Nem todo mundo sabe a diferença entre Publicidade e Propaganda. 

Apesar de caminharem juntos, esses conceitos da comunicação possuem significados e aplicações distintas. 

Enquanto a Publicidade tem o foco na comunicação comercial, com o objetivo de vender um produto ou serviço, a Propaganda tem o foco mais ideológico, para vender uma ideia. 

Você tem interesse no assunto? Continue com a gente e descubra as diferenças entre Publicidade e Propaganda.

Publicidade e Propaganda: conceitos diferentes de um mesmo universo

Você sabia que existe diferença entre Publicidade e Propaganda?

Apesar do curso de graduação que leva esse nome ser único, cada um desses conceitos representa uma ferramenta de comunicação diferente, com objetivos distintos. Mesmo que possam ser usados de forma complementar.  

O mesmo acontece com o Marketing, que também é um conceito e instrumento do universo da comunicação, mas que possui suas particularidades. 

Marketing: uma visão global sobre processos estratégicos de comunicação corporativa

O Marketing é uma área do conhecimento que utiliza as ferramentas da Publicidade e da Propaganda. Com o objetivo de promover uma ideia, produto, marca ou serviço.

Trata-se de um conceito mais global, que envolve todo o processo corporativo e estratégico de desenvolvimento de uma empresa, por exemplo. A Publicidade ou a Propaganda são apenas uma etapa desse processo.

Além da comunicação interna e externa, o Marketing também é responsável por direcionar a logística e a gestão de preços e relacionamentos. Tudo de forma mais rentável e eficiente possível, sempre visando o objetivo final a ser alcançado.

Produtos versus Ideias: entendenda a diferença entre Publicidade e Propaganda

A diferença entre Publicidade e Propaganda está justamente no propósito de cada um desses conceitos. Ambos são ferramentas de promoção e divulgação, mas possuem objetivos diferentes. 

Vamos explicar!

Enquanto a Publicidade promove um produto ou serviço específico, com o objetivo de vendê-lo, a Propaganda transmite idéias para formar pensamentos e moldar comportamentos. Sem ter necessariamente uma finalidade comercial.

Propaganda: propagar uma ideia para influenciar atitudes

A palavra Propaganda vem do latim propagare, que significa propagar, multiplicar, disseminar. Pode ser uma informação de utilidade pública, um alerta, uma ideia política, social, cultural ou religiosa.

É claro que uma Propaganda, por influenciar o comportamento das pessoas, pode culminar em uma venda. E é justamente por isso que é muito usada junto da Publicidade.

No entanto, trata-se de uma ferramenta de caráter mais amplo, profundo e ideológico. Muito usada por ONGs, assessorias de imprensa, em campanhas políticas ou de conscientização governamental.

Técnicas de comunicação utilizadas pela Propaganda: persuasão e sensibilização

A Propaganda utiliza de diferentes técnicas e formatos multimídia para propagar suas mensagens. Sensibilizar, persuadir, alertar e moldar a atitude e o pensamento do público-alvo sobre determinado assunto.

Podem ser textos, imagens, vídeos, áudios e até performances. 

No geral, as propagandas são divulgadas através dos mais diversos canais de comunicação disponíveis. Entre eles podemos citar o rádio, TV, internet, materiais impressos e espaços físicos. 

Publicidade: divulgar um produto para vendê-lo

A palavra Publicidade vem do latim publicus, que significa tornar público. Aqui o foco é especificamente comercial, voltado para a divulgação e venda de produtos e serviços.

No geral as campanhas publicitárias são patrocinadas e contratadas por marcas, lojas e empresas das mais diversas categorias. Como hotéis, concessionárias e indústrias da moda.

O objetivo da Publicidade é dar condições para que o mercado conheça e compre o serviço ou produto de determinada empresa.

Técnicas de comunicação da Publicidade: a arte de despertar o desejo de compra

Assim como a Propaganda, a Publicidade utiliza de textos, sons e imagens para persuadir seus consumidores sobre a qualidade e os efeitos daquilo que está sendo vendido.

O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento. Para que seja eficiente, a Publicidade precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo e, por isso, deve ser direcionada por um planejamento estratégico.

Entre as técnicas e ferramentas de Publicidade estão os spots e anúncios de TV e rádio. Anúncios impressos em jornais, outdoors, cartazes em espaços públicos, publicidade online e panfletagem também são outros meios empregados.

Curso de graduação em Publicidade e Propaganda: formação completa para atuar em qualquer área

Apesar das diferenças entre os conceitos, o curso de Publicidade e Propaganda consegue conectá-los em uma formação completa que prepara os futuros profissionais para seguirem o caminho da sua preferência. 

Inclusive para mesclar as duas vertentes e potencializar ainda mais o trabalho de comunicação.

Formação superior em PP é na FECAP

A graduação em Publicidade e Propaganda da FECAP possui uma grade curricular moderna, multidisciplinar e atualizada.

Durante o curso, os estudantes desenvolvem diferentes habilidades técnicas e estratégicas de criação. Aprendem sobre e-business, computação gráfica, mídia, criação, pesquisa de mercado, campanhas e produção audiovisual.

O resultado são profissionais dinâmicos e criativos, prontos para atuar com excelência e atender as diferentes demandas do mundo contemporâneo.

Aprendeu qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

Agora que você já conhece a diferença entre Publicidade e Propaganda ficou mais fácil escolher o seu caminho profissional. E aplicar cada um dos conceitos de forma correta e eficiente. 

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.

E aí, já sabe qual caminho seguir? Aproveite para aprender mais sobre o assunto! Baixe o material e saiba tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda da FECAP