O marketing está em alta!
Na era da transformação digital, a demanda por profissionais de marketing disparou pelo mundo, com novos cargos e possibilidades de carreira.
E não é pra pouco! As estratégias de marketing, se bem utilizadas, podem aumentar as vendas, potencializar a produtividade e fazer com que o lucro das empresas seja ainda maior.
Se você pensa em fazer carreira nesse segmento, esse texto é a sua cara. Continue com a gente e conheça as áreas mais promissoras do marketing.
Marketing em alta!
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as estratégias de marketing podem fazer toda a diferença para o crescimento de uma empresa.
Por isso, grandes corporações pelo mundo estão investindo alto no setor.
De acordo com a pesquisa Seize the Digital Ecosystem Opportunity realizada pelo instituto de pesquisas Gartner com 2.600 executivos, os investimentos em marketing cresceram mais de 30% nos últimos anos.
A importância do marketing para as empresas
O marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer negócio no mercado de hoje. E não é só porque ele cuida da reputação e da imagem das empresas.
Essa área do conhecimento cumpre funções importantes dentro de uma corporação, necessárias para manter as vendas em alta e a produtividade a todo vapor.
Vamos explicar o porquê.
Inteligência estratégica
O marketing atua diretamente na inteligência estratégica e competitiva das corporações. Interpretando dados, traçando perfis e criando formas cada vez mais eficientes de ganhar a concorrência.
Por meio do estudo de padrões de consumo e comportamento, os profissionais de marketing são capazes de desenvolver produtos e serviços com mais aceitação no mercado.
Ou seja, que atendem as necessidades e desejos de cada vez mais consumidores.
Ações de vendas e captação
Os profissionais de marketing também atuam no desenvolvimento de ações estratégicas de vendas e divulgação. Além da captação de recursos, consumidores e parceiros.
Essas pessoas são responsáveis por criar programas inovadores de fidelização de clientes, promoção, sensibilização e outras ferramentas de crescimento.
Comunicação
O marketing é o setor responsável pelo monitoramento geral da marca. Isso envolve não só o cuidado com a imagem, mas com a comunicação interna e externa da empresa.
É o setor que cuida dos canais de relacionamento com clientes, funcionários, servidores e parceiros. Age para garantir que as informações fluam de forma clara para todos.
O poder das estratégias de marketing
Como você pode perceber, as estratégias de marketing são mesmo muito importantes para o crescimento de uma empresa.
Além de contribuir para as vendas, elas criam soluções inteligentes, otimizam os processos de criação e potencializam o crescimento dos negócios. Tudo isso de forma estratégica, criativa e inovadora.
Não é atoa que o marketing está em alta e tem atraído os olhares de muitos jovens que estão em busca de uma carreira de sucesso.
Marketing digital: conheça 6 áreas promissoras
No mundo digital, onde todas as relações são mediadas pela tecnologia, o marketing se tornou uma ferramenta de sobrevivência. Muitas empresas ainda estão se estruturando nesse setor e por isso há muita procura por profissionais da área.
Continue a leitura e conheça 6 áreas do marketing, em especial o digital, que estão em alta no mercado.
1. Produção de conteúdo
Essa é uma área voltada para produção e planejamento de conteúdo em todo tipo de plataforma digital.
Os especialistas atuam no desenvolvimento de imagem, texto e vídeo. Além de programação e outros conhecimentos ligados ao universo da tecnologia.
A produção de conteúdo é uma parte importante da “educação do consumidor”, uma das bases do conceito de marketing.
2. Redes Sociais
As redes sociais se tornaram a principal ferramenta de comunicação, divulgação e relacionamento das empresas. Por isso, essa é uma das partes mais procuradas pelos profissionais de marketing.
O especialista que trabalha nas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook, é responsável pela gestão das plataformas. O trabalho envolve a administração e produção dos conteúdos, comunicação, engajamento e interatividade com seguidores.
3. SEO
O SEO, sigla para Search Engine Optimization, responsável pela otimização para mecanismos de busca, é uma técnica do marketing digital, que lida diretamente com tecnologia da informação.
O profissional com foco em SEO cuida de ferramentas de rastreamento, métricas, números e palavras-chave. São responsáveis por manter o site da empresa na primeira página do Google. Entendeu?
4. E-commerce
O e-commerce tem por objetivo as vendas online, nas mais diversas plataformas. Essa é uma grande tendência mundial, como já falamos anteriormente. A prática foi acentuada, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os especialistas em e-commerce atuam no desenvolvimento de estratégias de vendas e logística. Também devem prezar pela apresentação de produtos, descrições e precificação com foco no ambiente digital.
5. Growth Hacker
Essa é a área do planejamento estratégico da empresa. Os profissionais conhecidos como “growth hacker” lidam diretamente com análise de dados e perfis.
A sua missão é encontrar boas oportunidades e informações para acelerar o crescimento da empresa, além de desenhar o caminho para essas ações estratégicas.
6. Tráfego pago
O tráfego pago é outra super tendência do mercado. Essa é a área do marketing que lida com transações financeiras estratégicas. Tudo de forma rápida e tecnológica.
Os profissionais da área trabalham com ferramentas de pagamento e controle financeiro digital.
Marketing: o segredo para o sucesso de qualquer negócio
Agora você já sabe quais são as áreas mais promissoras do marketing.
Em um mercado cada dia mais competitivo, quem investe em marketing sai na frente e tem mais chances de sucesso. Por isso, não faltam oportunidades de carreira para os profissionais da área.
Você já tem planos para o futuro? Saiba como se preparar para o mercado pós-pandemia.