quanto em cursos técnicos.

Também é possível atuar em treinamentos e capacitação contábil de outros profissionais.

Faixa salarial dos profissionais de contabilidade: um dos setores mais bem pagos do mercado

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de contabilidade oferece um dos melhores salários do mercado.

Em empresas de grande porte, os diretores financeiros, controladores, gerentes contábeis, gerentes financeiros, gerentes de finanças corporativas e gerentes de tesouraria têm os maiores salários. 

Um diretor financeiro pode ganhar até 70 mil reais por mês no auge da carreira.

A média salarial para os profissionais de contabilidade é de R $4.441,32.

O futuro da contabilidade: muito além das planilhas

O futuro da contabilidade é tecnológico e cada vez mais dinâmico e integrado.

Se antes os profissionais se dedicavam a funções pontuais, rodeados de papéis e planilhas, de agora em diante esse cenário está em transformação.

Os contadores do futuro precisam dominar as novas ferramentas tecnológicas, além de desenvolver habilidades de comunicação, visão global e estratégica, e agir na resolução de crises. 

É preciso trabalhar de forma integrada com outros setores. Para isso, é bom começar a praticar desde já.

Contabilidade 4.0: tecnologia, agilidade e inovação

A contabilidade 4.0 traz novas tecnologias, com ferramentas de automação de processos, armazenamento em nuvem, machine learning e internet das coisas.

Essas ferramentas tornam o trabalho do contador mais seguro, personalizado e eficiente.  Por isso, para se dar bem no mercado, é preciso dominá-las.

Se você pretende construir uma carreira de sucesso em contabilidade é bom se informar sobre as novas tecnologias mais usadas. Além disso, é preciso estar atento às técnicas de gestão mais modernas e se adequar às mudanças legais que acontecem constantemente.

Ensino superior: primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso

Para atuar profissionalmente no ramo da contabilidade, o primeiro passo é investir em um bom ensino superior. E não somente pela qualificação que proporciona, mas pela obrigatoriedade do registro profissional.

O registro profissional é pré-requisito para os contadores que querem atuar legalmente no mercado de trabalho. Ele é adquirido com a realização do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que só pode ser realizado por quem tem o diploma de ensino superior.

Entenda o mercado de trabalho na contabilidade e construa uma carreira de sucesso 

Gostou do texto?

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de trabalho na contabilidade, ficou ainda mais fácil construir uma carreira de sucesso.

O contador é um dos profissionais mais valorizados pelas empresas e por isso não faltam boas oportunidades para quem quer entrar para a área.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o Raio-X das Ciências Contábeis e saiba tudo sobre a área.