Blog Post

10 métricas de comunicação para mensurar resultados dos seus projetos
Presencial, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas

10 métricas de comunicação para mensurar resultados dos seus projetos 

Para saber se as suas estratégias de marketing estão dando resultados, é importante ficar sempre de olho nas métricas de comunicação. São elas que apontarão se o público desejado está sendo atingido e se os resultados desejados estão sendo alcançados.

A partir delas, você consegue entender em que ponto está e tomar decisões de forma mais direcionada. Quer entender mais sobre o assunto? Venha com a gente e saiba como medir resultados de comunicação por meio das melhores métricas, seja ao trabalhar com Publicidade e Propaganda, seja na área de Relações Públicas ou qualquer outra delas.

10 métricas de comunicação para você avaliar seus projetos

Quando o assunto são métricas de comunicação, vale ter em mente de que, para ter uma visão realista do seu projeto, é necessário escolher bem e analisar várias delas em conjunto.

Focar apenas em uma, ou selecionar as métricas erradas, pode ser um erro que vai passar uma visão incorreta da situação e comprometer a sua análise. 

1. Alcance e impressões

Basicamente, o alcance está relacionado ao número de usuários que viram seu conteúdo. Já as impressões simbolizam a quantidade de vezes em que as pessoas viram as suas postagens. Assim, uma só pessoa consegue gerar muitas impressões, mas sua visita só conta uma vez no alcance.

Ou seja, se o alcance é alto, mas as impressões não, isso pode ilustrar que as pessoas não se interessaram tanto pela sua campanha. Por outro lado, um alcance baixo com muitas impressões pode significar que o conteúdo é interessante, mas seu público está limitado.

Para mensurar essas métricas você pode investir em ferramentas como Meta Business Suite, Google Analytics e LinkedIn Campaign Manager.

2. Engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos)

É natural pensar que o engajamento está relacionado com o quanto o seu público está interagindo com o seu conteúdo. Ou seja, se ele chega a um bom número de pessoas e é bem assistido, agora está na hora de entender se as pessoas interagem com você.

O engajamento inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e salvamentos. Mais do que visualizar, o engajamento mostra se a audiência está reagindo ativamente à mensagem transmitida.

Para interpretar esses dados de forma eficaz, é importante observar quais são os tipos de postagens que geram mais resposta, em quais horários e com qual frequência.

3. Taxa de cliques (CTR – Click Through Rate)

A taxa de cliques é medida quando você divide o número de cliques recebido em um anúncio pela quantidade de vezes em que ele foi exibido, multiplicando esse número por 100.

Ou seja, se um anúncio teve 1.000 impressões e 50 cliques, o CTR vai ser 5%. Com essa métrica você entende se as campanhas são eficientes e estão atraindo o público, impactando a conversão de leads e aumentando as chances de vendas.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão, por sua vez, está relacionada à quantas vendas você consegue realizar a partir daqueles cliques, por exemplo.

Para fazer o cálculo você vai dividir o número de conversões pelo número total de visitantes e multiplicar por 100. Assim, se o site teve 500 visitas e gerou 50 vendas, a taxa de conversão vai ser de 10%. Essa métrica pode ser usada em diversos canais, como: landing pages, redes sociais ou e-mails.

5. Sentimento da marca (Brand Sentiment)

Como o nome sugere, o sentimento da marca se refere à como o público se sente em relação a uma marca, seja ela positiva, negativa ou neutra. É uma métrica emocional, identificada por meio de comentários, menções e interações nas redes sociais, blogs e fóruns.

Sabe aquelas marcas que as pessoas amam e se identificam? Suas ações de marketing são mais do que vender produtos: elas passam a fazer parte do estilo de vida dos consumidores.

Ferramentas de social listening, como Brandwatch, Talkwalker, Hootsuite Insights e Mention, assim como o uso de inteligência artificial, permitem monitorar em tempo real o que está sendo dito sobre a marca, ajudando a entender a reputação e ajustar estratégias de comunicação.

