A profissão de Relações Públicas permite múltiplas atuações, inclusive como Assessor de imprensa. Por conta disso, muita gente confunde ambas as funções, que são completamente diferentes.

Quer saber mais? Conheça as diferenças entre Relações Públicas e Assessoria de Imprensa e como trabalhar na profissão de RP.

Relações Públicas e Assessoria de Imprensa: diferenças entre ambas as áreas de comunicação

Rapidamente, a Assessoria de Imprensa tem como foco emplacar o cliente na imprensa e as Relações Públicas têm como missão promover a marca de seu cliente perante os diferentes públicos do mesmo. Ainda que, no caso dessa última, não invalide a posição do profissional também mediar o relacionamento imprensa com empresa.

Temos mais detalhes a seguir:

Relações Públicas 

A área de Relações públicas garante o relacionamento entre os públicos de interesse de uma organização. Também assegura que a imagem da empresa seja bem reconhecida perante eles. 

Para tanto, são estabelecidas estratégias de comunicação para transmitir não só valores, como também metas e ações. Todas com o objetivo de transmitir responsabilidade social por parte da organização representada.

O foco do profissional de RP é atingir os públicos interno e externo da organização onde o profissional trabalha. Para isso, deve possuir conhecimentos de jornalismo, assessoria de imprensa e marketing (sobre este tópico, falaremos mais neste texto).

Algumas ações feitas pelo RP para garantir a promoção de uma boa imagem organizacional são atos estratégicos que tenham impacto entre acionistas, diretores, colaboradores, terceiros, ONGS, e assim por diante.

Assessoria de Imprensa

Por outro lado, o trabalho da Assessoria de imprensa é procurar meios para que seus clientes, que podem ser empresas, influenciadores digitais, pessoas jurídicas, entre outros, consigam ser noticiados em diferentes veículos de imprensa.

Esta procura tem um objetivo específico, o de fazer com que o cliente da assessoria seja conhecido pelos públicos pleiteados pela organização. 

Para isso, utilizam inúmeras ferramentas como press releases, textos em que divulgam novidades da empresa; press kits enviados a jornalistas e influenciadores; cobertura de eventos; coletivas de imprensa; relacionamento com jornalistas, e assim por diante.

Além disso, o assessor de imprensa é capaz de elaborar estratégias para evitar e gerenciar crises de imagem que eventualmente surgem na organização que representa. Para tanto, é necessário ser proativo e não omitir informações em situações envolvendo controvérsias. 

De forma resumida, a Assessoria de Imprensa é um braço estratégico da área de Relações Públicas. A atuação da assessoria é focada nos meios de comunicação e em formadores de opinião, enquanto a de Relações Públicas faz a ponte entre marca e stakeholders (o público de interesse da marca).

Breve histórico das Relações Públicas

Mas, vamos aprofundar ainda mais a questão e voltar um pouco no tempo. A profissão de Relações Públicas, tal qual como se conhece hoje, surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX.

Em 1882, William Vanderbilt, empresário responsável pela construção de um trem nos Estados Unidos, pronunciou em entrevista a jornalistas a expressão “o público que se dane!”

A afirmação, obviamente, pegou mal perante o público, o que motivou a insatisfação de diversos trabalhadores. Um deles foi Ivy Lee, considerado o grande precursor das Relações Públicas. 

Em 1906, ele divulgou aquele que é considerado o primeiro comunicado de imprensa. Em outubro daquele ano, houve um acidente trágico em um comboio da Pennsylvania Railroad, que matou mais de 50 pessoas. 

Lee, que acompanhava o caso, não quis esconder os fatos mais graves na cobertura do acidente. Ele enviou a vários repórteres um documento que contava tudo o que aconteceu sob a perspectiva da Pennsylvania Railroad.

A estratégia de Ivy Lee é considerada o primeiro grande exemplo de gestão de crise de comunicação moderna. Em relação às abordagens anteriores, ele acreditava que uma empresa deveria apresentar a sua posição de forma honesta ao público. 

História das Relações Públicas no Brasil

Aqui no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo é considerado o pioneiro das Relações Públicas. Ele foi o responsável pelo primeiro serviço de atendimento ao público e à imprensa da empresa de energia elétrica onde trabalhava, em 1914, The São Paulo Tramway Light and Power Company.

Segundo o artigo da pesquisadora Mirtes Torres, Pinheiro publicou diversas notícias que informaram a população da crise de energia elétrica. Dessa forma, agiu para conscientizar todos a reduzirem energia. Tal estratégia surtiu efeito e gerou imagem positiva à empresa.

Além disso, destacamos alguns eventos que marcam o histórico da profissão em nosso país:

1954: criação da Associação Brasileira de Relações Públicas

1966: é criado o primeiro curso universitário de RP na Escola de Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo (USP)

1967: a profissão de Relações Públicas é regulamentada no Brasil

Qual é a função de um Relações Públicas?

A pessoa que trabalha em RP pode atuar em diversas funções, tais como:

    • planejamento estratégico de comunicação online e offline;
    • contato e relacionamento com os públicos da organização;
    • pesquisas de opinião pública;
    • comunicação institucional;
    • gerenciamento de crise;
    • comunicação interna;
    • produção de eventos;
    • comunicação pública;
    • media training;
    • entre outros. 

É graças a quem trabalha com Relações Públicas que as empresas podem contar com planos de comunicação eficientes e que permitem que elas sejam bem-vistas pelo público. O trabalho deste profissional também é elaborar estratégias de comunicação para executá-los nas organizações, independente se públicas ou privadas. 

Para elaborar planos de comunicação, são utilizadas várias estratégias com o intuito de instituir e manter um relacionamento saudável entre a empresa e seus diversos públicos, que podem ser:

  • empresas parceiras;
  • fornecedores;
  • funcionários;
  • imprensa;
  • governo;
  • clientes.

Em quais áreas um RP pode trabalhar?

Temos as seguintes áreas para quem quer atuar como RP:

1. Lidar com clientes

A comunicação é direta com clientes por meio de feedbacks, reclamações, atendimentos e necessidades apresentadas ao público. Assim, os profissionais atuam na melhoria dos serviços oferecidos. 

2. Comunicação institucional

Divulga produtos relacionados à política, cultura, valores internos e objetivos da empresa, para públicos interno e externo.

O profissional dessa área também atua no desenvolvimento de canais e estratégias para comunicação institucional.

3. Eventos

Aqui é possível atuar na produção, logística e execução de diversos eventos. Quem é da área de RP executa atividades de organização de palestras, exposições, coquetéis, recepções e outras solenidades para promover a empresa onde trabalha. 

4. Pesquisa de opinião

Setor que atua no desenvolvimento e aplicação de pesquisas de opinião para o público interno e externo de diversas empresas para levantar informações que ajudem a criar planos de comunicação.

5. Projetos institucionais

Área que cuida de projetos e parcerias institucionais. O profissional de RP analisa propostas de parceria, de modo que elas se alinhem às políticas da empresa. 

6. Redes sociais

Quem se dedica às redes sociais é responsável por planejar e produzir conteúdo em plataformas digitais, com a ajuda de outros especialistas. Também monitoram comentários e realizam outras formas de comunicação com o público.

7. Relações governamentais

Setor que cuida do relacionamento de organizações ou empresas com o poder. O profissional dessa área atua na elaboração e no planejamento de ações estratégicas de relacionamento com governo e autoridades que o constituem.

8. Mídia e opinião pública

A pessoa dessa área trabalha na comunicação da empresa com a mídia e demais formadores de opinião e também divulga produtos e serviços. A intenção aqui é garantir uma imagem positiva da empresa perante o público e evitar ou responder possíveis crises de imagem e reputação. 

9. Assessoria de comunicação

Esta é uma ampliação das atividades da Assessoria de Imprensa. O cargo, apesar de muito desempenhado por jornalistas, pode e deve ser desempenhado por profissionais de Relações Públicas.

A pessoa desta área trabalha em uma comunicação eficiente da empresa que representa não somente perante à imprensa, mas também com os mais diferentes públicos. Assim, transmite valores de ética e responsabilidade social, por meio de ações de marketing social.

Algumas das ações de um assessor de comunicação, além de fazer planos de comunicação, são o desenvolvimento de relações de confiança com veículos e avaliação da atuação da equipe, a fim de alcançar resultados positivos. 

BAIXAR AGORA

O que fazer para trabalhar como RP?

Para trabalhar com Relações públicas, o primeiro passo é obter o diploma de graduação na área. Afinal de contas, ela possui dois conselhos profissionais: o CONFERP (Conselho Federal de Relações Públicas) e o CONRERPS (Conselho Regional de Relações Públicas). 

Enquanto o CONFERP tem como responsabilidade fiscalizar, coordenar e fiscalizar o exercício das Relações Públicas em nível nacional, o CONRERP faz a mesma ação em seus respectivos estados de atuação e registra novos profissionais de RP.

Para o exercício da profissão, é obrigatório o registro profissional na CONRERP, o qual só pode ser obtido com o diploma de graduação. 

O que mais é preciso para ser Relações Públicas?

Existem alguns atributos que fazem o profissional de Relações Públicas exercer a profissão de forma completa. Vamos a eles.

Desenvoltura

É preciso saber se comunicar por todos os canais possíveis, tanto na escrita quanto na fala. O profissional de RP será requisitado em vários momentos e terá que saber representar a empresa onde trabalha.

Empatia

É preciso gostar de pessoas para atuar em Relações Públicas. Afinal, será necessário lidar com todo tipo de cliente, dos mais fáceis aos mais difíceis de lidar. Para cursar a profissão, portanto, é necessário gostar de pessoas.

Idiomas

Parece óbvio, mas não é demais lembrar da necessidade de falar outros idiomas além do português. A falta da fluência deles, além de limitar a comunicação, pode barrar oportunidades no mercado de trabalho, visto que você possivelmente terá que trabalhar com clientes internacionais. 

Gostar de desafios

Em momentos de crise, público e mídia exigirão respostas rápidas dos profissionais de relações públicas. É necessário lidar bem com situações de pressão e saber como atender a imprensa de forma transparente, sem esconder detalhes com medo de comprometer a empresa que representa.

Qual a relação entre Relações Públicas e Marketing?

Com a evolução da comunicação, as duas áreas se relacionam. Os profissionais de Marketing têm como missão gerar receitas por meio de vários canais, como publicidade ou promoções de vendas. 

As relações públicas, por sua vez, têm como intuito fazer com que a imagem da organização onde o profissional da área atua seja positiva perante os públicos.

Apesar de objetivos diferentes, ambos os setores têm um objetivo em comum: aumentar a conscientização de um negócio por meio de estratégias de branding. Isto é, promover ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.

Próximos passos

Agora que você já sabe a diferença entre Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, que tal baixar um material que traz mais detalhes da profissão de Relações Públicas? Ele é gratuito e você pode acessá-lo agora mesmo!