6. Tempo de permanência e taxa de rejeição

Essa é uma das métricas de comunicação mais interessantes, porque ela mostra o tempo que os usuários ficam em uma página, enquanto a taxa de rejeição aponta aqueles que saem sem qualquer interação.

Quer ver um exemplo? Um tempo alto com baixa rejeição sugere que o público está engajado.

Para melhorar suas métricas, aposte em conteúdo de qualidade, títulos claros, parágrafos curtos, imagens, vídeos e links internos que incentivem a navegação, além de um site responsivo e com carregamento rápido.

7. Custo por Lead (CPL)

O custo por lead é uma métrica fundamental, tendo em vista que ela aponta quanto custa gerar um lead na sua campanha.

O cálculo é realizado ao dividir o valor total que você gastou pela quantidade de leads. Assim, se você gastou R$ 1.000,00 e gerou 200 leads, seu CPL é de R$ 5,00.

O CPL permite que você avalie a eficiência da sua campanha de marketing e possibilita que você invista melhor seus recursos em empreendimentos com melhores retornos.

8. ROI (Retorno sobre Investimento) em comunicação

É natural que você queira um bom retorno sobre o investimento que realizou. A fórmula aqui é simples: você vai subtrair o custo da campanha da receita gerada e dividir pelo custo da campanha multiplicado por 100.

Com isso, será possível entender se os resultados são reais e justificam o investimento.

O Google Analytics, HubSpot, RD Station e Meta Ads Manager permitem acompanhar conversões, receita e desempenho em tempo real, auxiliando na tomada de decisões estratégicas baseadas em dados concretos.

9. Share of Voice (SOV)

Com essa métrica, você vai analisar a participação de uma marca nas conversas e nos espaços de mídia em comparação com os concorrentes.

O indicador mostra o quanto sua marca é vista, ouvida ou mencionada dentro do mercado em determinado canal, ou campanha.

Para medir, calcula-se a porcentagem das menções ou investimentos da sua marca em relação ao total do setor. Por exemplo: se sua empresa aparece em 200 das 1.000 menções sobre o tema, seu SOV é de 20%.

10. Impacto orgânico vs. Pago

Em linhas gerais, o tráfego orgânico é aquele gerado sem custos diretos, a partir de ações como SEO e conteúdo relevante, enquanto o tráfego pago é proveniente de anúncios pagos, como Google Ads ou Facebook Ads.

Desse modo, o tráfego orgânico exige tempo e esforço contínuos, enquanto o tráfego pago traz resultados mais imediatos. Para otimizar os resultados, é importante equilibrar ambas as estratégias.

O tráfego orgânico ajuda a construir autoridade a longo prazo, enquanto o tráfego pago oferece visibilidade rápida.

Como medir resultados da comunicação de forma eficiente

Medir resultados de comunicação de forma correta demanda a análise e cruzamento de métricas como engajamento, ROI, taxa de conversão e SOV.

Interpretar adequadamente essas métricas permite ajustar estratégias em tempo real, otimizando os esforços de marketing.

Portanto, é fundamental fazer o monitoramento e realizar ajustes constantes, como alterar segmentações ou ajustar o conteúdo criativo para melhorar os resultados.

Cursos de comunicação, como Publicidade e Propaganda e Relações Públicas oferecem conhecimento teórico e prático sobre métricas, comunicação estratégica e ferramentas de análise para entender as métricas de comunicação de forma eficiente.

Na FECAP, ambas as graduações proporcionam uma base sólida para aplicar técnicas avançadas de avaliação de desempenho, capacitando os profissionais a tomarem decisões mais precisas e eficazes.

Agora, não perca a chance de se aprofundar nas áreas de comunicação! Saiba tudo sobre o curso de Relações Públicas e sobre o curso de Publicidade e Propaganda e aproveite para se atualizar com materiais ricos e relevantes.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Os campos marcados são obrigatórios *